Como fazer um Flash Mob
E se, de repente, alguém começasse a dançar à sua volta? Isso seria um flash mob! Por definição, os flash mob são aglomerações instantâneas de pessoas num local público, com o objectivo de realizar uma determinada acção previamente combinada.
Geralmente consistem em performances espontâneas, que podem ser de dança, música, teatro, movimentos sincronizados, acções inusitadas, etc., e que são previamente trabalhadas para surpreender e divertir um determinado público, durante um curto período de tempo. Com efeito, são “encontros relâmpagos”, isto é, tal como se reúnem pessoas rapidamente também se dispersam sem darmos conta (flash mob em inglês é a abreviação de “flash mobilization”).
O grande objectivo destas manifestações é sempre proporcionar momentos de entretenimento, quer aos participantes, quer aos surpreendidos, o que aplicado a festas e outros eventos pode ser a garantia de boa disposição.
A outra finalidade implícita é o registo de toda a experiência em vídeo, que pode depois ser divulgada nas redes sociais, como o Youtube. Aliás, foi mesmo através das redes sociais que este fenómeno ganhou expressão e se desenvolveu, caso contrário nunca teria sido possível a sua ascensão.
Hoje em dia os flash mob são também aplicados a todo o tipo de eventos, quer seja em festas de aniversário para surpreender o aniversariante ou os convidados; quer seja para pedir alguém em casamento ou como ferramenta de marketing para conseguir publicidade num evento promocional ou lançamento de um novo produto, etc., etc., etc.
Se a ideia lhe interessa, a Zaask diz-lhe o que deve fazer para organizar um flash mob.
- Decida o que vai fazer no flash mob. O sucesso do flash mob depende da sua originalidade, bem como da alegria transmitida e do impacto gerado. De qualquer forma, se não tiver nenhuma ideia em concreto, pode inspirar-se num flash mob já realizado, introduzindo relevância e um cunho pessoal. Assista a outros eventos de flash mob disponíveis em canais como o Youtube.
- Recrute as pessoas para o flash mob. Basicamente, para o flash mob vai precisar de pessoas, que podem ser amigos e familiares ou desconhecidos, consoante o evento que está a considerar. Se precisa da colaboração de desconhecidos, pode recrutá-los através das redes sociais. Na realidade, basta que alguém convoque uma concentração de pessoas através de uma mensagem para que se dê início ao efeito bola de neve. Pode-se utilizar o e-mail ou a web, divulgando a mensagem em fóruns, comunidades virtuais, redes sociais, e-mail, blogues e chats.
- Dê informações correctas ao grupo de pessoas. Para o sucesso do seu evento será necessário que os participantes saibam exactamente o que fazer. É melhor fazer um ensaio prévio, mas se tal não for possível pelo menos dê as informações precisas sobre o que vestir, onde e a que hora estar, o que fazer e por quanto tempo.
- Faça ensaios prévios. Se as instruções forem simples, como por exemplo, de repente ficar parado a ler um jornal, não será necessário ensaio, embora o ideal seja reunir todos os participantes antes do evento para repassar rapidamente os detalhes, tais como expectativas, o que fazer quando acabar o flash mob, o que fazer se as pessoas à volta se demonstrarem aborrecidas ou se a polícia tentar dispersar o grupo, etc. Se as instruções forem complexas, especialmente cenas que necessitam de ser coreografadas e organizadas, é melhor optar por um grupo mais reduzido de pessoas, com quem terá de fazer alguns ensaios em segredo.
- Prepare os acessórios necessários. É melhor pedir aos participantes para levarem acessórios ou roupas próprias, mas talvez seja necessário adquirir algumas coisas para todos.
- Faça um reconhecimento do local do flash mob. Podem existir limites físicos, legais ou de segurança.
- Faça uma filmagem profissional do evento. Não se esqueça de filmar tudo! De certeza que vai valer a pena e assim poderá colocar a filmagem no YouTube. Quem sabe? Pode até ser um vídeo viral!
- Garanta que o flash mob termina como se nada tivesse acontecido. Quando o flash mob terminar, não deixe que os participantes fiquem “por ali”, nomeadamente a conversar com o público. Eles precisam se misturar com a multidão e seguir o seu caminho, como se nada tivesse acontecido.
Divertidos, empolgantes, emocionantes e surpreendentes: eis o resultado dos flash mob!
Mas melhor do que explicar, é mostrar.
Veja um dos flash mob mais conhecido, o que foi realizado em Chicago, no âmbito da estratégia de marketing e promoção da apresentação da 24ª temporada do programa da Oprah Wilfrey.