5 razões para casar às escondidas
Porque motivo um casal decidiria casar às escondidas? Porque é que alguém poderia querer não partilhar este momento com familiares e amigos em um casamento tradicional?
Estes serão provavelmente comentários comuns perante a ideia de casar às escondidas. Mas a verdade é que há razões perfeitamente válidas para o fazer e se está a pensar que esta seria uma excelente ideia para si, avance. Não tome decisões com base nas opiniões dos outros.
Casar às escondidas aplica-se perfeitamente a várias situações:
- Para evitar os custos elevados dos casamento formais. Casar às escondidas pode ser encarado nesta nova perspectiva e não como a solução para os casais que precisam de fugir para casar porque os pais ou a sociedade não aprovam o casamento. Aliás, os próprios pais podem igualmente financiar este “escape”, ao qual poderão também assistir, assim como alguns familiares e amigos mais próximos.
- Para um segundo casamento. Quem casa pela segunda vez (ou terceira, ou quarta…) muitas vezes não sente a necessidade de juntar toda a família e amigos num casamento de 300 pessoas. Casar às escondidas em um evento mais íntimo e simples pode ser a solução.
- Para ter um casamento original. Casar às escondidas pode ser o pretexto perfeito para “fugir” e casar num local completamente inesperado. O que seria para si uma alternativa ao casamento tradicional? Casar em Las Vegas? Em uma praia deserta? Então… do que está à espera?
- Para simplificar o casamento. Há quem apenas queira… casar. E não ter de passar por toda a organização de um casamento, que implica visitar espaços e quintas com meses ou anos de antecedência, elaborar e entregar convites, escolher toalhas de mesa e sobremesas, etc. Casar às escondidas é, de facto, bem mais simples.
- Para usufruir do momento a dois. Casar às escondidas pode ser a solução para quem não gosta de grande festas ou quer viver este momento o mais romanticamente possível a dois ou até para quem quer evitar lidar com difíceis encontros familiares.
De qualquer forma, não sendo esta uma opção comum, tenha mesmo a certeza de que casar às escondidas é o que pretende fazer. Se o problema é apenas dinheiro, reflicta bem e faça todas as contas possíveis para ver se não tem mesmo hipóteses de fazer o casamento tradicional que gostaria. Também não decida casar às escondidas só porque está a sentir pressão por parte do seu parceiro. É importante que sejam honestos um com o outro e ambos concordarem que é mesmo isto que desejam.
Entretanto, fique aqui com algumas dicas para organizar um casamento às escondidas.
- Defina a data do seu casamento. Pode ou não falar abertamente do casamento, dependendo de achar que os seus familiares e/ou amigos vão ficar ou não chateados por não participarem no seu grande dia.
- Cumpra as exigências legais. Reúna os documentos exigidos para obter a sua licença de casamento com antecedência.
- Defina o seu orçamento. Casar às escondidas pode implicar alguns custos, nomeadamente ao nível do vestuário, das flores, fotógrafos, maquilhagem ou, em alguns casos, viagem. Através da Zaask encontra profissionais para tudo: floristas, fotógrafos, maquilhadoras e cabeleireiros, entre muitos outros. Se não quiser gastar muito dinheiro com o vestido de noiva, pode mesmo optar por um vestido de noiva low-cost, vestido de noiva em segunda-mão ou um vestido alugado. O noivo também não pode descurar o seu visual, pelo que através da Zaask poderá encontrar o seu fato de noivo.
- Escolha o local da cerimónia. Vai casar perto ou pretende viajar para longe? Se preferir algo perto, reúna duas testemunhas e um representante do Registo Civil, reserve um espaço para casamentos e no dia seguinte já pode ir trabalhar. Pode também escolher um local que tenha um significado especial para os dois enquanto casal. Pode também viajar para locais de casamentos rápidos (Las Vegas, etc.) ou casar às escondidas de forma grandiosa, levando família e amigos mais próximos para um destino secreto onde tem um organizador de casamentos à sua espera com tudo preparado. Através da Zaask também encontra profissionais de organização de casamentos de confiança e avaliados que poderão ajudar a preparar um casamento às escondidas.
- Festeje mais tarde (opcional). Ainda que tenha em mente casar às escondidas, pode sempre convidar posteriormente as pessoas que realmente lhe são queridas para uma pequena celebração após a cerimónia. Um churrasco, um jantar íntimo em casa, um passeio de barco com a família, etc. Pense num programa agradável.
- Partilhe o seu casamento (opcional). Se acha que todas as pessoas que vos rodeiam compreendem a vossa decisão e gostaria de partilhar o momento posteriormente, faça um blogue ou publique as fotografias e detalhes do seu casamento nas redes sociais.