Ideias para Team Building

Cada vez mais as empresas recorrem a acções ou eventos de team building isto é, à prática de actividades que têm por objectivo transmitir de uma forma lúdica e dinâmica os valores da empresa a funcionários, distribuidores ou parceiros e outros colaboradores, actuando ao nível dos seus comportamentos e fomentando o espírito de equipa.

Estas actividades de team buiding são geralmente pensadas e organizadas para melhorar a eficácia dos grupos de trabalho, nomeadamente através do fortalecimento da coesão e do conhecimento entre todos os seus elementos.

Mais do que simples acções motivacionais, as actividades de team building  focam-se em pontos como o entusiasmo e o autoconhecimento, permitindo que os participantes explorem situações de força, autoconfiança e superação, o que os leva a manifestar qualidades até então nunca demonstradas no seu desempenho profissional.

Na maioria das vezes, as actividades de team building são realizadas em formato outdoor, sem as restrições de um ambiente de trabalho e de preferência num ambiente aberto e espaçoso, permitindo desenvolver o nível de motivação e resolução de diversos problemas, tais como a falta de produtividade, de iniciativa, de espírito inovador e até mesmo a existência de conflitos.

Basicamente, através das actividades de team building, a empresa poderá reforçar os laços com as suas equipas e redes de parceiros e distribuidores, tendo por objectivo final o aumento da produtividade do seu negócio.

Eventos de Team Building

Regra geral, os eventos de team building procuram criar situações desafiantes e simultaneamente divertidas, com programas relacionados com a realidade dos participantes, que incluem mais adrenalina ou mais estratégia, dependendo das competências que se pretendam desenvolver.

Team Building
Team Building

Deixamos-lhe aqui algumas ideias para eventos de team building:

  • Caça ao tesouro. Neste jogo tradicional transportado para o universo corporativo, os participantes são divididos em equipas que terão como objectivo encontrar um tesouro. Para isso, têm de decifrar pistas e enigmas, orientar-se por mapas e cartas topográficas e utilizar diversas ferramentas. Apesar de ser descontraída, esta actividade de team building proporciona um alto grau de comprometimento, exigindo trabalho de equipa, harmonia entre todos os elementos, capacidade de escutar, raciocínio lógico colectivo, etc. Tudo isto irá valorizar competências necessárias para o ambiente de trabalho, tais como: integração, superação, motivação, estratégia, foco.
  • Rafting, Canoagem ou BTT. Actividades de team building desafiantes, que põem à prova a força física e simultaneamente trabalham a cooperação do todo, da comunicação e da sinergia da equipa.
  • Para além de divertido, o Paintball é um jogo muito orientado para o trabalho em equipa, pois exige planeamento e uma estratégia bem concebida para chegar ao sucesso. Os grupos são divididos em equipas e têm de completar uma variedade de tarefas enquanto tentam travar o progresso dos opositores, atingindo-os com pistolas de ar comprimido que atiram bolas de tinta colorida. Em alternativa ao Paintball Tradicional existe também o Paintball Laser, em que cada jogador está equipado com sensores e um equipamento que dispara feixes invisíveis de infravermelhos que atingem os sensores dos adversários. Como não são disparados projécteis, esta actividade pode ser praticada sem limitação de sexo e idade e praticamente em qualquer local.
  • Team Building Gastronómico. Imagine-se a cozinhar os mais famosos pratos portugueses com a sua equipa! Este tipo de actividade de team building permite o desenvolvimento da criatividade e das relações interpessoais que são geradas num trabalho de equipa, aumentando a motivação. Esta actividade de team building adapta-se a qualquer tipo de evento.
  • Prova de orientação. No meio do campo, num local desconhecido, como é que se orienta? Através desta actividade de team building aprenderá a utilizar alguns instrumentos para se orientar no terreno e chegar ao seu destino. Os percursos poderão apresentar vários níveis de dificuldade,conforme o nível de conhecimento e condição física dos participantes.
  • Acampamento. Nesta actividade terá a necessidade de construir estruturas de apoio logístico, tais montar tendas, cozinhar, etc. Esta experiência permite-lhe aprender a gerir recursos limitados e a lidar com a necessidade de ultrapassar dificuldades. Para além disso, exige trabalho em equipa, permitindo desenvolver competências individuais, vencer medos e adaptar-se ao meio envolvente.

Estes são apenas alguns exemplos do que pode fazer num evento de team building. No entanto, existem muitas outras soluções criativas.

Se pretende organizar uma acção de team building, recorra a empresas que tratam de tudo por si. Encontre através da Zaask profissionais de confiança e avaliados.