
Como Fotografar Animais – 6 Dicas Essenciais
Se já tentou fotografar os seus animais domésticos ou mesmo nas suas viagens e visitas ao Jardim Zoológico, certamente já notou que obter bons resultados é uma tarefa muito mais difícil do que aparenta à primeira vista. Alguns princípios básicos para fotografar pessoas aplicam-se também quando está a fotografar animais, contudo, como veremos, existem alguns princípios particulares quando fotografamos animais.
Hoje deixamos-lhe 6 dicas essenciais para obter melhores fotografias dos seus animais de estimação, no seguimento de outros artigos em que lhe ajudámos a tirar melhores retratos, a fotografar bebés ou mesmo a tornar a fotografia de grávidas uma obra de arte.
No que se refere a arte de fotografar animais:
Tal como quando fotografa pessoas, dê sempre prioridade aos olhos como ponto de foco. Estes são sempre o ponto mais importante e prioritário sempre que olhamos para uma fotografia.
2. Coloque-se ao nível do animal
Um dos erros mais comuns é a tendência de fotografar de cima para baixo os animais. Posicione-se sempre ao nível do animal. Fotografar animais de cima para baixo tendencialmente transmite uma perspectiva demasiado humana e afastada. Posicionar-se ao nível dos animais permite-lhe estar mais perto do mundo deles, transpondo a sua perspectiva para a foto. Claro que este ponto tem de ter em conta o tipo de animal e o perigo que pode significar estar ao mesmo nível que ele. Deve medir bem esse perigo e fotografar animais sempre em segurança.
3. Preencha o enquadramento e evite fundos demasiado distrativos
Aproxime-se ou use zoom de forma a preencher o enquadramento com o animal, trará assim, maior impacto e objectividade à imagem captada. Dê também especial atenção ao fundo para que não seja demasiado distrativo, se possível, desfoque-o ao máximo, para que o animal se destaque.
4. Saiba atrair a atenção do animal
Use brinquedos, gestos e sons para atrair a atenção do animal e obter diferentes reações, por vezes colocar o brinquedo favorito do animal ligeiramente acima da lente da câmara atrairá a sua atenção e o seu olhar para o sítio certo.
5. Se for necessário use uma objectiva mais longa ou o zoom da sua câmara
Se o animal ficar demasiado ansioso pela proximidade ou tamanho da câmara poderá usar uma objectiva mais longa ou o zoom da sua câmara de forma a não estar tão perto dele e obter um resultado mais natural.
6. Tenha paciência e esteja preparado para reagir no momento certo
Fotografar animais requer alguma paciência, já que, muitas vezes as suas reações são incertas. Saiba esperar pelo momento certo, muitas vezes os animais vão ficando mais à vontade e menos ansiosos à medida que o tempo passa. Espere pacientemente, vá fotografando, mas esteja sempre preparado para quando o momento certo aparecer.
Se seguir estas simples dicas, verá uma melhoria instantânea nas imagens do seu animal doméstico ou dos animais que pretende retratar. Se está a aprender fotografia ou se é um amante da arte de bem fotografar, leia os posts anteriores que escrevemos sobre o tema e torne-se um profissional.
Na Zaask pode encontrar os melhores fotógrafos profissionais. Na Zaask estamos aqui para si!