Como escolher tendas para casamentos

Se durante muito tempo nos habituámos a festas de casamento dentro de quatro paredes, hoje em dia os ambientes exteriores estão cada vez mais na moda.

Por isso, se está a pensar casar perto da Natureza e ao ar livre, na praia ou num jardim, pode optar por escolher tendas para casamentos, seja porque não existe qualquer estrutura por perto, porque quer aproveitar toda a envolvência longe do ruído da cidade ou simplesmente porque quer proteger-se contra a chuva, frio ou calor.

Escolher tendas para casamentos também pode ser a opção certa para os noivos que vão casar num local urbano com autorização de montagem e que apenas querem aproveitar o ambiente sofisticado e a liberdade das opções de decoração que as tendas proporcionam.


A verdade é que existem tendas de todos os tamanhos, desde simples toldos a estruturas de grandes dimensões, mais convencionais ou modernas, com formas rectangulares, quadradas ou octogonais, materiais transparentes, com cores, etc.

Assim, uma das vantagens em escolher tendas para casamentos é o facto de a sua dimensão poder ser adaptada ao tipo de festa que se pretende realizar, quer seja uma celebração mais intima ou um casamento para centenas de convidados. Por seu turno, dado que a procura exige cada vez mais design e originalidade, hoje em dia as empresas que comercializam estes serviços apresentam soluções diferentes e criativas.

10 dicas para ajudar a escolher tendas para casamentos:

  1. A escolha da tenda certa depende do estilo do casamento, bem como do orçamento definido. Por isso, eis o primeiro passo a dar quando estiver a escolher tendas para casamentos: pedir um orçamento e consultar empresas especializadas.
  2. As tendas brancas são as escolhas mais comuns e são muito elegantes, permitindo decorações muito bonitas. De qualquer forma, se está a pensar que as paredes ficam demasiado “nuas” poderá decorá-las com telas de diferentes cores ou forrar um dos lados com fotografias dos noivos. As possibilidades de decoração são inúmeras, se preferir peça conselho a um decorador profissional.

    escolher tendas para casamentos
    As tendas transparentes permitem usufruir do charme do espaço envolvente, protegendo igualmente da chuva e do frio. Fotos Style Me Pretty de Alexandra Whitney Photography
  3. Se o meio envolvente for bonito, rodeado de árvores ou florestação, a melhor opção poderá ser uma tenda transparente, que sempre protege um pouco o sol e é tão boa como qualquer outra contra o frio e a chuva. Neste caso, a tenda não influencia a restante decoração, seja qual for o estilo. Uma dica: encha a sala de velas e ilumine os jardins à volta, para um ambiente acolhedor e imponente.
  4. Se apenas pretende dar mais charme ao seu casamento ou privacidade, pode escolher tendas para casamentos de tecido, que apenas protegem contra o sol. No entanto, opte por este tipo de tenda nas épocas mais secas do ano, pois não resguardam da chuva.

    tendas para casamentos
    Se não tem preocupação de maior com as condições climáticas, pode optar por tendas em tecido com diferentes soluções. Fotos Style Me Pretty de Michael & Anna Costa Photography ~ Michael Costa
  5. As tendas geralmente são fáceis de montar e desmontar, pois são de material leve mas resistente. Por isso, mesmo que o piso não lhe parece adequado, chame uma empresa profissional e peça um orçamento.
  6. Um dos pontos mais importantes a ter em conta é a capacidade da tenda. Por isso, antes de escolher tendas para casamentos tenha já uma lista definida de convidados e o número exacto (ou aproximado) de quantas pessoas irão participar na cerimónia. A partir daí terá de ver se a sua escolha é compatível, para que não resulte numa tenda demasiado grande ou pequena. Calcule o espaço tendo em conta as mesas que vai precisar e a forma como gostaria que elas fossem dispostas.

    tendas para casamentos
    As tendas permitem uma iluminação fantástica para animação à noite. Fotos Style Me Pretty de Green Door Photography
  7. Para um ambiente mais confortável, contrate um sistema de ar condicionado, para a circulação do ar na época de calor ou para aquecer no Inverno. Neste último caso, pode optar, em alternativa, por instalar salamandras para aquecer o ambiente.
  8. Não se esqueça de verificar se a tenda que escolher está em bom estado, para evitar surpresas no próprio dia.

    tendas para casamentos

    As tendas não se adaptam apenas a estilos de casamentos rústicos, também ficam fantásticas em estilos urbanos, clássicos, elegantes e modernos. Fotos Style Me Pretty de Raya Carlisle Photography
  9. Quando estiver a escolher tendas para casamentos, informe-se se existe um seguro e se está incluído no aluguer da tenda.
  10. Muitas das empresas que alugam tendas também alugam outros materiais, nomeadamente mobiliário, etc., e têm serviços de catering com cozinhas móveis. Informe-se.