Como fazer um mini-wedding
Se está a pensar em casar e gostaria de ter uma cerimónia intima mas cheia de charme, um mini-wedding (mini-casamento) poderá ser o que procura.
Este conceito de casamento mais pequeno, que nasceu nos Estados Unidos, tem sido uma tendência cada vez mais procurada por noivos que querem gastar menos dinheiro com a festa, podendo ser uma bênção religiosa ou uma celebração civil seguida de uma pequena recepção.
Ideal para casais mais reservados que pretendem uma festa menor e mais económica mas nem por isso ser menos cuidada, um mini-wedding deve ter entre 50 a 100 convidados no máximo, geralmente a família em primeiro grau e os amigos mais próximos do casal.
Para além de menos dispendioso, este tipo de casamentos pode também ser mais prático de organizar e acaba por ser uma excelente oportunidade para celebrar um casamento mais intimista, onde os noivos podem dar mais atenção aos convidados e desfrutar mais descontraidamente e com maior intensidade de cada minuto da festa durante o grande dia. Para além disso, é possível fazer um mini-wedding em casa, em um pequeno parque, na praia ou… em qualquer lado!
Veja como fazer um mini-wedding inesquecível e com muito estilo.
Local do mini-wedding
Para que a cerimónia seja inesquecível, é imperativo escolher o local perfeito para o grande dia.
Um mini-wedding pode ser feito na casa de um dos noivos, em um restaurante, em um jardim bem arborizado ou até mesmo em uma quinta para casamentos, entre tantas outras possibilidades, desde que o local acomode os convidados com conforto, seja agradável e reflicta o estilo e a personalidade dos noivos.
Pode ser um almoço ao ar livre, um brunch, um jantar ou apenas um lanche com bolo e champanhe… tudo é possível! Opções não faltam. Veja na Zaask cinco estilos de copo-d’água para o casamento.
Convites para o mini-wedding
Um mini-wedding significa uma festa pequena mas não quer dizer que seja menos formal, pelo que será imprescindível fazer os convites de casamento e até mesmo enviar um “Save the Date”.
Como terá menos convites de casamento para entregar, poderá apostar na qualidade do papel ou optar por um convite artesanal e/ou personalizado.
O estilo dependerá dos noivos e da festa, mas a caligrafia manual e artesanal podem dar um toque muito especial aos convites!
A decoração de um mini-wedding
Apesar da maioria das vezes os noivos optarem por decorações minimalistas para economizar, um casamento pequeno não é necessariamente sinónimo de simplicidade. Aliás, até pode ser exactamente o contrário: um mini-wedding pode ser muito luxuoso. Com efeito, há quem gaste muito mais dinheiro do que em uma grande festa, quando o objectivo não é poupar mas sim ter um evento personalizado e íntimo.
De qualquer forma, geralmente um mini-wedding é uma celebração mais informal e familiar, pelo que a própria decoração reflecte essa característica.
Aposte nos detalhes: as flores, velas e iluminações podem dar um toque romântico e delicado ao casamento. Pode inclusivamente arregaçar as mangas e criar os seus próprios enfeites, dando um toque pessoal à festa, ou escolher objectos que tenham a ver com o gosto e a história do casal. Podem ser livros favoritos, fotos de família ou qualquer outro objecto que tenha um forte valor sentimental.
O que servir em um mini-wedding
O menu de casamento deverá ter a ver com o gosto dos noivos e com o orçamento disponível, mas é importante salientar que em um mini-wedding todos os detalhes tendem a ter maior destaque, pelo que se torna ainda mais importante servir boa comida e bebidas de qualidade.
Na realidade, como a festa é pequena poderá escolher um catering mais sofisticado sem pesar tanto na carteira. A fingerfood (pequenas porções individuais) é uma boa opção neste tipo de festa e geralmente faz sucesso!
Vestido de noiva para um mini-wedding
Tal como num casamento convencional, o vestido de noiva num mini-wedding depende do estilo da noiva e do horário do evento.
De qualquer forma, geralmente neste tipo de casamentos os vestidos querem-se mais delicados, com saias de cortes a direto, com pouco brilho e tecidos leves.
Os modelos curtos ou de renda também se adaptam a pequenas comemorações.
A música de um mini-wedding
Ter ou não ter uma pista de dança terá de ver com a personalidade dos noivos. Mas claro que um mini-wedding pode ter dança! Neste caso, contrate um DJ para animação da festa e, já agora, diga-lhe quais as suas músicas preferidas para dar um toque mais pessoal à playlist.
Se deseja algo mais calmo e elegante, pode optar por uma banda e criar um ambiente mais intimista e romântico. Opte por estilos musicais como blues ou jazz ou por um piano e/ou violinos a tocar música clássica.
Bolo de casamento de um mini-wedding
Com um número menor de convidados o casal pode optar por bolos de casamento mais sofisticados, embora a tendência seja para renunciar a decorações sumptuosas e bolos de casamentos de quatro ou cinco andares, apostando em mesas de doces mais simples, mas com charme e estilo. O importante é ser criativo nas escolhas.
Uma boa opção é investir em cupcakes personalizados.
Claro que se não tiver nenhuma experiência a organizar eventos, um organizador de casamentos pode ser uma grande ajuda! Através da Zaask encontra profissionais avaliados por serviços realizados anteriormente.