Como podar uma árvore

Podar uma árvore é fundamental, tanto para o seu correcto crescimento, como para proporcionar uma maior vitalidade à mesma. No caso de podar uma árvore das frutíferas poderá potenciar o aparecimento de mais e melhores frutos. Mas a poda também poderá ter de acontecer por motivos práticos, para a desobstrução de cabos eléctricos ou vedações ou por questões ornamentais, criando formas mais atrativas.

Hoje deixamos-lhe indicações chave para podar uma árvore correctamente:

  1. Primeiro que tudo, para podar uma árvore, há que tratar da protecção. Use sempre os equipamentos adequados, não se esqueça dos óculos, capacete e luvas para o seu trabalho.
  2. Para podar uma árvore comece sempre por eliminar os galhos mortos, corte-os de forma limpa acima do local onde nascem.
  3. De seguida elimine os galhos que estejam cruzados na copa da árvore ou que não deseje manter devido a sua forma pouco estética.
  4. Ao podar uma árvore, quando for altura do desbaste da copa, elimine os galhos alternadamente. Um ou dois galhos em cada cinco é um bom número de forma a ter um esvaziamento da copa sem comprometer a árvore. Este desbaste é fundamental, já que permitirá a entrada de luz mais abundante no interior da árvore potenciando o desenvolvimento de novos galhos e folhas.
  5. O último passo ao podar uma árvore é aparar os galhos mais longos por motivos estéticos e controlar o tamanho da árvore.

Algumas dicas essenciais de como podar uma árvore:

  • Por via das dúvidas corte sempre o menos possível, lembre-se que podar uma árvore é essencial ao desenvolvimento da mesma mas cada corte expõe a árvore a fungos e parasitas, por isso, seja conservador na abordagem.
  • Lembre-se que para a árvore sobreviver e desenvolver-se de forma saudável precisa de ter no mínimo 2/3 do seu tamanho constituído por galhos saudáveis.
  • Nunca pode a árvore mais do que uma vez por estação, já que esta precisa de tempo para se recuperar.
  • Além da protecção que já referimos, use ferramentas adequadas para o trabalho em questão, tesoura e tesourão de poda, assim como uma serra eléctrica para certos trabalhos, são essenciais.
  • No final do seu trabalho não se esqueça de levar ou mandar recolher os restos que criou, de preferência para  reciclagem.

Podar uma árvore não é um serviço muito complexo, mas precisa de seguir estes passos correctamente para efectuar um trabalho eficaz. Se tem muitas árvores a precisarem deste serviço ou se o considerou demasiado complexo, contrate um jardineiro que trate da poda por si.