Como fotografar a lua

Fotografar a lua sempre foi motivo de fascínio para os fotógrafos nocturnos, mas, por ser um astro demasiado brilhante em contraste com céu escuro, por vezes apresenta algumas dificuldades na sua captação. Hoje, deixamos-lhe as instruções essenciais para fotografar a lua de forma perfeita.

Que tipo de lente usar para fotografar a lua

É importante usar uma lente, neste caso uma teleobjectiva, com uma distância focal bastante longa. Quanto mais longa, maior detalhe alcançará, por isso, considere objectivas acima dos 200 mm para fotografar a lua.

Use um tripé e a câmara bem apoiada

O uso do tripé, apesar de não ser indispensável, fará alguma diferença, pois poderá usar um ISO um pouco mais baixo e gerir a velocidade do obturador à sua vontade sem se preocupar com tremuras. Com o ISO baixo, a sua imagem terá melhor qualidade. Poderá fazer a diferença entre uma foto mediana e uma foto perfeita.

O tipo de medição para fotografar a lua

De preferência, use sempre o sistema de medição pontual quando fotografar a lua, já que a luz da mesma é substancialmente diferente do restante céu escuro. Desta forma, garantirá que o fotómetro da sua câmara medirá a luz somente no ponto onde quer, ou seja, na lua.

Velocidade, abertura e ISO

Por fim, os parâmetros técnicos indicados vão depender da luz e da altura da noite em questão, mas procure usar o ISO o mais baixo possível para potenciar ao máximo a definição e qualidade de imagem. Vá aumentando consoante as suas necessidades de luz ao fotografar a lua.

Quanto à velocidade do obturador, apesar de não ser necessária uma velocidade demasiado alta para fotografar a lua, procure que esta não baixe dos 1/60 ou 1/80 se estiver a usar um tripé, ou 1/125 ou 1/250 caso esteja com a máquina na mão. Não usar velocidades mais lentas que as indicadas garantirá que não perde definição na imagem devido ao movimento da lua no céu, pois este é, efectivamente, bem mais rápido do que aparenta à primeira vista.

Já em relação à abertura, procure que esta esteja preferencialmente acima dos f/9 para garantir o máximo detalhe possível. Apenas reduza se precisar mesmo de mais luz e se o seu ISO estiver no limite do aceitável.

Com estas dicas profissionais não tem mais motivos para não fotografar a lua de forma perfeita com a sua DSLR. Mas, se o seu projecto necessita de um profissional, encontre-os os melhores fotógrafos através da Zaask, para que a sessão seja um sucesso.