Top 5 redes sociais essenciais para empresas

As redes sociais constituem, hoje em dia, um instrumento absolutamente vital para a divulgação da sua empresa. Contudo, deve ter em conta as especificidades de cada uma delas de forma a selecionar em quais será uma mais-valia estar presente, assim como, definir a sua estratégia individualmente para cada uma delas. O factor chave a ter em conta quando escolhe em que redes sociais vai divulgar a sua empresa é marcar presença onde o seu publico alvo está.


Hoje deixamos-lhe um top 5 das redes sociais mais importantes para empresas, assim como, as especificidades de cada uma dessas redes sociais:

Facebook

Actualmente no topo das redes sociais do mundo, o Facebook é de longe a rede social mais usada em Portugal também. Outro facto impressionante sobre o Facebook é o elevado tempo passado pelos seus utilizadores no mesmo. Pela sua forte liderança e implementação junto de todo o tipo de consumidores, é altamente recomendado que tenha uma página no Facebook seja qual for a sua área de negócio, quer seja um modelo B2B (business-to-business) ou B2C (business-to-consumer). A segmentação é geográfica e demográfica, bem como de acordo com os gostos dos utilizadores. Quando registar a sua empresa no Facebook certifique-se que cria uma página e não um perfil para a sua empresa. Desta forma poderá tirar proveito das ferramentas e recursos específicos que o mesmo disponibiliza.

Google +

Apesar de ter aparecido bastante posteriormente, o Google + é o principal concorrente directo do Facebook em termos de redes sociais, estando em crescimento constante. O Google + possui recursos particularmente úteis e eficazes como Livestream Hangout que lhe permite falar em vídeo com diversas pessoas em simultâneo, bem como transmitir eventos ao vivo, etc, o que pode ser muito útil para uma empresa passar directamente as suas mensagens.

A grande mais-valia do Google + reside precisamente no facto de ser uma rede social da Google, fazendo com que o seu uso correcto contribua drasticamente para o seu ranking e autoridade no Google de forma geral.

Youtube

O Youtube é hoje destacadamente a maior comunidade (entre as redes sociais) de partilha de conteúdos em vídeo. Tenha em conta que o tipo de conteúdo, por ser formato vídeo, é um pouco diferente, a produção poderá ser bastante mais complexa, mas ao mesmo tempo, o impacto poderá ser substancialmente maior junto dos seus consumidores. Por pertencer também à Google, o Youtube possui um grande poder de indexação e autoridade nas pesquisas do motor de pesquisa Google.

Twitter

Com um formato substancialmente distinto, o Twitter é uma plataforma de micro-blogging. Apesar de não ter o mesmo tipo de adesão nacional que existe em outros países, este tem crescido bastante em número de utilizadores em Portugal nos últimos anos. A grande mais-valia do Twitter reside na grande interação, velocidade de resposta e imediatismo da comunicação entre utilizadores, o que faz muita diferença face às restantes redes sociais.

Linkedin

De caracter iminentemente profissional e corporativo, o Linkedin destaca-se por ser a maior rede social dentro do género tanto a nível nacional como a nível internacional. Deverá dar especial destaque ao Linkedin se a sua empresa for B2B (business-to-business), já que este é absolutamente indispensável se o seu objectivo for encontrar outros profissionais da sua área ou complementares do seu negócio. A segmentação é feita tanto profissionalmente, como geograficamente.

Por fim, tenha em conta que sua presença em redes sociais é uma tarefa trabalhosa e de manutenção constante mas ao mesmo um pilar chave na comunicação de qualquer empresa. Em muitos casos, a contratação de um profissional de Gestão de Redes Sociais especializado será uma mais-valia indispensável e de elevado retorno para o seu negócio.