Que tipos de madeira existem para fazer móveis para casa
A madeira é considerada a matéria-prima de excelência na construção de móveis. Existem muitos tipos de madeira e cada qual com as suas próprias características. A sua escolha requer uma decisão ponderada. Afinal os tipos de madeira que escolher vão determinar a beleza e até, em muitos casos, a durabilidade e o valor da sua nova mobília. Em baixo, apresentamos os tipos de madeira mais comuns.
Cedro
Madeira macia e relativamente mole. Possui um odor muito característico (aromático), eficaz para afastar insectos.
Entre os tipos de madeira, a variedade do cedro mais conhecida é a vermelha ocidental, tal como o próprio nome indica a madeira tem uma cor avermelhada. É muito usado em construções ao ar livre, por ser resistente à humidade – não apodrece.
Pinho
Barato. Usado em quase todo o tipo de móveis interiores. A tonalidade da sua madeira varia do creme ao amelo-marron, com anéis de crescimento bem marcados. Muito fácil de trabalhar, suave ao toque. Madeira de eleição para a escultura.
Cerejeira
Muito popular. É sinónimo de status, elegância. Muito usada no fabrico de móveis. A sua cor varia entre o castanho claro e o castanho-avermelhado. É muito atraente. Difícil trabalhar, com ferramentas manuais. É dos tipos de madeira mais cara, comparativamente às restantes.
Carvalho
Dos tipos de madeira mais utilizadas para fazer móveis. Disponível em duas variedades: vermelho e branco. Madeira muito forte, mas fácil de manusear. O branco é mais utilizado, devido à sua aparência. É também resistente à humidade, podendo ser utilizado em mobiliário exterior, é portanto mais caro que o vermelho.
Nogueira
Conhecida pela sua resistência é considerada uma das mais valiosas. Muito usada nos móveis de jardim. Madeira avermelhada, anéis de crescimento visíveis. Por ser muito dura é difícil de trabalhar. Relativamente cara.
Bétula ou vidoeiro
Bastante consistente, forte e maleável. Possui duas variedades: amarelo e branco. Se optar por esta madeira para fazer um móvel é aconselhável pintá-la, pois facilmente ganha manchas.
Mogno
Considerada como um dos melhores tipos de madeira para móveis do mundo. Dura e de tonalidade avermelhada, desde o tom mais claro ao mais escuro. O seu único inconveniente é o preço – acessível a poucas carteiras.
Abeto
Branca, amarelo-claro, castanho-amarelada, vermelho, ou até rosa. A cor varia conforme a espécie, mas todas elas são madeiras macias. Porém, são pouco resistentes: apodrecem facilmente e não resistem ao ataque de insectos. A somar a tudo isto: difíceis de tratar com conservantes químicos, acabando por ser usadas, muitas das vezes, sem qualquer tratamento. É muito barata.
Bordo
Atraente, forte, a madeira de Bordo é de duas variedades: a macia e a dura. Sendo a dura muito difícil de trabalhar. Utilizada para criar móveis de alta qualidade, como armários. A sua cor é castanha clara com tons avermelhados. É geralmente uma madeira cara.
Álamo
É dos tipos de madeira populares, pois é das madeiras mais baratas. Bastante macia e muito fácil de trabalhar. Madeira branca com algumas manchas verdes, ou castanhas. Por não ser das madeiras mais bonitas raramente é utilizada por pessoas que desejam móveis de requinte e se for, são sempre pintados. Por isso mesmo, é frequentemente utilizada para fazer as gavetas.
Teca
Cada vez mais difícil de encontrar. É uma madeira muito bonita e resistente à chuva, portanto é bastante usada para fazer a mobília do jardim. Varia do castanho-escuro para o amarelo dourado. Nem todos os fornecedores a vendem. Muito cara.
Castanho
Muito utilizado na região do Minho, o castanheiro é explorado pela alta qualidade da sua madeira, sendo mesmo considerado um dos melhores para o mobiliário. Dura, leve e com óptima resistência, os móveis desta madeira duram uma vida.
Plátano
Madeira dura, muito resistente e de tom amarelado. Perfeita para o fabrico de todo o tipo de estruturas.
Choupo
De pouca durabilidade, sobretudo se mantida ao ar livre, este tipo de madeira caracteriza-se por ser leve, macia e branca. Muito utilizada na confecção de contraplacados.
Azevinho
De elevada qualidade, a madeira de azevinho é dura, homogénea, bastante pesada e de cor branco-acinzentada. É frequentemente utilizada pelos marceneiros. Quando tingida a negro substitui a madeira de ébano (origem africana), muito rara.
Agora que conhece as madeiras mais utilizadas para fazer móveis, já pode finalmente avançar com o projecto que tem em mente. Para a produção do móvel que tem pensado, pode sempre efectuar o pedido na Zaask e será contactado ou contactada pelos melhores marceneiros ou melhores marceneiras. Ponha ainda hoje as mãos à obra e surpreenda a sua família.