Como insonorizar um tecto
Os seus vizinhos do andar de cima são barulhentos? São portas a bater, música alta, o bebé que chora dia e noite e o barulho dos aparelhos electrónicos? Calma. Neste artigo, a Zaask explica-lhe passo-a-passo como insonorizar um tecto, bem como tudo o precisa de saber sobre o material mais indicado para o efeito. A partir deste momento, as noites mal dormidas fazem parte do passado.
Material para insonorizar um tecto:
– escada;
– fibra de vidro;
– espuma;
– calafetar acústica;
– clipes de isolamento.
Atenção: Insonorizar um tecto não é trabalho para ser feito sozinho. Peça ajuda a um profissional de tectos para o ajudar com este serviço. Encontre o certo para si na Zaask.
Passo 1
A primeira coisa a fazer no processo de insonorizar um tecto é deixá-lo a nu, apenas com os suportes expostos. Para isso vai precisar de retirar o drywall existente na estrutura. A ideia é que o novo drywall não esteja interligado entre si, uma vez que o actual está em contacto com as vigas do tecto, levando a que os sons passem muito facilmente para a divisão.
Para que compreenda as vigas servem como um canal, fazendo com que o som viaje em todas as direcções. O seu objectivo é criar uma desconexão.
Atenção: Sempre que estiver a fazer este género de trabalhos use um fato de protecção.
Passo 2
Retirado tudo, instale a fibra de vidro entre os espaços vazios (escoras).
Dica: Aplique uma densa camada de fibra de vidro. Quanto maior for a espessura, mas difícil será a passagem do barulho.
Passo 3
Observe se existem rachas e buracos, pois o menor dos orifícios deixa passar ruído. Para selá-los utilize um pouco de giz acústico. Certifique-se de que o tecto está devidamente vedado antes de prosseguir.
Passo 4
Agora instale a estrutura na parte inferior das vigas, onde vai anexar o novo drywall no tecto. Tome cuidado para seleccionar o canal certo para a sua instalação. Nesta fase use os clipes de isolamento.
Passo 5
Por fim selar com um selante acústico de qualidade.
Características da fibra de vidro:
A fibra de vidro, ou lã de vidro é o material mais utilizado para insonorizar um tecto dado a sua eficácia elevada em reduzir o ruído. É um material leve e flexível, que permite ser cortado com facilidade em peças menores, com uma simples lâmina afiada. Por norma, a fibra de vidro é fornecida no mercado em forma de rolos, bem como em diversas densidades e espessuras.
Atenção: A fibra de vidro não é o mesmo que fibras de amianto, actualmente, alvo de restrições no nosso país.
Outras vantagens em insonorizar um tecto com fibra de vidro:
– Incombustível, evita a propagação das chamas, ou seja, diminui o risco de incêndio na sua casa;
– Muito isolante, reduz significativamente o consumo de energia do sistema de ar condicionado;
– Não prejudica as superfícies com as quais está em contacto;
– Não atraí a proliferação de fungos e outras bactérias;
– Não deteriora, nem apodrece;
– Os roedores não a conseguem destruir;
– O seu desempenho não é comprometido em contacto com a maresia;
– Por fim e muito importante: a sua capacidade isoladora não diminui com o passar dos anos.
Performance acústica – Considerado um dos melhores materiais para o isolamento acústico. Evita com elevada eficácia a transferência de uma onda sonora (ruído) de um ambiente para o outro. Muito indicado para melhorar a tranquilidade de um lar, sem a interferência dos barulhos provocados pelos vizinhos.
Outros elementos isoladores utilizados para insonorizar um tecto:
– Lã de Rocha;
– Fibra de Cerâmica;
– Espumas pré-moldadas de poliuretano.
Insonorizar um tecto é um trabalho simples, mas exigente que requer alguns cuidados. Agora que está por dentro do básico desse processo, assim como do material mais indicado, já pode encontrar o profissional certo para o serviço de insonorizar um tecto através da Zaask.