Como criar uma loja online: saiba tudo aqui!
Ter um negócio próprio faz parte dos objectivos a longo prazo de cada vez mais pessoas, mas por vezes, a loja física traz encargos difíceis de comportar pelos novos empresários. Muitos decidem começar por criar uma loja online para testar se a sua ideia de negócio e saber se tem “pernas para andar” no mercado real.
Neste artigo ajudamos o pequeno empreendedor a criar uma loja online. Siga estas dicas e faça do seu negócio um sucesso, desde o início.
1 – Decida o que vai vender e pesquise sobre a sua viabilidade
O primeiro passo para criar uma loja online é encontrar um produto ou serviço que seja vendável online. Antes de tudo, deverá ter a certeza que existe procura para o produto que pretende vender, para tal, dispõe de ferramentas ao seu dispor como o Google Insights ou o Google Keyword Tool (para aceder tem de estar registado com uma conta no Google Adwords), que o ajudarão a aferir o volume efectivo de procura online por determinadas palavras-chave, assim como outras informações relevantes, para que possa avaliar o potencial de criar uma loja online para determinado sector ou produto.
Dedique também especial atenção à análise da concorrência, procure perceber os motivos de sucesso da concorrência e as possibilidades de inovar e fazer melhor que a mesma.
2 – Escolha a plataforma na qual irá funcionar a sua loja online
A escolha da plataforma em que vai criar uma loja online é fundamental. Esta escolha irá sobretudo depender dos requisitos técnicos que a sua loja poderá necessitar, quando escolher a sua, tenha em especial atenção recursos como: várias formas de pagamento, calculo automático de taxas ou portes de envio, possibilidade de fazer descontos, etc.
Existem também, como alternativa, serviços de criação de lojas online bastante simples. Estas envolvem geralmente um pagamento mensal ou anual pelo serviço e muitas já incluem alojamento.
3 – Escolha e registe o seu domínio e alojamento
A escolha do domínio é absolutamente essencial já que é através deste que as pessoas chegarão ao seu site, certifique-se que é curto e fácil de memorizar e que está minimamente relacionado com a sua actividade. Terá que registar o seu domínio através de um site de registo de domínios, existem vários no mercado e uma rápida pesquisar no google mostrará vários confiáveis.
Terá também que escolher um alojamento onde ficará alojado o seu site. Quando escolher a empresa de alojamento para o seu website, recolha dados de várias alternativas e pondere qual a melhor. Tenha em linha de conta aspectos como: preço anual, segurança, fiabilidade, limite do espaço em disco, limite de tráfego, bases de dados, qualidade do apoio ao cliente, contas de email, etc.
4 – Defina como vai receber os seus pagamentos e expedir os seus produtos
Defina que tipos de pagamento vai aceitar quando criar uma loja online, opte por abrir uma conta bancária comercial ou, em alternativa mais simples, uma conta paypal de forma a poder receber pagamentos das compras efectuadas. Estude bem a forma como vai proceder aos envios dos seus produtos, compare os preços, os prazos de entrega e a fiabilidade das transportadoras. O drposhipping, por exemplo, pode ser uma boa opção. Saiba aqui no que consiste.
Uma estratégia de expedição dos seus produtos deficiente e com falhas poderá condenar o seu negócio ao fracasso. Dê especial atenção a esta questão, muitas vezes subvalorizada, não se esqueça que algumas das grandes lojas online a nível mundial estabeleceram-se e tornaram-se gigantes precisamente ganhando vantagem competitiva neste aspecto.
5- Teste o site e qualidade de serviço
Teste o seu site e qualidade de serviço no principio e depois regularmente. Ao criar uma loja online, deve fazer testes quanto à qualidade do site e quanto ao seu funcionamento geral, rapidez de carregamento, compatibilidade em vários browsers, resoluções diferentes, etc.
Teste também o seu serviço de forma geral, defina uma rotina de testes do seu sistema de forma regular, verifique se todas as informações sobre o site e os seus produtos estão correctas, precisas e claras. Mantenha a “máquina” oleada, em pleno funcionamento e avaliação constante.
6 – Promova a sua loja
Finalmente, promova a sua loja. Participe em blogues e redes sociais, interaja com as comunidades online da sua área. Procure também otimizar o seu site para que seja correctamente indexado pelos motores de busca e apareça nas posições cimeiras de pesquisa. Se tiver possibilidade, opte por investir em publicidade online. Não se esqueça que um site sem visibilidade não venderá tanto e não chegará ao target pretendido.
Se seguir estes passos já conseguirá lançar o seu negócio online e efectuar vendas pela internet. Analise bem os passos e não deixe nenhum para trás. Se quiser a ajuda de um ou uma profissional de marketing digital ou e-Commerce no lançamento da sua loja online, peça ajuda à Zaask.
Boa sorte e bons negócios!