Como escolher o pavimento para a sala

Escolher o pavimento para a sala pode ser uma tarefa mais difícil do que aparenta, nomeadamente se tivermos em linha de conta a manutenção do mesmo, limpeza, tipo de ocupação, existência de animais, etc. Por esse motivo, neste artigo explicamos-lhe como escolher um pavimento para a sala, listando algumas opções a considerar.

1) Carpetes

De aplicação tradicional, a carpete é um tipo de pavimento para a sala passível de criar uma ambiência caseira até nos espaços mais assépticos.  Esse é um dos motivos pelo qual a mesma foi a escolha de eleição no passado nos interiores da maioria das habitações tradicionais, e continua a ser também em muitos espaços laborais, conferindo-lhes uma envolvência mais acolhedora. Outro dos motivos, relevante sobretudo nos espaços de trabalho, é o facto de contribuir para o isolamento e para a absorção do ruído, factor que poderá querer considerar no caso do pavimento para a sala.

No que respeita ao tipo de material da carpete, não deixe de ter em consideração que o investimento em um bom material traduzir-se-á em menores custos de manutenção. A lã é uma boa opção, não só pela durabilidade, mas também pela diversidade de cores disponíveis, contudo, se for uma opção muito dispendiosa, pode recorrer a misturas entre lã e nylon, ou variantes totalmente sintéticas como o referido nylon, poliéster etc. Procure soluções em que a densidade do tecido seja bem marcada e a torção bem apertada para opções com maior durabilidade.

2) Linóleo ou acrílico

De aplicação semelhante à das carpetes e raciocínio de uso em muito similar, este tipo de pavimentos para a sala merece particular destaque em uma categoria independente pois cumpre uma função de prevenção face a quedas e facilita a locomoção a pessoas com mobilidade condicionada provisória ou permanentemente. De fácil manutenção, é também uma boa opção em termos de pavimento para a sala de pessoas que possuem animais, permitindo uma limpeza fácil, mas também quem tem crianças, já que reduz a possibilidade de quedas.

3) Mosaicos ou Tijoleira

Contrariamente ao mencionado para a opção acima, os mosaicos de cerâmica, tijoleira ou pedra não são a opção ideal para quem tenha crianças em casa, adquirindo competências de motricidade ou mesmo crianças mais agitadas com hábito de correr pela casa. Isto porque sendo uma superfície mais dura, tem o potencial de causar maiores danos em caso de acidentes.

Caso a questão do uso por crianças não se coloque, assim como a questão da temperatura (já que contribuem para o arrefecimento da temperatura interior), este pavimento para a sala pode permitir interessantes efeitos visuais, remetendo para decorações ora mais rústicas ora mais imperiais consoante a mobília seleccionada para complementar o cenário da sala.

4) Madeira 

A madeira pode ser mágica a comunicar uma ambiência, sendo igualmente eficaz ou renovadora quer em uma decoração mais clássica, quer mais contemporânea. Diferentes tipos de madeira, diferentes padrões/texturas ou mesmo o tipo de acabamento podem ser determinantes na decoração do seu interior, o que é um factor importante a considerar aquando da escolha do pavimento para a sala.

Importa, no entanto, ter em linha de conta o uso do pavimento, pelo que se tiver crianças ou animais opte por um acabamento de laca fosca em detrimento da oleada para uma mais fácil manutenção. Caso esse não seja o problema mas sim o excesso de movimento/uso pedonal, então opte por uma madeira mais dura que resista ao desgaste como o carvalho ou freixo.

No que toca a custos da madeira enquanto pavimento para a sala, a madeira maciça é mais cara mas também mais resistente, enquanto a laminada pode ser mais económica e fácil de manter.  Em qualquer dos casos, quanto mais espessa for a camada externa, mais duradoura será.

No que toca a indicações transversais, tenha em mente que cores pastel dão a ilusão de uma área maior e que tons neutros e ausência de padrões no pavimento facilitam a conjugação com os restantes elementos de decoração. Antes de tomar qualquer decisão, o melhor será compilar algumas amostras e dispô-las no chão. Analisar o comportamento das cores e texturas ao longo das diferentes fases do dia e perto da mobília e elementos de decoração (se já existentes) facilitarão o processo de decisão.

Postas estas sugestões, se precisa de ajuda com a aplicação de novo pavimento para a sala, encontre os melhores profissionais através da Zaask.