Como organizar uma prova de vinhos

Uma prova de vinhos pode ser muito interessante não só como um evento isolado mas também para um programa integrado em qualquer outro tipo de celebração. Já pensou em organizar uma prova de vinhos no âmbito de uma festa de empresa? Ou de um evento de motivação? Ou ainda num aniversário ou até mesmo casamento?

Com efeito, uma prova de vinhos não tem de ter necessariamente um carácter comercial ou profissional, dirigido apenas a enólogos experientes. Neste caso, seria importante organizar a prova de vinhos com a ajuda de um técnico para oferecer uma experiência mais avançada.

Mas uma prova de vinhos pode ser um evento agradável para desfrutar com a família e amigos apreciadores deste néctar dos deuses, conduzindo-os numa verdadeira viagem sensorial.


Planeie tudo com a devida antecedência e com atenção aos detalhes, pois sendo uma incursão por três dos nossos cinco sentidos – visão, olfacto e paladar – cada pormenor irá contribuir para uma prova bem-sucedida.

Comece por rodear-se de pessoas que podem ajudá-lo a fazer as melhores escolhas. Através da Zaask encontra profissionais de catering para eventos de confiança e com boas avaliações realizadas por clientes que os contrataram anteriormente.

Preparação da prova de vinhos

Para organizar uma prova de vinhos deverá começar por escolher cuidadosamente o local onde a mesma irá decorrer, bem como a decoração e – obviamente – os vinhos que submeterá à degustação.

Também deverá tomar desde logo a decisão de fazer apenas a degustação do vinho ou oferecer a seguir um jantar, um cocktail ou aperitivo, consoante a hora em que decorrer o evento. O ideal é optar pela segunda hipótese, pois assim irá permitir que os seus convidados possam ampliar a experiência da degustação e notar que os vinhos têm sabores distintos quando acompanhados por comidas diferentes.

Relativamente à escolha dos vinhos, procure encontrar um fio condutor nos critérios utilizados: vinhos da mesma região, vinhos da mesma uva ou da mesma colheita, por exemplo.

Entretanto, prepare tudo o que vai necessitar para a prova de vinhos. Pode até preparar um kit de degustação para oferecer aos convidados, onde deverá colocar os copos, os guardanapos, lápis e papel para que possam tirar notas.

Pode também incluir um guia de degustação com as características dos vinhos presentes na prova de vinhos, indicação e origem dos aromas, bem como instruições de como distinguir cores, temperaturas, etc.

Não se esqueça do saca-rolhas e de deitar os vinhos na posição horizontal e à temperatura adequada pelo menos 48 horas antes da prova de vinhos, para possam repousar e estejam prontos a servir.

Durante a degustação

Durante a prova de vinhos o ideal é que cada convidado possua um copo para cada vinho, para que após a degustação o vinho continue disponível para comparar com os vinhos seguintes.

Procure guiar os seus convidados durante toda a experiência e comece por servir o vinho mais leve e acabe com o mais forte, para que os aromas não se sobreponham.

Pode explicar-lhes como chegou à selecção de vinhos realizada, para tornar a prova de vinhos mais interessante, e dar-lhes uma perspectiva mais ampla sobre o tema da degustação

Também seria interessante definir o “Retrato Vinícola” de cada convidado, isto é, após terem provado e opinado sobre vários tipos de vinho, no final far-lhes-ia o seu próprio perfil de gosto. Assim, da próxima vez que os seus convidados fossem comprar vinho iriam ter o seu evento como referência e saberiam escolher os vinhos mais adaptados ao seu gosto.

No final da prova de vinhos, deixe fluir a conversa e os comentários entre os seus convidados. Uma prova de vinhos deve terminar em festa!