Como tirar uma boa selfie

As selfies estão cada vez mais na moda e são a forma mais comum de tirar um auto-retrato nos dias que correm. Se ainda não sabe como tirar uma boa selfie, neste artigo explicamos-lhe, passo a passo, como o fazer.

1- Conheça os seus ângulos e teste antes de captar a imagem

Para tirar uma boa selfie, é essencial treinar previamente os seus melhores ângulos, para saber quais são os que o melhor favorecem no momento da captação da imagem. Em seguida, procure estratégias que potenciem os seus melhores ângulos e atributos que desacentuem as suas falhas. Não se esqueça, o seu objetivo é representar os seus melhores traços e não necessariamente reproduzir fielmente todos os seus atributos.

2- Enalteça os seus traços mais cativantes
Planeie o ângulo da sua foto e a produção da sua imagem em função dos seus traços mais apelativos. Se o seu rosto, olhos e lábios são os seus traços mais fortes, foque-se então numa foto de rosto versus meio corpo ou corpo inteiro, pois esses traços ficarão diluídos em fotos que não foquem o rosto. Se a sua silheta é o atributo que considera mais apelativo, então fotos de meio corpo e corpo inteiro são aquilo em que deve apostar. Opte por roupas que acentuem a zona que quer enaltecer. No entanto, se vai expor as suas fotografias nas redes sociais, não exiba de forma demasiado ousada os seus atributos, sob pena de poder ser penalizada pelas políticas da mesma.

3- Domine a iluminação, não deixe que ela o domine a si
A luz é fundamental em fotografia, pois pode impulsionar uma boa foto ou anulá-la por completo. O mesmo pode fazer com a representação dos seus melhores traços. A luz natural é muito mais lisongeante do que a luz artificial (flash) dos dispositivos móveis, pois, contrariamente ao que acontece em contexto profissional, você não pode controlar a luz que por ele é emitida, podendo resultar em zonas do rosto explodidas (brancas), sombras inestéticas ou olhos vermelhos, para além de que representa mais fielmente as cores do ambiente que se pretende reproduzir.
Assim, procure fotografar perto de fontes de luz natural como janelas ou exteriores e, se possível, evite a contra-luz e fotografe de frente, um pouco acima do nível dos olhos, para suavizar os seus traços e a textura da pele, evitando as sombras mais duras.

4- Dê atenção ao contexto
Tenha atenção ao contexto: uma área desarrumada ou suja pode comunicar algo desadequado, para além de retirar a relevância da sua imagem. Para uma imagem de conotação neutral, focada sobretudo no seu retrato, e com o mínimo de ruído visual possível, procure paredes de cor sólida, assim como cortinas ou paredes forradas a tecido, ou simplesmente secções limpas de objectos.

5- Aposte em expressões e momentos diferenciadores
Tirar retratos de si mesma não tem de ser enfadonho nem de gerar sempre o mesmo estilo de imagem. Por mais que queira salientar os seus melhores traços, pode manter esse objectivo, recorrendo, no entando, a diferentes expressões ou tipos de sorrisos. Aja de forma confiante, mas não tenha receio de parecer tola. Expressões como a “boca de peixe”, ou mesmo lunáticas ou ligeiramente enraivecidas, quando abordadas de forma cómica, podem trazer muito entretenimento a si e aos que a rodeiam, e comunicar traços muito simpáticos da sua personalidade.

6- Analise antes de tirar a foto e tenha cuidado com photo-bombers
Tire o máximo partido de poder ver em tempo real o seu aspecto e analise bem toda a imagem antes de premir o botão. Tenha cuidado com photo-bombers, ou seja, todos aqueles que gostam de fazer brincadeiras “estragando” a sua selfie e os que, mesmo sem ter noção, interferem com o seu contexto. Por vezes, estes photo-bombers ajudam a criar uma imagem fantástica, por isso, se for alvo de um e tiver o sentido de humor suficiente para a aceitar, não a exclua da sua biblioteca de imagens.

7- Capte várias imagens de forma estável
Quando captar a imagem, tente ao máximo manter a mão firme, sobretudo se fotografar em condições de baixa iluminação, pois a tendência é obter uma foto tremida. Adicionalmente, tire várias fotos para ter um leque de escolha. Por vezes, o rosto posicionado um milímetro ao lado pode fazer toda a diferença.

Tem aqui todas as ferramentas para conseguir captar as melhores selfies. Se, no entanto, procura um profissional para uma sessão fotográfica, saiba que, na Zaask, encontra o mais indicado para si!