Que ferramentas deve ter em casa

Um kit de ferramentas básico em casa pode ajudá-lo a resolver muitos pequenos problemas. Se pretende pôr mãos à obra e montar o seu kit mas não sabe por onde começar não perca o nosso artigo de hoje para saber quais as ferramentas essenciais que deve ter em casa:

  1. Chaves de Fendas / Chaves Philips

As comuns chaves de fendas bem como as chaves Philips (estrela) são as ferramentas mais essenciais do seu kit, já que, a grande maioria dos parafusos requer este tipo de chaves. Opte por ter vários tamanhos diferentes de cada uma destas ferramentas, em alternativa, adquira um kit com vários bites removíveis, desta forma poderá dispor de vários tamanhos ocupando pouco espaço e de forma mais económica, assim como, ter alternativas para cabeças de parafuso menos comuns como Torx (estrela de 6 pontas) ou Allen (sextavada). Se possível, opte por ter algumas chaves de fendas e Philips de tamanho mais comum complementando-as com um kit de bites removíveis. Desta forma terá consistência e versatilidade ao mesmo tempo. Pondere também a aquisição de uma aparafusadora recarregável para complementar o seu kit. Apesar de não ser uma das ferramentas vitais, não deixa de ser uma peça com uma utilidade bastante relevante.

Que ferramentas deve ter em casa

  1. Alicate universal 

A segunda aquisição mais importante na sua lista deverá ser um bom alicate universal, este constituirá umas das ferramentas mais versáteis que poderá ter no seu kit. Opte por um modelo que tenha um cabo com isolamento eléctrico e que seja o mais robusto e consistente possível. Não poupe no que diz respeito ao seu alicate, já que esta será uma das ferramentas mais úteis e usadas no seu kit doméstico ao longo do tempo.

Que ferramentas deve ter em casa

  1. Alicate de corte e outros

Em complemento ao alicate universal, o alicate de corte (muitas vezes chamado de corta-arame) será uma mais-valia indispensável, assim como outro tipo de alicates específicos, por exemplo um alicate de pontas para trabalhos mais precisos ou um alicate descarnador de fios para trabalhos que incluam fios eléctricos. Escolha o seu conjunto de alicates de acordo com as suas necessidades específicas. São ferramentas imprescindíveis.

  1. Martelo

Apesar dos pregos estarem cada vez mais em desuso devido as muitas alternativas existentes no mercado, o martelo é ainda hoje uma das ferramentas indispensáveis no seu kit, quer para lidar com os pregos que ainda possam existir na sua casa, quer para outras situações onde precise martelar ou usar as chamadas “orelhas” no caso do martelo de carpinteiro.

  1. Chave Inglesa

Especialmente úteis também pela sua versatilidade, as chaves inglesas tem bastante mais utilidade do que à primeira vista possa parecer, sobretudo se pretende fazer alguma reparação em bicicletas, canos ou tudo o que possua porcas e parafusos. Em alternativa ou preferencialmente como complemento a estas ferramentas opte por adquirir um conjunto de chaves combinadas também. Estas poderão dar-lhe mais versatilidade ainda e serem eventualmente usadas em conjunto com a chave inglesa em algumas operações.

Que ferramentas deve ter em casa

  1. Berbequim / Furadora

Com menos protagonismo que em outros tempos devido as alternativas de fixação existentes actualmente (sem requerer perfuração) o berbequim, continua contudo a ser indispensável em muitas circunstâncias. Se possível adquira uma destas ferramentas com função de aparafusamento, desta forma não precisará de adquirir uma aparafusadora em separado. Em  conjunto com o seu berbequim certifique-se que adquire uma extensão eléctrica de elevada qualidade e robustez, esta constitui um acessório essencial e deverá estar sempre junto deste. Não se esqueça também de adequar o tipo de brocas que usa à superfície que vai furar.

  1. Nível

Fundamental de forma a alinhar todo o tipo de superfícies, desde quadros e prateleiras, até situações mais complexas em que sejam necessários vários pontos de fixação, o nível de bolha é uma das ferramentas fundamentais para fazer o seu trabalho de forma perfeita. Nos casos de maior exigência e profissionalismo pondere a aquisição de um nível a laser, estes apesar de substancialmente mais dispendiosos permitem uma comodidade e agilidade bastante superior no seu trabalho.

  1. Fita Métrica

Por fim, a também indispensável fita métrica, fundamental para medir áreas, mobílias, etc.  Os  modernos medidores a laser são bastante mais dispendiosos mas também bastante mais práticos e com maior alcance, muitos possibilitam inclusive fazer cálculos de áreas e conversões várias. São sem dúvida uma óptima opção em termos de ferramentas, contudo tenha em conta que possuem outras  limitações relativamente à tradicional fita métrica, como por exemplo a medição de superfícies em curva e outras formas.

Que ferramentas deve ter em casa

Agora que já sabe quais as ferramentas essenciais que precisa ter no seu kit, já pode começar a aventurar-se com as pequenas remodelações. Se entretanto percebeu que o ideal é deixar estes trabalhos em mãos mais experientes, envie o seu pedido para a Zaask, e apresentar-lhe-emos até 4 profissionais avaliados para serviços de remodelações.