Conheça os princípios básicos de SEO
Não sabe o que é o SEO? Não se preocupe, nós ajudamos, ensinando a definição e os princípios básicos de SEO. A sigla SEO significa Search Engine Optimization, ou seja, optimização para motores de busca, e designa o conjunto de técnicas e estratégias com vista a melhorar o posicionamento de um site nos resultados das pesquisas feitos pelos utilizadores e pelas utilizadoras dos motores de busca gerando, desta forma, mais tráfego orgânico e um posicionalmento vantajoso face à concorrência.
Princípios básicos de SEO
– Procure ter um site o mais leve que conseguir, opte por exemplo, por reduzir o tamanho das imagens.
– Tenha conteúdo único. Evitar ao máximo duplicar conteúdo existente é um dos princípios básicos de SEO.
– Utilize correctamente e sem excepção as head tags, assim como as meta tags de cada página.
– Outro dos princípios básicos de SEO com mais importância é a criação de conteúdo relevante para o público a que pretende chegar.
– Certifique-se que o ficheiro robots.txt não bloqueia páginas importantes do seu site, o ficheiro robots.txt serve precisamente para os webmasters definirem o que deve ou não ser indexado pelos motores de busca. Certifique-se, portanto, de que este está a trabalhar a seu favor e não contra si.
– Crie um ficheiro sitemap.xml e envie-o para o Google. O sitemap.xml é um ficheiro que informa o Google do conteúdo do seu site: páginas, imagens, vídeos, etc. É um dos princípios básicos de SEO porque funciona como uma espécie de índice que facilita o trabalho dos motores de busca. Poderá criar o seu ficheiro sitemap.xml manualmente seguindo as instruções do google ou ainda usar o Google Webmaster Tools que ajuda a automatizar este processo.
O linkbuilding como factor de sucesso no Search Engine Optimization
O linkbuilding é a prática de conseguir que os links apontem para um site e, deste modo, aumentar a autoridade do site perante os motores de pesquisa. Neste caso, deve existir um equilíbrio entre quantidade e qualidade de backlinks a apontar para um dado website. Eis algumas dicas:
– Crie links para sites relevantes e com boa indexação no Google.
– Procure repetir as palavras-chave das suas páginas, coloque-as em negrito de preferência, desta forma indicará aos motores de busca a relevância das mesmas.
Nota: Apesar de ser um dos princípios básicos de SEO, deve ter em atenção que a repetição excessiva das palavras-chave pode ter o efeito contrário junto do Google. Este poderá penalizar o seu site por suspeitar que está a usar técnicas “alternativas”, no caso, o chamado “Keyword Stuffing”.
– Crie ligações e interligações entre as suas páginas, de preferência em texto. Não use apenas links com imagens ou menus. Não se esqueça que o Google lê essencialmente texto.
– Use as redes sociais com o seu site, cada vez mais o Google vai tentando interpretar os sinais das redes sociais. Likes, shares, links nas redes sociais, etc., são tudo indicações da relevância do seu site que o Google terá em conta.
– Tão ou mais importante que qualquer optimização interna do seu site das referidas anteriormente, são os links de outros sites que apontam para o seu, chamados backlinks. Tanto a quantidade como a qualidade. Quanto mais relevante for o site que possui um link a apontar para o seu site, melhor.
Ferramentas de SEO úteis
Charles Madureira, neste guia muito bem estruturado sobre estratégia SEO, elabora uma lista com algumas ferramentas indispensáveis para uma estratégia de SEO bem definida. Dê uma vista de olhos nas ferramentas de SEO:
– SEMrush: possui quase tudo relacionado com a estratégia de SEO;
– Keyword Planner do Google Ads: pesquisa de palavras-chave e competição;
– Google Search Console: ajuda a indexar websites, corrige problemas com tags, entre outras coisas.
– Google Trends: pesquisa de tendências para a criação de palavras-chave.
Pode seguir estes princípios básicos de SEO (Search Engine Optimization) e utilizar ferramentas específicas, que encontrará online (muitas delas gratuitas), que fazem a análise e configuração dos vários itens a que aqui fizemos referência ou escolher uma empresa de marketing digital através da Zaask, que trate de colocar o seu site no topo das pesquisas.