Que diferentes tipos de vidro usar numa janela de casa
Existem muitos tipos de vidro, para diferentes necessidades, e técnicas de instalação. Certos tipos de vidro estão sujeitos a legislação ou podem mesmo ser obrigatórios graças a ela, pelo que antes de tomar quaisquer decisões é por vezes necessário consultá-la – esta prática é particularmente recomendável, por exemplo, com as portas corta-fogo que regra geral contêm tipos de vidro à prova de fogo, ou com construções com grandes superfícies em vidro, onde, frequentemente são instalados vidros laminados e/ou temperados.
No caso de janelas de dimensões regulares, as técnicas de instalação e tipos de vidro escolhidos variam consoante o material da estrutura em que se trabalha (isto é, consoante o vidro é instalado em caixilhos de madeira, de metal ou de vinil). Neste artigo apresentaremos brevemente os vários tipos de vidro de entre os quais pode optar para instalar nas janelas e portas de sua casa, aflorando ainda algumas variedades usadas noutros tipos de estrutura.
Vidro padrão – O vidro «normal», transparente. O seu acabamento totalmente liso é conseguido graças à colocação do vidro ainda quente, em estado líquido, a flutuar sobre estanho fundido.
Tipos de Vidro de eficiência energética:
– Unidade de vidro duplo – Duas folhas de vidro selam entre si uma camada de gás inerte que possibilita isolamento sonoro e contra o calor. Estes tipos de vidro revelam-se preciosos nas habitações situadas em zonas muito ruidosas ou sujeitas a temperaturas extremas.
– Vidro de baixa emissividade – Dotado de um revestimento especial que permite a entrada do sol ao mesmo tempo que previne a fuga de calor. É uma componente presente numa grande parte dos vidros duplos.
– Vidro de controlo solar – Não permite a passagem do calor excessivo. Esta característica permite mitigar o aquecimento gradual em edifícios com grandes áreas envidraçadas.
– Vidro à prova de estilhaços – Vidro resistente ao impacto, desenhado para reduzir os danos provocados por furacões. Contém uma camada de plástico laminado rígido, selada por calor entre duas camadas de vidro, potenciando a resistência de uma dessas camadas ao estilhaçamento e conferindo-lhe rigidez reforçada.
Tipos de Vidro especiais:
– Vidro espelhado – Muito utilizado em lares onde se procura aumentar a privacidade, consiste em um vidro normal ao qual é aplicado uma camada reflectiva numa das faces. Pode, por isso, ser usado para proteger a casa dos olhares do exterior sem afectar a visibilidade para quem se encontra no interior.
– Vidro de auto-limpeza – Contém uma camada especial na face exterior que faz com que a luz solar tenha o efeito de dispersar a sujidade e o pó que nele assentam. Já a água da chuva limpa-o de todos os detritos.
Tipos de Vidro de visibilidade reduzida:
– Vidro impresso – Permite a entrada da luz, mas distorce a visibilidade através do vidro. É muito usado em janelas de casa de banho e portas de entrada envidraçadas.
– Vidro fosco – Tal como o tipo anterior, tira a visibilidade ao mesmo tempo que permite a incidência de luz, mas, ao contrário do vidro impresso, não distorce os contornos (apenas os desfoca).
Tipos de Vidro de segurança:
– Vidro laminado – Um produto muito resistente, composto de plástico transparente ligado por camadas de vidro. Em caso de quebra, o plástico impede a propagação de cacos. É muito utilizado, por exemplo, nos pára-brisas dos carros.
– Vidro temperado – Este vidro é reforçado contra o impacto e, quando partido, desfaz-se em grânulos ao invés de cacos. É muito usado em portas de vidro, mas também, como referimos inicialmente, em casas e edifícios com grandes áreas envidraçadas.
– Vidro aramado – Vidro composto por uma espécie de «rede» de mosaicos do mesmo tamanho. O esquema em rede impede que se desfaça quando exposto a altas temperaturas, pelo que é geralmente utilizado em portas corta-fogo ou saídas de emergência.
– Vidro à prova de fogo – Este novo tipo de vidro é tão resistente quanto o aramado mas, ao contrário do mesmo, não é reforçado pelo esquema em rede, pelo que se torna mais dispendioso.
É uma decisão importante, e idealmente bem ponderada, a dos tipos de vidro a utilizar nas suas janelas. Por vezes revela-se frutífero despender mais dinheiro em produtos preparados para determinados fenómenos ou temperaturas, pois tal escolha pode revelar-se mais durável e também confortável (falamos, nomeadamente, dos vidros de eficiência energética e à prova de estilhaçamento). Outra opção possível é escolher diferentes tipos de vidro consoante a orientação das salas a decorar e a intensidade da incidência de luz nelas.
Quando escolher o tipo de vidro, só tem de contratar empresas ou profissionais que criem os tipos de vidro que escolher e que instalem os mesmos nas janelas de sua casa. O melhor local para os encontrar… é na Zaask, claro.