Como garantir a segurança em eventos

A garantia da segurança deve ser uma das suas maiores preocupações enquanto organizador de um evento.

É importante que se assegure de que todos os participantes não correm riscos e que o local onde decorre o evento está protegido e de acordo com as normas de segurança necessárias para a protecção do público.

Por isso, não deixe para segundo plano esta questão e contrate um serviço de segurança em eventos para garantir que não haja nenhuma falha.


Deixamos-lhe aqui algumas dicas para o ajudar a escolher os melhores serviços e, assim, evitar problemas durante o decorrer do evento.

  1. Qualidade e referências. Ao escolher uma empresa de segurança em eventos é fundamental verificar a qualidade e profissionalismo da equipa que pretende contratar, de modo a evitar possíveis transtornos. Se não tem nenhuma referência, saiba que através da Zaask poderá encontrar profissionais de segurança avaliados por trabalhos anteriormente realizados. O ideal é recorrer a profissionais com maior experiência e boas recomendações.
  2. Preparação da equipa. Certifique-se de que a equipa de segurança em eventos contratada está devidamente preparada para lidar com as características do seu público. Para além disso, os seguranças devem saber como agir perante as mais diversas situações, de acordo com instruções dadas por si e respeitando as regras de cada evento.
  3. Quantidade de profissionais. Quando estiver a escolher a equipa de segurança deverá ter em conta a quantidade de profissionais ideal para fazer a cobertura de todo o evento. A determinação do número de seguranças depende da capacidade e área do local em que o evento decorre e, obviamente, do orçamento disponível para a contratação. Há quem prefira investir noutros serviços em detrimento do número de seguranças. No entanto, cada evento exige sempre um número mínimo de profissionais para garantir a protecção de todos e esse número deverá ser respeitado.
  4. Condições das infra-estruturas. A segurança em eventos também depende de vários detalhes, tais como a infra-estrutura do local escolhido para a realização do evento. Não pode permitir que o evento decorra num local que não tenha capacidade para comportar o número de participantes estimado ou que tenha problemas eléctricos, arquitectónicos ou qualquer outro que coloque em risco a segurança e a vida das pessoas.
  5. Transporte em segurança. Se o seu evento implica o transporte de convidados e/ou equipamentos assegure-se de que o mesmo acontece tranquilamente e em segurança. Verifique se o meio de transporte utilizado tem autorização para circular e se o motorista está devidamente habilitado para conduzir o veículo seleccionado pela empresa de segurança em eventos. Para os equipamentos, dever-se-á ter em conta o tipo de mercadoria e a quantidade.
  6. Qualidade do serviço. Quando estiver a escolher os profissionais de segurança em eventos não descure da qualidade a favor do baixo preço. Por mais tentador que seja encontrar um serviço mais barato, por vezes a qualidade não é a melhor. Por isso, assegure-se de que contrata um bom serviço.
  7. Habilitações dos profissionais. Os seguranças não têm necessariamente de obedecer ao estereótipo de homens grandes e encorpados. O que deverá priorizar é o treino do profissional, que deve estar preparado para agir no evento, não só para a remoção de pessoas à força mas também para fornecer informações a quem chega, entre outras funções. Por vezes os seguranças chegam mesmo a estar qualificados para auxiliar em primeiros socorros.
  8. Conduta dos seguranças. Uma boa equipa de segurança em eventos deve estar preparada para actuar sob várias circunstâncias. Para além disso, o profissional não deve optar de imediato pela agressão física ou verbal perante imprevistos. Assim, a preparação dos seguranças é essencial para que eles possam agir civilizadamente e sem exageros, mesmo quando estiverem perante alguém descontrolado e que ameace outros participantes do evento. Dependendo da situação, uma má actuação do segurança pode aumentar ainda mais a confusão, em vez de minimizar danos.

Agora já sabe quais os cuidados que deve ter ao contratar uma empresa de segurança em eventos. Lembre-se sempre de planear tudo com antecedência, para evitar imprevistos.