Como escolher o tipo de pincel ou rolo para pintar uma cozinha

Para uma pintura perfeita, é fundamental escolher o equipamento certo. Caso esteja a planear fazer uma renovação na sua casa, aprenda com este artigo da Zaask como escolher o tipo de pincel ou rolo para pintar uma cozinha. Um pormenor que, com certeza, vai fazer toda a diferença no resultado final.

Vamos então saber o tipo de pincel ou rolo para pintar que deve escolher:

O tipo de pincel para pintar uma cozinha

  • Pincel com largura entre 12mm e 25mm: ideal para pequenos trabalhos de retoque, como são o caso das cadeiras e objectos de decoração;
  • Pincel de 38mm: adequado para persianas, molduras, janelas, caixilhos, pequenos painéis e móveis;
  • Pincel de 50mm: utilizado para trabalhos médios como as portas, as janelas, os tampos da mesa e os móveis;
  • Pincel de 63mm: também útil para os móveis e os armários da cozinha;
  • Pincel de 75mm: adequado para áreas grandes e planas como os rodapés, por exemplo;
  • Pincel acima dos 100 mm: perfeito para áreas grandes e planas: paredes, pisos e tectos.

A escolha do pincel

Ao escolher o tipo de pincel para pintar uma cozinha, evite comprar escovas baratas, com cerdas curtas e/ou insuficientes. Prefira antes um pincel mais caro, mas que tenha uma escova de faixa inteira de cerdas, em que as cerdas centrais são mais longas do que as dos extremos (permitindo deste modo a aplicação uniforme da tinta). Uma boa escova absorve mais tinta, proporciona uma aplicação mais suave e reduz a tinta projectada. Para se assegurar que faz uma boa escolha, faça uma verificação rápida às cerdas da escova: estas devem ser completas e um pouco resistentes (se, ao puxar, conseguir tirar duas cerdas é sinal de má qualidade). Além disto tudo, importa referir que os pinceis baratos não têm tanta durabilidade.

A escova certa para cada tipo de pintura

Sempre que tiver de comprar um tipo de pincel para pintar uma cozinha, saiba que precisa de ter em atenção o material das cerdas do pincel. Existem dois tipos: os pinceis de cerdas de cabelo natural e os fabricados com materiais sintéticos (nylon ou poliéster). Caso esteja a trabalhar com alquídica, ou tintas e revestimentos à base de óleo, pode usar qualquer um dos pincéis, embora os de cerdas naturais funcionem melhor. Todavia, quando a tinta for de látex, apenas use pincéis de cerdas sintéticas, pois independentemente da quantidade de água, mantêm a forma e a rigidez pretendida.

O tipo de rolo para pintar uma cozinha

Em comparação aos pincéis, os rolos proporcionam um trabalho mais rápido e fácil, especialmente se estiver a pintar paredes, tectos, entre outras áreas grandes e planas. São ainda vantajosos no que toca a superfícies exteriores como o estuque e o concreto. Todavia, tornam-se difíceis de manusear em espaços pequenos e/ou estreitos, o que obriga a comprar diferentes tamanhos de rolos. Deve ter ainda em atenção o uso de capas de material sintético ou de fibras, quando pintar com tintas látex. Já no caso da alquídica e das tintas à base de óleo, opte por rolos com fibras sintéticas ou naturais.

Outra consideração importante para escolher o tipo de rolo para pintar uma cozinha é o seu comprimento:

  • Grande dimensão: perfeito para áreas ásperas (paredes texturizadas e tectos de gesso, ou betão);
  • Média dimensão: ideal para a maioria das paredes e superfícies ásperas (gesso texturizado e cimento);
  • Pequena dimensão: adequado para paredes de média textura ou suaves;
  • Muito pequena dimensão: apropriado para superfícies finas ou lisas, como portas de madeira e tectos.

Dicas a ter em conta  quando usar o tipo de pincel ou rolo para pintar

  • Prepare a superfície com cuidado, quer use um tipo de pincel ou rolo para pintar.A limpeza completa e lixamento suave irá garantir um melhor acabamento.
  • Flick as cerdas da escova e para trás antes de usar para remover poeira e soltos cerdas.
  • Segure a escova como um lápis, usando, derrames estáveis ​​longas.
  • Mergulhar o pincel apenas até a metade do paint.Retire o excesso batendo suavemente contra o topo da lata.
  • Pinte com a ponta do pincel – e não os lados.
  • Escova de pintura em área seca e trabalhar em área molhada para permitir a sobreposição de misturar. Comece no topo ao pintar paredes.

Agora que está por dentro do tipo de pincel ou rolo para pintar uma cozinha, já pode avançar com as obras há muito planeadas. Caso necessite de um pintor profissional, não hesite em contactar um dos pintores qualificados existentes na Zaask.