As regras básicas para aprender mandarim

Aprender mandarim é uma ideia, à primeira vista, assustadora. Ninguém duvida que é uma língua complexa, contudo, uma vez iniciado o processo tende a ser um idioma, relativamente, fácil de assimilar. Como qualquer outra língua o segredo é praticar muito!

Segue, em baixo, as instruções da Zaask para aprender mandarim.

– Conheça os quatro tons principais

Quando aprender mandarim vai reparar que se trata de uma língua tonal. Explicando melhor, uma mesma palavra dita em um tom diferente tem outro significado. Por isso mesmo, se quiser aprender mandarim é fundamental saber os quatro tons principais da língua.

– Aprenda os números

Como qualquer outra língua, um dos primeiros passos para aprender mandarim é decorar o sistema numérico. Uma vez assimilados os primeiros dez números, consegue contar até 99. Ora veja:

Um: escrita como () ou Yi, pronuncia-se: [eee]

Dois: escrita como () ou er, pronuncia-se: [arr]

Três: escrita como () ou San, pronuncia-se: [saan]

Quatro: escrita como () ou Si, pronuncia-se: [ssuh]

Cinco: escrita como () ou wǔ, pronuncia-se: [woo]

Seis: escrita como () ou Liu, pronuncia-se: [lee-yoe]

Sete: escrita como () ou Qi, pronuncia-se:  [chi]

Oito: escrita como () ou BA, pronuncia-se: [baa]

Nove: escrita como () ou jiǔ, pronuncia-se:  [Jee-yo]

Dez: escrita como () ou shi, pronuncia-se: [sh]

Para continuar a fazer a contagem de dois dígitos, é necessário dizer o número na posição das dezenas. Coloque a palavra shi, seguido da posição do primeiro número. Por exemplo:

O número 48 é escrito como Si shí BA, o que significa “quatro dezenas mais oito”. Já o número 30 é escrito como San Shi, isto é, “três dezenas”.

A palavra cem em mandarim é () ou baǐ, assim sendo 100 é escrito como Yi baǐ, 200 er baǐ, 300 sān baǐ, etc.

Nota: Certifique-se de praticar dizendo cada número usando o tom correcto.

– Aprenda algumas frases básicas

Para iniciar uma conversação em uma nova língua é fundamental saber algum vocabulário básico. Com o mandarim não é diferente.

Alguns exemplos:

Olá_ nǐhǎo, pronuncia-se: [nee how]

Sim_ shi, pronuncia-se: [sh]

No_ bú Shi, pronuncia-se:  [boo sh]

Obrigada_ Xie Xie, pronuncia-se: [shie shie]

Você é bem-vindo_ bú Yong Xie, pronuncia-se:  [yong boo Shee-e]

Desculpe-me _ Dui bu qǐ, pronuncia-se:  [chee boo Dway]

Não entendo_ wǒ bù dǒng, pronuncia-se:  [Wuo boo downg]

Adeus_ Jian zài, pronuncia-se: [Zay Jee-en]

– Dê atenção à gramatica

Para aprender mandarim precisa de conhecer as regras gramaticais da língua. Há quem diga que não existem, mas isso não passa de uma falácia. O que acontece é que as regras são diferentes às das línguas europeias. Por exemplo, em mandarim não existem regras complexas no que toca a conjugações, substantivos, ou plurais, o que facilita bastante a aprendizagem da língua.

– Pratique a leitura e a escrita

O obstáculo mais difícil de ultrapassar para aprender mandarim consiste em aprender a ler e a escrever os tradicionais caracteres chineses. Um processo que pode levar muito tempo, anos até, para conseguir dominar. Estima-se que existam 50 mil caracteres, todavia só dois mil são necessários para ler um jornal. Também necessita de saber algumas regras para poder escrever: da esquerda para a direita, de cima para baixo, a horizontal antes da vertical.

Dica: Compre livros chineses para o ajudarem a aprender mandarim. Os livros destinados às crianças da idade escolar são uma excelente opção.

– Inscreva-se num curso de línguas

Se quer mesmo aprender mandarim pense seriamente em inscrever-se em um curso. Para isso, consulte as universidades e escolas das suas redondezas.

– Assista a filmes e desenhos animados

Sempre que tiver oportunidade assista a programas de Tv, filmes e desenhos animados em mandarim, com legendas. É uma maneira fácil e divertida de aprender mandarim.

Dicas: Um excelente exercício é parar o vídeo após ser pronunciada uma frase e repetir.

– Ouça música

Outra boa maneira de aprender mandarim é escutar músicas chinesas e tentar decifrar as palavras.

– Peça ajuda a um falante nativo

Se conhece um amigo que saiba falar a língua, peça-lhe ajuda para aprender mandarim. Ele não terá qualquer problema em o/a corrigir, na gramática, nos erros e até ajudá-lo/a a pronunciar as palavras correctamente. Poderá também pesquisar na Internet por grupos de conversação em mandarim. Outra opção é encontrar o professor de mandarim certo para si através da Zaask.  

Persistir é a chave para aprender mandarim! Comece hoje mesmo a dedicar-se a este novo idioma.