O primeiro encontro dos noivos: uma nova tendência em casamentos
A tradição diz que os noivos não se devem ver antes da cerimónia de casamento, para não começarem a nova vida a dois com azar. Por isso os noivos vestem-se em locais distintos e mantêm em segredo todos os pormenores sobre os seus visuais até chegar o momento emocionante em que os seus olhares se cruzam perante todos os convidados.
Mas como a tradição já não é o que era, já vários casais optam por ignorar este tipo de superstições e adoptar uma nova tendência em casamentos herdada dos países anglo-saxónicos: a realização de um primeiro encontro dos noivos momentos antes da cerimónia.
Trata-se de um momento único e privado, ao qual chamam “First Look” ou “First Sight”– em português “Primeiro Olhar” – e onde os noivos se surpreendem um ao outro sozinhos, já devidamente vestidos e preparados para o“Felizes para Sempre” quando mais tarde se encontrarem no altar.
Este primeiro encontro dos noivos pode ser num local especial e com algum significado para a história dos dois enquanto casal ou pode ser escolhido pela sua beleza ou até apenas pela proximidade do local do casamento.
Em princípio, a única testemunha deste momento íntimo será o fotógrafo do casamento, apesar de nalguns casos alguns amigos próximos ou familares mais queridos tenham autorização para estar escondidos a presenciar este momento tão especial.
De qualquer forma, o fotógrafo é, sem dúvida, presença obrigatória para registar as emoções do casal ao ver-se vestidos a rigor. Aliás, geralmente o cenário é todo combinado com ele, pois os noivos terão de ter um primeiro momento em que estão de costas ou escondidos, para depois se virarem ou aparecerem de repente.
Estas fotografias de casamento serão muito especiais pois vão eternizar minutos realmente únicos e bastante diferentes do momento em que os noivos se vêem pela primeira vez na Igreja ou no local da cerimónia civil, onde geralmente também estão atentos a tudo e a todos e se encontram perante todos os seus convidados.
A verdade é que tanto o noivo como a noiva escolheram respectivamente o seu fato de noivo e vestido de noiva com tanto cuidado e entusiasmo para depois acabarem por não dar muita atenção aos visuais no momento em que se encontram na cerimónia, dado também o grau de nervosismo e ansiedade com que se encontram.
Assim, neste primeiro encontro dos noivos ambos podem admirar e deslumbrar-se com o visual um do outro e, porque estão sozinhos, podem expressar-se espontaneamente, com saltos efusivos ou choros emocionados, danças apaixonadas, abraços e/ou olhares enternecidos, etc. O coração é que dita a reacção!
Se gosta desta ideia do primeiro encontro dos noivos antes da cerimónia para registar em fotografia momentos realmente emocionantes, mas prefere não arriscar contrariar a superstição, há sempre alternativas. Que tal combinar tudo com o seu fotógrafo e tirar fotografias atrás da porta?