Que tipo de tijolos existem?

Os tijolos são usados na construção em todo o mundo, há milhares de anos. Trata-se de uma das maneiras mais seguras e duradouras na criação de uma estrutura. Existem diversos tipos de tijolos no mercado, com as suas vantagens e desvantagens.

A Zaask apresenta-lhe os mais conhecidos tipos de tijolos no mercado:

– Tijolo de Concreto

Feitos a partir de uma composição de cimento e areia, este tipo de tijolos são normalmente utilizados para fazer fachadas e muros. Estão definitivamente na moda. Podem ser fabricados em cores diferentes, ou simplesmente pintados posteriormente durante a obra.

Vantagens: estabilidade, durabilidade independentemente da quantidade de chuva, isolamento térmico e acústico.

Tijolo de Barro

Produzidos a partir de argila cozida no forno, este tipo de tijolos caracteriza-se pelos seus tons avermelhados.

Vantagens: arestas vincadas, centros resistentes e uniformidade de cor.

Desvantagens: muito caro (poucas casas, actualmente, são construídas a partir deste tipo de tijolos), a sua durabilidade depende da qualidade do material empregado (argila), tijolos com baixa resistência costumam causar problemas de humidades, fissuras e deterioração.

Tijolo de Xisto

Como o próprio nome indica, o xisto é a sua matéria-prima de excelência. As suas cores variam da cinza ao vermelho. São tijolos geralmente utilizados em revestimentos.

Tijolo de Vidro

Consiste em uma peça formada por uma parede dupla de vidro, com uma camada de ar rarefeito entre as mesmas. Conforme a textura das faces é possível obter efeitos visuais variados entre dois ambientes. Por ser translúcido, este tipo de tijolos permite a passagem de luz, tornando o ambiente mais aconchegante e saudável. Vulgarmente aplicado em grandes paredes como em escadas, para dividir divisões, ou ainda na zona externa da casa.

Vantagens: maior luminosidade permitindo economizar energia, material de fácil manutenção (nunca exige pintura), elevada resistência e proporciona um ambiente moderno (grande variedade de cores).

Desvantagens: Não é indicado para suportar pesos elevados.

Tijolo Sílico – Cálcareos

Composto por uma mistura de areia limpa, de cinzas voláteis e cal (material cuidadosamente selecionado), seguido por um processo de mistura química em molhado. A mistura é depois moldada até se formar este tipo de tijolos.

Vantagens: Cor cinza em vez da cor avermelhada comum; estrutura uniforme, apresentando um acabamento suave (não necessitando praticamente de material de revestimento – poupança na mão-de-obra); excelente resistência e bom isolamento acústico.

Desvantagens: Não é viável utilizar este tipo de tijolos em estruturas muito altas (sujeitas a ventos fortes) e comparativamente a outros tijolos, estes são bastante pesados e o seu preço no mercado é elevado.

tipo de tijolos

– Tijolo Ecológico

Composto de argila, o tijolo ecológico tem esse nome por dois motivos: no processo de fabricação não necessita de ser queimado e aquando do assentamento dispensa o cimento.

Vantagens: estável, económico e belo.

Tijolo Cerâmico

É o tipo de tijolos mais utilizado para trabalhos em geral. As suas propriedades dependem da cerâmica utilizada – processo de moldagem, cozimento, etc. O que implica que hajam tijolos mais leves e outros mais pesados.

Vantagens: resistência mecânica e ao desgaste, absorção de água, durabilidade.

Desvantagens: A sua durabilidade e resistência depende da cerâmica utilizada na sua produção e não possui uma aparência especialmente atraente.

Tijolo Refratário

Bloco de barro ideal para o isolamento térmico, graças à sua composição (varia conforme a necessidade).

Vantagens: Resistente a variações bruscas de temperatura e químicos; grande versatilidade – fornos de aquecimento, caldeiras, churrasqueiras, entre outros.

Tijolo engineerig

Este tipo de tijolos é feito a partir de argila selecionada, cuidadosamente preparado por esmagamento, moldados e queimados tornando o tijolo final muito sólido.

Vantagens: Capaz de suportar com segurança cargas muito pesadas (mais do que outro tipo de tijolos).

Tijolo flint-calcário

Compostos de cal hidratada e pedra esmagada, são semelhantess aos tijolos sílico – cálcareos. São muito utilizados na construção de fundações, caves, em suma – construções subterrâneas.

Vantagens: muito resistente, permite um bom isolamento.

Independentemente do tipo de tijolos que escolher utilizar certifique-se que estão livres de impurezas, como fungos, algas, lascas, ou matéria orgânica. Os tijolos devem ter uma forma uniforme, de modo a se encaixarem na perfeição;

Caso não consiga encontrar o tipo de tijolos que pretende sempre pode misturar diferentes materiais e produzir o seu próprio tijolo.

Após a escolha do tipo de tijolos a utilizar na sua construção, contrate profissionais de empresas de construção civil que encontra através da Zaask e assegure-se que o trabalho fica como idealizou.