Como lidar com as cólicas do bebé?

cólicas do bebé 1

 

Quando o bebé fica com dores, rabugento e choroso, os pais têm tendência a ficar alarmados e podem não saber logo como responder à emergência… E por muito que se tente entender o choro dos bebés só o compreendemos sem falhas por exclusão de partes…e afinal são cólicas do bebé!

 

Se por acaso já eliminou as causas mais comuns como a fome, o sono ou a fralda suja, então a hipótese de cólicas pode ser real!

 

As cólicas são dores de barriga recorrentes, aflitivas para o bebé e que podem ter diferentes causas, que podem passar por um sistema digestivo frágil, por ter sorvido uma dose de leite demasiado grande ou até mesmo por intolerância ao leite.

 

Por isso, se as cólicas forem persistentes deve consultar o seu pediatra, mas caso sejam situações pontuais o melhor a fazer é tentar confortar o bebé com algumas ‘receitas caseiras’.

 

De entre elas selecionámos três pequenos truques que ajudam a tranquilizar e a trazer conforto quase instantâneo e que são, por isso, fáceis de experimentar. Quando a urgência aparecer, não se esqueça de testar para descobrir qual delas resulta melhor no caso do seu bebé:

 

1. Utilizar a Botija de Sementes

Sem perigos de entornar, queimar ou aquecer em demasia, a Botija de Sementes  aquece a barriguinha do bebé, reconfortando o abdómen e aliviando a cólica. O cheirinho a alfazema também contribui para que o bebé se sinta mais calmo e assim consiga parar de chorar. Para aplicar, basta aquecer no micro-ondas, confirmar a temperatura na sua própria pele e colocar, sobre a roupa, junto à barriga do seu bebé.

 

2. Passear deitado de barriga para baixo

Passeie o seu bebé de barriga para baixo, deitado sobre o seu braço e com a cabeça junto ao seu cotovelo. Com a mão aberta massaje a barriga. Não precisa de fazer força, basta a pressão extra sobre os intestinos do bebé para ajudar a libertar os gases que provocam desconforto. A cólica deve aliviar o suficiente para que o bebé se sinta mais confortável e deixe de chorar.

 

 3. A massagem à barriga

Deite o seu bebé numa superfície confortável e segura, por exemplo, no sofá ou sobre a cama. Levante-lhe ligeiramente os pés, elevando os joelhos e fazendo-os descer devagarinho, mas com alguma pressão, sobre a barriga. Faça movimentos circulares em que as próprias perninhas do seu bebé são a ajuda de que precisa para pressionar e ajudar a aliviar o desconforto. Com a sua mão faça movimentos leves e circulares no sentido dos ponteiros do relógio para completar a massagem. Garanta a cada passo que o seu bebé se sente confortável e que a massagem está a ajudar a ultrapassar o episódio de cólicas.

 

Caso sinta dificuldades em lidar com as cólicas do bebé, deixe-o às mãos cuidadas da mais confiante babysitter disponível na Zaask!