Como reparar um forno a gás – o básico!

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, as avarias dos fornos a gás são geralmente fáceis de reparar. Na maioria dos casos, qualquer um de nós pode investigar por conta própria como reparar um forno a gás e, até, solucionar o problema. No entanto, é importante referir que existem problemas que requerem a atenção de um profissional que deve contratar através da Zaask. Para ajudá-lo, criámos um guia com as situações mais prováveis e as suas respectivas soluções. Vamos ajudá-lo a reparar um forno a gás.

Cuidado: Antes de começar a reparar um forno a gás lembre-se de desligar o fornecimento da unidade. Por norma, a linha de gás encontra-se por de trás do forno. Terá a certeza que o gás está desligado quando tentar acender o forno e este não funcionar.


1-      Dispositivo de ignição assar avariado

Se a sua comida leva muito tempo a assar o mais certo é o dispositivo de ignição do seu fogão a gás estar avariado. Das duas uma – ou está queimado, ou está fraco.

Para identificar qual a causa da avaria, precisa de encontrar o dispositivo de ignição de assar. Localiza-se junto ao queimador (tipo um tubo de gás), é um mecanismo pequeno, geralmente com 2,5 por 10 cm, e a sua forma varia conforme o fogão, tanto pode ser redondo, como retangular.

Compreenda o sistema. Para reparar um forno a gás deve compreender como funciona. É através do queimador que o gás flui. Os pequenos buracos nas suas laterais permitem que o gás quando inflamado, se mantenha num fogo baixo durante muito tempo. Quando o dispositivo de ignição está fraco (apesar de ficar vermelho não consegue aquecer o suficiente), ou está queimado – o gás não consegue fluir para o queimador e este não acende.

Solução: Caso seja uma destas a causa, para reparar um forno a gás deve substituir o dispositivo de ignição, já que muito raramente o problema reside na válvula de segurança do gás.

2-      Queimadores entupidos

É habitual os queimadores não funcionem correctamente devido à sujidade acumulada nos seus orifícios. Com estes furos verticais entupidos o gás não consegue incendiar-se e aquecer a comida.

Solução: Para reparar um forno a gás com este problema, deve usar a ajuda de um palito. Limpe cuidadosamente o aparelho. Antes de testar o forno novamente, deixe o queimador secar completamente. Se não acender de imediato, repita o procedimento, ou chame um técnico, que pode encontrar na Zaask, para o reparar.

3-      O relógio parou

Habitualmente, os relógios não-electrónicos dos fornos a gás não duram muito tempo. O que é um problema, pois é uma peça fundamental do forno. Raramente são reparáveis, o mais certo é ter que substituí-lo. Já os relógios electrónicos costumam ser mais duradouros. Porém, como estão integrados numa placa de circuito, quando avariam ficam mais dispendiosos, uma vez que precisa de substituir ambos, dificultando a operação.

4-      A luz do forno não funciona

Na maioria dos casos, a luz do forno interior provém de uma lâmpada de 40 watts.

Solução: Para reparar um forno a gás com este problema retire a cúpula em vidro e troque-a por uma nova. Se verificar que não está queimada, o problema poderá residir na moldura da porta do forno. Neste caso, chame um profissional.

5-      Problemas com a auto-limpeza

Como se sabe o sistema de auto-limpeza de um forno a gás é bastante complexo. Ao ponto de para o saber usar correctamente precisar de ler e compreender o manual de instruções.

Solução: Caso tenha problemas com este sistema, é melhor não entrar em muitas aventuras. Chame um técnico qualificado no reparo do aparelho, como os que encontra na Zaask.

6-      A porta não fecha

Às vezes acontece, termos um pequeno acidente e a porta do forno ficar ligeiramente torta, ou até mesmo deformada.

Solução: Retire a porta para reparar um forno a gás que esteja com este problema, para isso precisa de deslocar a porta com muito cuidado das dobradiças. Caso verifique durante o processo que as dobradiças estão muito desgastadas, não pense duas vezes – substitua-as.

         7 – Outras avarias

  • O termostato não está a funcionar correctamente.

Muitas das vezes, o forno aquece mal porque o termostato está com defeito, ou não está bem calibrado.

Solução:Remova a alça de ajuste e localize um painel de calibração na parte traseira. Afrouxe o parafuso no painel, ajuste-o para a configuração correcta e aparafuse-o de volta.

Advertências:

– Proceda sempre com muito cuidado. Use uma lanterna. Certos componentes do forno a gás têm bordas afiadas;

– Se suspeitar que uma parte do forno é perigosamente quente, desligue-o de imediato. Não arrisque. Chame por um profissional de reparação de electrodomésticos;

– Faça o mesmo se sentir um cheiro intenso a gás. A sua vida pode estar em perigo!

O que para uns é muito simples, para outros é uma autêntica dor de cabeça. Por isso mesmo é que na Zaask existem os melhores profissionais de reparação de fornos a gás. Não arrisque e saiba hoje mesmo qual é a avaria do seu forno a gás.