Como escolher o pavimento para a sua casa de banho

Quando escolher o pavimento para a sua casa de banho deve ter em mente o estilo que deseja conferir à divisão, bem como o orçamento e a rotina da sua família. Para o ajudar nesta tarefa, a Zaask apresenta-lhe um guia completo com os tipos de pavimento existentes no mercado e as suas características, para poder escolher o pavimento para a sua casa de banho de forma mais informada.

– Cortiça

Resistente ao mofo, ao bolor e à água, por causa da camada superior de poliuretano, que protege o piso de pequenos derrames (exige manutenção). É aconselhável comprar a cortiça inacabada e fazer o acabamento deste piso no próprio chão. Trata-se de uma instalação complexa que exige a contratação de um profissional de pavimentos. Pode fazê-lo através da Zaask, em que lhe apresentamos até 4 profissionais avaliados.

– Bambu

Se uma das suas prioridades ao escolher o pavimento para a sua casa de banho for o preço, o bambu é uma das opções. Por norma, custa metade do preço, comparativamente a outros pisos do mesmo género. Além disto é um piso, que habitualmente tem bastante durabilidade, sendo também ideal para ambientes húmidos. Trata-se ainda de um pavimento muito simples de instalar, sendo que as suas peças quando danificadas são facilmente substituídas.

– Madeira

Uma escolha intemporal, raramente perde popularidade. Os pisos de madeira conferem uma aparência calorosa às casas de banho. Não é exagero dizer que é um clássico. Todavia, como é de conhecimento geral, a água e a madeira não são as melhores amigas, basta um pequeno vazamento para causar danos gravíssimos a este pavimento. Por isso, se escolher o pavimento para a sua casa de banho de madeira, dê preferência à madeira compensada, pois é mais resistente do que a madeira sólida.

– Cerâmica

Quando estiver a escolher o pavimento para a sua casa de banho vai aperceber-se que o mercado tem disponível uma ampla variedade de telhas cerâmicas – cores,  padrões, etc. O que poderá aguçar a sua criatividade. A adicionar a isto, é um revestimento altamente durável e higiénico, porém é aconselhável estar atento à classificação de porosidade, pois trata-se de uma divisão sujeita a bastante humidade. As classificações variam de porosidade impermeável (a menos absorvente), para vítreo, semivitreous e, por fim, nonvitreous (o mais absorvente).

– Pedra

Não exige muita manutenção e costuma ser durável. Contudo, é um piso potencialmente escorregadio quando molhado, especialmente se a pedra for polida. Como alternativa existe a pedra não polida, ou texturizada (por jacto de areia), porém ambas as opções exigem um zelante para evitar manchas. Se escolher o pavimento para a sua casa de banho deste tipo lembre-se de ter sempre ao pé de si um par de chinelos, pois tende a ser um pavimento muito frio.

– Vinil

Uma das escolhas mais populares para a decoração das casas de banho. O vinil tanto pode vir em folhas (rolos entre 6 a 12 metros de largura), como em azulejos (normalmente quadrados de 12 a 18 centímetros). Disponível em diferentes cores e padrões. São pisos geralmente fáceis de instalar e de substituir, no caso de uma peça danificada. Por outro lado, como a sua instalação implica várias “costuras”, cria mais espaços para os germes se instalarem. Independentemente deste aspecto é um material fácil de limpar e resistente a manchas e à humidade.

– Laminado

Pavimento feito a partir de materiais colados – resina, fibra de madeira e de papel Kraft, por exemplo. É compactado sob pressão para criar o produto final, que depois é transformado em pranchas. Na realidade, a superfície de uma prancha laminada é uma imagem fotográfica, em duas camadas de desgaste. A alta resolução da película faz com que transmita uma aparência realista, como se tratasse de madeira – o mais conhecido. Entre as suas vantagens está o facto de ser muito resistente a manchas e a sua durabilidade.

– Borracha / Tapete

Caso a sua intenção ao escolher o pavimento para a sua casa de banho seja a de transmitir um estilo mais moderno, ou contemporâneo à divisão, o piso de borracha deve fazer parte da sua lista de opções. Encontra-se disponível no mercado em rolos, ou em pequenos módulos. Tem bastante durabilidade, sendo ainda muito resistente a manchas. Tanto a sua limpeza, como instalação são muito simples.

Escolher o pavimento para a sua casa de banho não deve ser uma decisão tomada de ânimo leve. Cada uma das opções descritas em cima tem as suas vantagens e desvantagens. Faça uma escolha consciente conforme o seu estilo de vida. Para implementação do mesmo, após a escolha, encontre o profissional certo para si através da Zaask.