Como limpar as sarjetas e esgotos de sua casa

O exterior de uma casa também exige manutenção regular. Entre as várias tarefas inclui-se limpar as sarjetas e esgotos. Só assim é possível garantir o fluxo adequado da água e a preservação da casa no seu todo. A pensar em si, a Zaask explica-lhe tudo o que deve saber para limpar as sarjetas e esgotos.

O que deve saber antes de limpar as sarjetas e esgotos:

 – Quando decidir limpar as sarjetas e esgotos convém dar uma espreitadela às previsões meteorológicas. O trabalho será mais fácil se os detritos estiverem secos;

– É aconselhável limpar as sarjetas e esgotos a cada Primavera e Outono, pois as folhas e outros detritos podem causar sérios danos, para não falar que constituem um convite tentador para formigas carpinteiros e mosquitos proliferarem. Se vive numa região sujeita a tempestades frequentes a limpeza deve ser feita mais vezes ao ano. Existe grande probabilidade da água, que escorre sobre as sarjetas e esgotos, acabar na fundação da sua casa, ou na cave;

– Use uma pequena colher para escavar os detritos para fora das sarjetas e esgotos. Não se esqueça das luvas, vão proteger-lhe as mãos da lama, de eventuais pedaços de metal e parafusos.

Os diferentes métodos para limpar as sarjetas e esgotos:

O Tradicional

  1. Com a ajuda de uma colher de jardineiro, de pedreiro, ou até duma espátula de cozinha (como preferir) comece a retirar da sarjeta os detritos soltos (folhas, galhos, etc.), longe da saída de esgoto. Ao mesmo tempo coloque o “lixo” num balde, ou em uma lona de plástico. No fim, não se esqueça de colocar os detritos na compostagem;
  2. De seguida pegue em uma mangueira (com bico de spray) e ligue a água no máximo (com alta pressão) para limpar os detritos que restaram. É um trabalho sujo, tente evitar pingas de lama na roupa. Se for necessário use uma escova de dentes para remover os detritos mais incrustados.

Nota: Lembre-se que a mangueira deve ter a boca posicionada na direcção da saída da drenagem!

  1. Caso a água não esteja a escorrer bem através dos canos de esgotos, use um encanamento cobra, muito útil para desentupir. Instale a cobra a partir do topo da calha até atingir a obstrução, geralmente localizada numa curva. Depois de detectada teste novamente com água. Enxague e repita as vezes que forem necessárias.

O Soprador de Folhas

– Muitas pessoas, para expulsar os detritos secos das sarjetas e esgotos, preferem usar um soprador de folhas. Se seguir este método lembre-se de usar óculos de protecção e uma máscara de pó.

Considerações finais:

 

– Certifique-se de que a água das sarjetas e esgotos está a escorrer para bem longe de sua casa;

 

– Instale filtros de folhas nos topos da drenagem, isso fará reduzir bastante as grandes obstruções;

 

– Se tem uma moradia e a mesma estiver localizada numa zona de chuvas abundantes, a melhor solução para o seu caso será a construção de um poço (2 a 4 metros de largura e 3 metros de profundidade), para assim evitar sérios danos nas fundações da sua casa;

 

– Finalmente não se esqueça de que não é apenas importante limpar as sarjetas e esgotos, convém verificar também regularmente, principalmente após uma tempestade, o estado das mesmas para o caso de existirem fendas, ferrugem, entre outros. Os arranjos também devem ser executados em dias secos.

 

Limpar as sarjetas e esgotos requer algum tempo e perícia. Se entender que precisa da ajuda de um profissional qualificado em desentupimentos, entre ainda hoje em contacto com a Zaask e envie o seu pedido.

Proteja a sua casa, ou mais tarde poder-se-á vir a arrepender.