Porquê trocar uma luz fluorescente por LED?
Uma boa iluminação tem a capacidade de nos fazer sentir mais felizes e confortáveis, especialmente quando chega a factura da luz. Se acha que está a gastar demais e já não sabe onde cortar, trocar uma luz fluorescente por LED é sempre uma solução de poupança. Porquê trocar uma luz fluorescente por LED? A Zaask vai explicar-lhe as razões.
As LED são mais eficientes, duram cerca de 25 vezes mais e consomem menos 80% de energia. O preço é a grande desvantagem – são mais caras, mas a poupança que garantem, asseguram o retorno do investimento em pouco tempo. E não terá de trocar o sistema eléctrico para as usar em sua casa, pois já há uma grande variedade de modelos no mercado, inclusivamente de rosca. LED, Light Emitting Diode ou Diodo Emissor de Luz, são uma nova geração de lâmpadas.
Energia e resistência
Porquê trocar uma luz fluorescente por LED? O menor consumo de energia e a maior resistência são duas razões. Uma lâmpada fluorescente compacta de 15w é mais económica do que uma incandescente de 60w e permitir-lhe-á poupar cerca de 75% na conta de luz. Ao trocar uma luz fluorescente por LED de 10w, terá um ambiente tão iluminado como com uma fluorescente compacta de 15w. A poupança das LED é garantida – consomem cerca de um oitavo da eletricidade, ou seja, poupam 80% da energia, funcionam com reguladores de intensidade de luz e acendem imediatamente na máxima luminosidade. O custo inicial é que ainda exige um investimento superior, quando comparado com o preço das fluorescentes.
Durabilidade e aquecimento
As lâmpadas fluorescentes tendem a aquecer muito mais rapidamente, especialmente quando integradas em sistemas de presença. Comparativamente, as LED funcionam perfeitamente com sistemas de controlo e não aquecem.
As LED também duram cerca de 25 vezes mais tempo que as fluorescentes. Têm uma vida útil de 50 mil horas. A cadeia de lojas sueca, IKEA, que pretende até 2016 só comercializar este tipo de lâmpadas, garante que podem durar até 20 anos.
Mercúrio
Ao contrário das fluorescentes, as LED não contém materiais tóxicos como mercúrio ou chumbo. Por isso, ao trocar uma luz fluorescente por LED faz uma opção não só mais amiga como também mais segura para o ambiente e, além disso, produzem luz de elevada qualidade. As lâmpadas LED colocam menos pressão sobre os seus olhos e realçam o brilho dos objetos.
Cores e brilho
As lâmpadas LED oferecem uma luz direcional, enquanto as fluorescentes têm luz multi-direccional o que significa que alguma luz se perde nessa dispersão.
Outra razão para trocar uma luz fluorescente por LED é a capacidade de conseguir diferentes cores e até diferentes tonalidades de branco, do branco quente ao branco frio, passando pela luz do dia. E esta característica pode criar efeitos totalmente diferentes na sua casa.
A diferença está no IRC (Índice de Reprodução de Cor), ou paleta que permite medir quantas cores do arco-íris contém, de facto, luz branca. Em lâmpadas LED de IRC baixo, a cor dos objetos fica estranha, quase fantasmagórica. Se for um critério a que é sensível, comece por trocar uma luz fluorescente por LED antes de substituir todas.
Outro critério é o brilho. Nesse caso terá de verificar os lúmenes (lm) e não os watts. Quanto maior o valor dos lúmenes de uma lâmpada, maior o seu brilho.
Preços
O preço é a grande desvantagem das lâmpadas LED mas o seu custo tem vindo a baixar nos últimos tempos. Em grandes cadeias como o IKEA já encontra opções a partir dos 3,99 euros. No mercado já encontra tubos desde os 9,95 euros (T8, 600 mm, cabeça rotatória, branco neutro, 10 watts), até aos 75,95 euros (T8 Especial Carnes e Peixes Pró, 1500 mm, 24 Watts). Outros exemplos: um tudo LED T8 de 600 mm com detector térmico branco frio de 9 watts pode custar 24,95 euros; e um de 1500 mm, de 22 watts, 34,95 euros.
Se já decidiu trocar uma luz fluorescente por LED, ou mesmo todas as de sua casa e precisa de alguma ajuda com esse projecto, encontre através da Zaask o electricista certo para si.