10 perguntas a fazer antes de contratar uma quinta para casar
Antes de contratar uma quinta para casar deverá esclarecer uma série de questões para que no dia do casamento tudo corra conforme o previsto, sem surpresas desagradáveis.
Recordamos apenas que ao contratar uma quinta para casar deve considerar não só a beleza do sítio, como o tipo de festa a realizar, a época do ano, o número de convidados e o orçamento disponível, entre tantos outros factores que implicam a escolha do espaço do casamento.
Entretanto, a Zaask sugere-lhe 10 perguntas para fazer aos responsáveis antes de contratar uma quinta para casar
- Quais são exactamente as condições contratuais? Antes de contratar uma quinta para casar, há uma série de perguntas relacionadas com o contrato que deve esclarecer. O que acontece com as desistências de última hora? Pagam-se? Quando é que deve fazer a sinalização e como é que é feito o pagamento? Verifique também se existe algum seguro para o caso de alguém se magoar ou se se estragar alguma coisa. E apesar de não fazerem parte dos seus planos, os imprevistos acontecem, por isso, pergunte o que acontece se cancelarem a festa uns meses antes.
- Existem restrições para a festa? Verifique se existe alguma hora limite para a festa ou qual é o período de tempo que se tem direito com o aluguer, bem como o que é preciso para alargar o horário. Pergunte também se existe alguma restrição para o tipo de música que passar no casamento.
- A sala para o copo-d’água está preparada? Antes de contratar uma quinta para casar verifique se a sala onde irá decorrer a sua festa tem aquecimento ou refrigeração, bem como uma boa circulação de ar e isolamento adequado. Nos dias de hoje, pode parecer improvável que um local dedicado à realização de eventos não reúna todas estas condições, mas acredite que pode acontecer. Não arrisque chegar ao dia do casamento com um calor de 40º e não ter como se refrescar!
- Há alguma festa antes ou depois da sua? Se existir, assegure-se de que existe tempo suficiente para limpar o espaço antes do seu casamento começar.
- Que serviços estão incluídos no preço? Ao contratar uma quinta para casar verifique o que está incluído no preço, nomeadamente se inclui o catering, a decoração, os centros de mesa, a impressão dos menus, a animação, música, segurança ou até serviços de baby sitter.
- A quinta tem cozinha própria? Caso o preço não inclua o serviço de catering, pergunte se pode contratar um catering externo ao local e se existe cozinha industrial ou espaço para montar uma.
- Quais as condições do espaço? Antes de contratar uma quinta para casar, verifique se o local tem casas de banho suficientes, dentro e/ou fora do recinto, se tem bengaleiro ou local para improvisar um, se existem salas para crianças ou muda-fraldas e se existe alguma sala ou quarto onde os noivos se possam trocar. Assegure-se também que o local da dança tem boas condições, se existe espaço para receber os convidados e para circular à vontade, se há áreas do local por onde possam andar sem restrições ou áreas proibidas, etc. Se for um hotel, veja se existe a garantia de total privacidade em relação aos hóspedes.
- Existe alguma decoração standard ou é possível alterá-la? Pergunte se tem de deixar tudo exactamente como está ou se pode decorar o local à sua maneira. Se puder alterar, pergunte se existem algumas restrições na decoração.
- Existem menus alternativos? Procure saber se existem menus especiais para crianças, qual o preço e até que idade se consideram crianças. Veja também se existem menus alternativos para pessoas que necessitam de uma dieta especial, nomeadamente se existem menus vegetarianos.
- Quais os tipos de mesa e cadeiras possíveis? Antes de contratar uma quinta para casar pergunte se as mesas, as cadeiras, pratos copos, etc., são elementos disponíveis ou se terá de os arranjar. Caso a quinta forneça todo o mobiliário, pergunte quais os tipos de formato das mesas possíveis e quantos convidados é possível colocar em cada uma delas.
- Existe lugar para estacionar? Ao contratar uma quinta para casar tem de assegurar-se de que a mesma tem fácil acesso, isto é, se é fácil chegar lá e se tem parque de estacionamento próprio ou perto, bem como a sua capacidade. Se a quinta não tem estacionamento próprio, pergunte se é necessário pagar.
Esclarecidas todas estas questões, se ainda tiver dúvidas, antes de contratar uma quinta para casar pode sempre ouvir as experiências de outros noivos que casaram nesses locais, para tentar obter o máximo de referências possíveis Tenha acesso a opiniões de outros noivos através da Zaask, onde pode encontrar quintas para casamentos de confiança, que estão avaliadas por anteriores contratantes.