Ideias para convites de baptizado

Quando começar a organizar o baptizado do seu filho ou da sua filha, uma das primeiras tarefas a realizar, após a selecção e listagem de convidados, é precisamente o envio dos respectivos convites para assegurar a presença de todos os seus amigos e entes queridos.


Sendo esta uma comemoração muito especial, é natural que queira tudo perfeito, a começar pelos convites de baptizado.

Através da Zaask encontra profissionais de Design Gráfico para criar os melhores convites de baptizado. Para facilitar a sua escolha, poderá consultar as respectivas avaliações fornecidas por anteriores contratantes.

Ao contratar um designer gráfico para elaborar os convites, terá com certeza o resultado final que pretendia.

No entanto, se não quiser gastar muito dinheiro e tiver facilidade em utilizar programas de edição de imagem, pode criá-los você mesmo.

Escolha uma ou várias fotos do seu(sua) filho(a), acrescente um texto e depois escolha um bonito papel de impressão. Se preferir, pode fazer a impressão numa gráfica.

Também pode criar os convites de baptizado a partir de templates já pré-definidos e adicionar fotos, textos ou símbolos.

A criação de convites de baptizado online também é cada vez mais comum: basta comprar e personalizá-los ao seu gosto.

Que convites de baptizado escolher

Os convites de baptizado devem reflectir o estilo do evento que vai celebrar, pelo que deverá optar por modelos e cores que se encaixem no perfil da comemoração.

Geralmente, nos convites de baptizado utilizam-se cores suaves, que facilmente identifiquem se é um menino (azul, por exemplo) ou uma menina (cor-de-rosa), bem como ilustrações com temática infantil – ursinhos amorosos, passarinhos, etc. – e/ou religiosa, tais como anjinhos, etc.

Convite DIY em LovemyRedeemer
Convite DIY em LovemyRedeemer

Muitas vezes os pais optam por colocar a foto do(a) bebé ou acompanhar os convites de baptizado por um mini-terço, embelezando-os também com pormenores, tais como laços, fitas, etc.

De qualquer forma, e tal como em tudo que diz respeito às celebrações mais tradicionais, actualmente não existem regras inquebráveis e o importante é optar pelo estilo que mais se adeqúe à personalidade de cada um, que neste caso é a dos pais, já que geralmente os filhos a baptizar são bebés.

Também relativamente ao formato e material dos convites, geralmente são feitos em papel, mas poderá sempre optar por convites de baptizado diferentes, enviando-os em caixinhas, em saquinhos ou até mesmo acompanhados por pequenos peluches.

O texto para os convites de baptizado

No texto dos convites de baptizado deverá sempre colocar:

  • O nome da criança e a data
  • O local e a hora da cerimónia do baptismo
  • O local onde irá decorrer a festa
  • O telefone ou correio electrónico para onde deverá ser enviada a confirmação de presença

Existem vários exemplos de textos de convites de baptizado que poderá adoptar, embora o ideal seja elaborar um texto único e personalizado.

Se quiser uma ideia original, e estiver a pensar em organizar uma celebração informal, pode construir o texto como se fosse o(a) seu(sua) filho(a) a falar, podendo adicionar palavras carinhosas que provoquem o esboçar de sorrisos nos seus convidados quando os receberem.

Um exemplo:

 

Ouvi dizer que no dia –/–/–. às 00h00 na Igreja ………….. um padre vai deitar água fria sobre a minha cabeça. Eu não estou a achar muita piada à ideia e, por isso, estou a convidá-lo para me defender no caso de eu me assustar e chorar muito. Promete-me que vai lá estar? Os meus pais também dizem que este acontecimento é tão importante que vamos fazer logo a seguir uma grande festa para o comemorar na [local e endereço]. Vou ficar à sua espera, está bem? Confirme a sua presença através do telefone ………….. ou email ……………

 

Pode ainda optar por textos com mensagens mais religiosas, com citações bíblicas ou até mesmo por mensagens tradicionais, como pode ler abaixo:

 

É com muita alegria que nós [nome dos pais] convidamo-lo a si e à sua família para a celebração do Baptizado do nosso filho [nome] no dia ../../…. às …… horas. Logo após a cerimónia iremos comemorar a ocasião com uma festa em [local e endereço]. Ficaremos muito felizes com a sua presença, que deverá confirmar através do telefone ……… ou email ……………..

 

Não adie mais a elaboração dos convites de baptizado. Mãos à obra e muitas felicidades para este dia tão especial!