Como escolher uma bancada de cozinha

Entre todos os elementos de uma cozinha, a bancada é sem dúvida a figura central da decoração desta divisão. Se é neste momento uma daquelas pessoas que anda desesperada por que não sabe como escolher uma bancada de cozinha, pare um pouco e leia este artigo da Zaask. Informe-se e saiba exactamente como escolher uma bancada de cozinha.

Elementos que precisa de considerar antes de escolher uma bancada de cozinha:

Orçamento – A quantia de dinheiro que está disposto a investir, vai naturalmente influenciar e muito a escolha do material. Fixe um valor máximo, para não cair em exageros ao escolher uma bancada de cozinha.

Prático – Pretende que o material exija pouca manutenção? Qual é a cor e a textura que deseja? Decida todos os detalhes antes de avançar.

Conselhos:

– Caso tenha filhos, quando escolher uma bancada de cozinha não opte por um material que fique facilmente marcado, como por exemplo o vidro;

– Gosta de cozinhar? Se a resposta for sim, prefira um material resistente ao calor, como o granito, especialmente em torno do fogão;

Tipos de bancadas:

– Granito

Considerado um luxo, nunca sai da moda. Para ter ideia em termos de dureza só é ultrapassado pelos diamantes, ou seja, é um material com muita durabilidade. É ainda de fácil manutenção, basta limpar com um pano limpo, húmido. Capaz de suportar temperaturas elevadas, resistente à água, assim como a ganhar manchas, embora em caso de derrame de vinho deva ser limpo de imediato. Adequa-se a qualquer tipo de cozinha, desde a mais rústica, à mais contemporânea. Graças aos avanços da tecnologia já é possível cortar o granito em várias formas, contudo é pesado de transportar e difícil de manobrar. O custo depende da cor, do acabamento e das zonas do país, apesar de tudo é possível encontrar granito por uma “pechincha”, o que pode fazer a diferença na altura de escolher uma bancada de cozinha.

– Madeira maciça

Se o seu objectivo quando estiver a escolher uma bancada de cozinha for dar uma sensação natural e agradável à divisão, a madeira maciça é a opção ideal para si. Lembre-se é que, com este material, terá que ter certos cuidados como limpar a água de imediato, para que a madeira não fique manchada e não cortar alimentos sobre ela como se fosse uma tábua gigante.

Laminado

Quer ter uma bancada de madeira maciça, mas a sua carteira não lhe permite? Ora aqui está a sua solução. O laminado além de ser um material bonito de se olhar, é adequado para colocar em torno de pias e de fogões (resistente até 180 graus de calor) e imita diversos materiais. A adicionar a isto tudo, trata-se de um material de corte fácil, permitindo-lhe criar curvas suaves para o seu projecto e de fácil manutenção (basta limpar com um detergente suave), uma vez que é resistente à maioria das manchas. É ainda resistente a produtos químicos. Todavia, não tem tanta resistência ao calor e ao vapor.

Corian

Uma boa alternativa ao granito. Muito higiénico, resistente a manchas e de limpeza fácil. É ainda muito flexível, pois pode ser cortado em qualquer forma. Certifique-se apenas que todos os derramamentos são eliminados o mais rapidamente possível. Disponível em vários tons.

– Pedra

Uma opção cara, mas durável. As vantagens são muitas: a pedra não é afectada pelo calor, exige poucos cuidados, fácil de limpar e muito resistente a riscos. Saiba é que algumas pedras podem branquear em contacto com alimentos ácidos, ou seja, não é totalmente resistente a manchas.

– Vidro

O vidro confere um visual moderno a uma cozinha. É ainda ideal para cozinhas pequenas, uma vez que se trata de uma superfície reflectiva, dando a sensação de o espaço ser maior do que é na realidade. No que toca à manutenção exige uma limpeza frequente (basta limpar com o produto com que habitualmente limpa as janelas), mas é muito higiénico, já que não permite a acumulação e sujidade. Muito flexível, pode ser cortado na maioria das formas e adaptar-se ao fogão e à pia.

– Quartzo

Disponível em mais de 60 cores e ainda com o benefício de protecção anti-bacteriana. É também altamente resistente a manchas e a riscos, o que não significa que deva cortar os alimentos numa tábua própria para o efeito.

Agora que está por dentro do assunto, já pode escolher uma bancada de cozinha. Assim que esteja escolhida, encontre um profissional de remodelação de cozinhas que a coloque por si. Quando o trabalho estiver concluído, não se esqueça de passar a dica.