Maquilhagem para homens: como melhorar o seu look

Os cuidados de beleza não são exclusivos para as mulheres. São muitos os homens que nos dias de hoje se preocupam com a sua imagem, sobretudo em ocasiões especiais, como casamentos e outras festas ou celebrações. Por isso, tal como as mulheres, também os homens se podem maquilhar para melhorar a aparência.


A maquilhagem para homens, no entanto, não tem por objectivo o embelezamento, mas sim a correcção de imperfeições, tais como manchas, olheiras ou borbulhas, assim como o disfarce de alguma parte do rosto que o homem goste menos. Com efeito, um pouco de maquilhagem pode ajudar muito a realçar qualidades e esconder algumas falhas.

Assim, a maquilhagem para homens tem de ser subtil e o resultado deve ser um efeito natural.

Truques de maquilhagem para homem

  1. Uma pele limpa e hidratada é a base de toda a maquilhagem para homens. Por isso, o primeiro passo é limpar e retirar todas as impurezas do rosto, utilizando preferencialmente sabonetes neutros e uma loção adstringente. Aplique de seguida um gel anti-brilho na zona T (testa, nariz e queixo) para evitar a secreção de sebo da pele.
  2. Para disfarçar olheiras, escolha um corrector da mesma tonalidade da sua pele, não gorduroso e que fixe bem. Com a ajuda de um pincel, espalhe-o nas olheiras, canto dos olhos e pálpebras, até o produto se dissolver completamente.
  3. O passo seguinte é corrigir as imperfeições. Para este efeito, ou utiliza-se um corrector ou uma base líquida ou creme para uniformizar a pele, dependendo do tamanho e/ou visibilidade da imperfeição. Opte sempre por bases fluídas e minerais, que permitem um acabamento leve e natural. Aplique a base com as pontas dos dedos, na região do nariz e testa, e retire o excesso com uma esponja ou um pincel. Na maquilhagem para homens a base deverá ser aplicada numa pele bem barbeada e não deve ser aplicada em barbas espessas.
  4. Para um look mais natural, o truque é aplicar um pouco de base no colo, orelhas e pescoço, bem como nos cantos do nariz. Desta forma, a maquilhagem fica uniforme.
  5. Para finalizar, utilize um pó compacto translúcido. Aplique com um pincel e retire o excesso.
  6. Na maquilhagem para homens não se aconselha a utilização de lápis nos olhos, nem blush. Poderá, no entanto, utilizar rímel transparente nas pestanas e pentear as sobrancelhas.
  7. Na boca, use um hidratante labial sem brilho, para melhorar a textura dos lábios.
  8. Antes de dormir, retire toda a maquilhagem. Deixá-la durante a noite não é bom para a pele.

Esta maquilhagem para homens pode ser usada no dia-a-dia ou sempre que achar necessário melhorar a sua aparência. Com estas dicas vai conseguir maquilhar-se sozinho e sem muita dificuldade. Só precisa de alguma prática.

No entanto, em dias especiais, vai querer estar perfeito. Por isso, se preferir deixar o seu look nas mãos de maquilhadores profissionais experientes em maquilhagem para homens, encontre através da Zaask profissionais de make up de confiança e avaliados