arroz branco

Como fazer arroz branco na perfeição

É aparentemente uma das tarefas mais básicas na cozinha. No entanto, fazer arroz branco e solto ainda atormenta muitos cozinheiros talentosos que trabalham nas melhores empresas de catering. Mas esta não é uma tarefa impossível se souber alguns segredos que a Zaask vai revelar aqui. Essencialmente, partilhamos consigo dicas muito simples de como fazer arroz branco.

Primeiro passo: Lavar

Lave o arroz. Passe-o várias vezes por água fria e escorra-o.Há duas razões para fazer a lavagem: em alguns casos é usado pó como auxiliar de moagem, e o enxaguamento também remove a goma que traz com ele, fazendo com que o arroz fique menos pegajoso. Por isso este é um passo relevante para depois cozinhar o arroz.

Use meia chávena de arroz por pessoa, excepto se o arroz fizer parte do prato principal. Nesse caso deverá acrescentar mais um pouco. Uma chávena de arroz cru equivale a três chávenas de arroz cozido.

Se o arroz for mais velho, mergulhe-o cerca de trinta minutos, o que faz com que os grãos fiquem menos quebradiços e propensos à ruptura.  A imersão também é usual no arroz Basmati, pois ajuda-o a expandir-se e a ficar no seu comprimento máximo.Para a maioria das refeições diárias, podem obter-se bons resultados, mas sem encharcar o arroz. Certifique-se, ao fazer o arroz branco, que este fica completamente escorrido, senão estará a usar mais água do que realmente pretende e é necessária.

Passo dois: um método simples de cozedura

Existem muitos métodos diferentes para fazer arroz branco, mas o mais simples é o método da absorção: o arroz é cozido com uma medida de água de modo a que, no momento em que o arroz estiver cozido, toda a água tenha sido absorvida.À medida que o nível da água baixa, o vapor vai acabar de cozer o arroz.

A chave para este método é descobrir a quantidade certa de água.Como regra geral, use entre uma chávena e meia ou duas de água para cada chávena de arroz, mas pode ser necessário experimentar algumas vezes para encontrar a quantidade que mais gosta para fazer arroz branco. Há tipos de arroz que exigem mais água, os mais longos, enquanto arroz de grão mais pequeno necessita de menos água. Menos água também faz o arroz ficar mais firme.

De qualquer forma aqui ficam fórmulas para fazer arroz branco, definidas por tipo de arroz.

Para uma chávena de arroz, veja:

  • Arroz de grão branco e longo – 2 chávenas de água
  • Arroz sushi japonês – 1 chávena e um quarto de água
  • Arroz integral – 2 chávenas e meia de água
  • Arroz selvagem – 4 chávenas de água
  • Arroz jasmine – 2 chávenas de água
  • Arroz basmati – 2 chávenas de água

Em todo o caso, pode sempre optar por seguir as instruções da embalagem. Seguidamente, adicione o sal. Pode adicionar também um pouco de manteiga, óleo ou azeite, mas não é obrigatório.

Ponha o tacho em lume alto. Quando a água começar a ferver, coloque a tampa no tacho, baixe o lume e deixe cozinhar durante 12 minutos sem mexer. Ao fim desse tempo a água já deverá estar absorvida, mas pode levantar um pouco a tampa para verificar.

Se estiver a cozinhar num fogão eléctrico, pode usar duas das suas placas: uma para ferver o arroz e a outra, de seguida, para continuar a cozer em lume brando. Se o arroz estiver com pequenos buracos de vapor, desligue imediatamente o fogão. Quer dizer que está no ponto.

Um outro elemento importante é a panela, que deve ser pesada na base, para evitar que o arroz queime na parte inferior. A tampa deve estar bem firme para manter o vapor dentro da panela. Se a sua tampa não se encaixar completamente na panela, coloque um pano de cozinha limpo entre ambas.

Terceiro passo: deixe o arroz branco descansar

No final de acabar de fazer o arroz branco, não sirva logo. Aqui é onde precisa ter paciência: deixe o arroz assentar fora do calor, com a tampa, por pelo menos cinco minutos até meia hora no máximo. Cuidado para não saltar este passo, porque é importante. Isso permite fazer a redistribuição da humidade e resulta numa textura mais uniforme. Depois, use um garfo para soltar o arroz e poderá finalmente servir o seu arroz branco perfeito.

Fazer arroz branco não é complicado, mas se depois destas dicas ainda pensa que o seu forte não é cozinhar, pode sempre contar com  as empresas de catering da Zaask, que tem profissionais especializados ao seu dispor.

Descarregue aqui a aplicação da Zaask para profissionais. Encontre-os no TrustPilot e Startup Lisboa.