Jogos para festas de aniversário

Os jogos para festas de aniversário são uma excelente ideia de animação, quer para festas infantis, quer para aniversários de adultos. Com estes jogos fomenta-se a interacção entre todos os convidados e mesmo os mais tímidos divertem-se e mantêm-se entretidos durante a maior parte da celebração.

Jogos para festas de aniversário de adultos

  • Degustação de vinhos. Se é apreciador de vinho e a maioria dos seus amigos também, esta poderá ser uma actividade a realizar após um jantar. Compre 6 a 8 garrafas de vinho, de diferentes qualidades, e forneça aos seus convidados uma lista de critérios para ajudá-los na degustação. Pode também contratar um especialista, mas neste caso a festa sairá mais cara. Certifique-se apenas que os seus amigos vão para casa em segurança!
  • Jogos Clássicos. Qualquer um pode funcionar: charadas, verdade ou consequência, jogos de mímica, etc. Todos estes jogos para festas de aniversário funcionam muito bem para manter os convidados entretidos e a interagir uns com os outros, apelando à nostalgia dos jogos de infância ou juventude.
  • Assassino misterioso. O anfitrião e/ou alguns convidados podem ser as vítimas e os outros convidados têm de descobrir quem foi o assassino, bem como o motivo do crime. Neste tipo de jogos para festas de aniversário tem de haver preparação. Assim, o anfitrião terá que criar uma história antes da festa, que deve incluir algumas pistas que ajudem a investigação e outras que a baralhem.
  • Jogo da porca e do parafuso. Distribua porcas para as convidadas e parafusos para os convidados, todos com formatos diferentes. Depois cada um tem de descobrir o seu par e enroscá-las.

Jogos para festas de aniversário infantis

A partir dos 3 anos as crianças já se divertem com os tradicionais jogos para festas de aniversário, mas nesta idade ainda têm dificuldade em ficar muito tempo concentradas na mesma actividade. Por isso, opte por jogos para festas de aniversário simples e de curta duração:

  • Jogo da Estátua: As crianças estão a dançar ao som de música variada e, quando esta pára, devem ficar quietas. O que conseguir ficar mais tempo parado, ganha o jogo.
  • Jogo do Tigre Preguiçoso: Peça às crianças para imitarem um tigre preguiçoso. Quem estiver mais tempo quieto, a fingir que está a dormir, ganha.
Jogos para festas de aniversário
Foto in Style Me Pretty de Dixie Pixel.

Para as crianças maiores de 5 anos, já pode optar por jogos para festas de aniversário mais elaborados, onde é possível colocar à prova a sua destreza.

  • Caça ao Tesouro: um jogo clássico, mas que todas as crianças adoram. Forme equipas que terão como objectivo encontrar um tesouro escondido, através da descoberta de pistas e da decifração de enigmas que são escondidos por si.
  • Criar um desenho gigante: fixe um rolo de papel tamanho XL numa parede, preferencialmente num espaço que seja fácil de limpar. Dê aos pequenos artistas pinturas e deixe-os soltar a sua criatividade!
  • Pintar uma t-shirt: avise os pais para que tragam uma t-shirt velha ou compre t-shirts baratas de uma cor lisa, de diferentes tamanhos, para não correr o risco de não servir a algum dos convidados. Cada criança pinta a sua t-shirt e depois pode vesti-la na festa.
  • Jogo dos sacos: se tiver um espaço exterior amplo pode organizar o tradicional jogo dos sacos de serapilheira. Faça uma linha no chão (com giz, por exemplo) e dê o sinal de partida! Quem chegar primeiro à meta, com o saco enfiado até à cintura, ganha!
  • Jogo da Pinhata: este jogo tem cada vez mais adeptos em Portugal. O jogo consiste em pendurar um recipiente cheio de presentes e doces, que pode ter diferentes formatos: desde uma personagem animada a um animal, etc. Todas as crianças vão tentar rebentá-lo com uma estaca, cada um na sua vez, para evitar acidentes. Depois de rebentarem a pinhata, as crianças podem recolher do chão o seu conteúdo.
  • Jogo do polícia e do ladrão: Faça uma quantidade de papelinhos igual ao número das crianças da festa, em que só um diz “polícia” e outro “ladrão”. Coloque as crianças em círculo e deixe-as tirar um papel. O ladrão vai roubar as outras pessoas, piscando-lhe o olho. Quando isso acontece, as vítimas têm de dizer que “já foram roubadas” e desviar-se do círculo. O polícia tenta adivinhar quem é o ladrão antes de todos serem assaltados. Normalmente, o polícia tem direito a três tentativas.

Contrate através da Zaask profissionais de festas de aniversário infantil melhor avaliados, que o poderão ajudar a encontrar os jogos mais divertidos.