Patrocinadores para eventos: 10 dicas para os angariar
Independentemente da sua dimensão, um evento necessita sempre de investimento. A angariação de patrocínios é, por isso, uma das fases de produção mais importantes na organização de qualquer evento. A Zaask apresenta-lhe um conjunto de dicas para ajudá-lo a angariar patrocinadores para eventos.
O sucesso de um evento depende de muitos aspectos, nomeadamente de um local adequado, da qualidade do catering contratado, da decoração escolhida, etc. Todos estes aspectos envolvem uma grande quantia de dinheiro e/ou necessitam de apoios logísticos. Por isso, contar com um patrocínio é, por vezes, fundamental.
Siga as seguintes dicas para angariar patrocinadores para eventos e coloque-as em prática ao planear o próximo que realizar.
10 dicas para angariar patrocinadores para eventos
- Faça uma ampla pesquisa de possíveis patrocinadores para eventos. Procure empresas e marcas com credibilidade a quem quer ver o nome do seu evento associado, que actuem preferencialmente em áreas que estejam relacionadas com o mesmo. Seleccione o máximo de potenciais patrocinadores para aumentar as probabilidades de encontrar interessados.
- Conheça os potenciais patrocinadores para eventos. Antes de apresentar um projecto é muito importante conhecer o perfil da empresa ou entidade a quem está a pedir um patrocínio. Informe-se sobre os produtos ou serviços comercializados, sobre os seus objectivos e público-alvo e o mercado em que se insere, para conciliar interesses e potenciar a associação à marca.
- Apresente uma proposta detalhada, séria e viável, que determine de forma clara as contrapartidas para os patrocinadores de eventos. Os patrocinadores para eventos necessitam de saber exactamente como decorrerá o evento, bem como de que forma é que o mesmo poderá gerar-lhes retorno do seu investimento, quer seja em termos financeiros, quer em termos de conquista de notoriedade, fidelização e/ou conquista de consumidores, posicionamento de imagem, etc. É importante detalhar os custos envolvidos de acordo com o que está planeado, incluir o tema do evento, bem como o plano da sua organização e as características do público-alvo.
- Esmere-se na apresentação da proposta para que seja apelativa, clara e concisa. Dê também a conhecer o seu trabalho, dando exemplos de eventos que tenha produzido e explicando qual é a sua forma de trabalhar.
- Demonstre a sua credibilidade. Para conquistar um patrocínio é essencial demonstrar profissionalismo e eficiência, ou seja, é essencial que haja confiança no organizador de eventos.
- Prepare formas de divulgação dos potenciais investidores no seu evento. Os patrocinadores para eventos estão à espera da promoção das suas marcas ou produtos durante o evento. Prepare diferentes formas de divulgação.
- Faça um estudo do potencial de conquista de novos clientes e consumidores para os potenciais patrocinadores para eventos. Algumas estratégias de promoção e divulgação podem gerar mais interessados nos serviços ou produtos do patrocinador.
- Mostre claramente como os patrocinadores para eventos podem contribuir. O ideal é receber apoio financeiro, mas nem sempre é possível. Por isso, apresente outras opções de recursos que o patrocinador poderá oferecer, relacionados com os produtos ou serviços dos mesmos.
- Tenha uma abordagem adequada a cada tipo de evento para aumentar a probabilidade de investimento. Caso a sua proposta seja rejeitada, mantenha a postura correcta pois é possível que esse responsável conheça outros patrocinadores para eventos aos quais poderá dar más referências suas.
- Não faça promessas que não pode cumprir. Seja realista e claro naquilo que pode oferecer. E lembre-se que angariar patrocínios não é pedir favores. Trata-se de um negócio que apresenta vantagens para ambas as partes.
Se depois de ler estas dicas considerar que o melhor é deixar a organização do seu evento e a angariação de patrocinadores para profissionais da área, coloque o seu pedido através da Zaask para encontrar os melhores organizadores de eventos que o irão ajudar em todas as fases de produção do seu evento.