5 ideias para o Save The Date
Tal como o nome indica em inglês, o Save the Date tem por objectivo “reservar a data” de um determinado evento, podendo ser utilizado para as mais diversas ocasiões, nomeadamente casamentos, aniversários, baptizados, despedidas de solteiro(a), noivados e outras festas e eventos, especialmente quando são mais formais.
Apesar de ser um costume dos Estados Unidos e países anglo-saxónicos, está-se a tornar numa prática cada vez mais comum em Portugal.
Sendo um pré-convite, que não substitui um convite formal quando assim o é exigido, o Save The Date é enviado aos convidados de um determinado evento com o objectivo claro de avisá-los sobre a data do mesmo, não contendo detalhes como a hora e o local exacto onde irá decorrer.
Desta forma, o Save the Date deve ser enviado com bastante antecedência – no caso dos casamentos, cerca de 4 a 6 meses antes – para que os convidados marquem a data na sua agenda e não planeiem nada para esse dia, sobretudo se o evento ocorre em época de férias ou nalguma data em especial.
Com efeito, como os convites formais são enviados muito mais perto da data, o Save The Date é uma forma de garantir a presença dos convidados, pois permite que os mesmos se organizem melhor, nomeadamente aqueles que vivem longe do local do evento e tenham de tratar da viagem e do alojamento.
Hoje em dia, para além de ter esta óbvia funcionalidade, o Save The Date acaba por ser também uma forma criativa de envolver as pessoas desde o início no evento que se quer divulgar.
Entretanto, sendo mais informal do que um convite, pode ser enviado virtualmente – por e-mail, através das redes sociais, etc. – ou pode ser impresso e enviado pelo correio.
Aqui ficam algumas ideias originais para o Save The Date:
- Faça um vídeo criativo. Invente uma história ou fale simplesmente para a câmara como se estivesse a falar directamente com os convidados. Pode utilizar elementos que ajudem a comunicação, nomeadamente quadros ou cartazes escritos. Através da Zaask encontra profissionais de vídeo avaliados que o poderão ajudar.
- Faça uma sessão fotográfica e coloque a informação sobre a data do evento nalgum elemento do cenário criado, nomeadamente no chão, num cartaz de fundo, com objectos, em estampados ou bordados num tecido, etc. Através da Zaask encontra fotógrafos avaliados que poderão sugerir muitas ideias.
- Tire uma fotografia sugestiva para enviar como Save The Date. Por exemplo, arranje um calendário e sublinhe ou coloque um círculo à volta da data do evento. Acrescente algum elemento especial ao cenário, como uma corneta em caso do aniversário ou algum item relacionado com o tema que escolheu, o anel de noivado no caso dos casamentos ou uma chupeta no caso dos baptizados, etc. Depois cole um quadro em ardósia, um post-it ou uma cartolina, etc., com a mensagem que quer transmitir. Pode ser algo tão simples como “Conto contigo no meu aniversário no dia 5 de Dezembro” ou “Vamos casar. Reservem este dia para estar connosco.”, entre tantas outras ideias para um Save The Date original.
- Para um Save The Date em sintonia com a sociedade digital actual, faça uma apresentação em powerpoint com imagens e textos ou com vídeos e envie por e-mail ou crie um evento no Facebook.
- Pode sempre optar pelo clássico postal Save The Date, com o mesmo design dos convites. Envie pelo correio ou entregue em mãos, nomeadamente no caso dos casamentos. Os profissionais que fazem convites, nomeadamente os de casamento, também fazem postais Save The Date. Encontre através da Zaask os melhores designers em quem pode confiar. Os mesmos estão avaliados por trabalhos anteriores, pelo que poderá fazer uma escolha mais informada.