Como escolher o pavimento da garagem
Escolher o pavimento da garagem não é a mesma coisa que escolher o pavimento para a sala, ou para a cozinha. As garagens, por norma, têm carros estacionados dentro delas e estão suscetíveis a danos. Exemplo disso são os derramamentos de óleo, que podem tornar o piso muito escorregadio e causar sérios danos aos membros da sua família. Por isso, quando escolher o pavimento da garagem tenha em atenção as seguintes características:
– Concreto
Ao escolher o pavimento da garagem tenha em mente o modo como vai utilizar esta área da sua casa. Se a sua garagem só tem a função de guardar ferramentas e/ou outro tipo de objectos, aconselhamos-lhe o concreto (material bastante barato). Além de ser fácil de limpar, dura normalmente uma vida. A única desvantagem é, se escolher o pavimento da garagem deste tipo, a dificuldade que terá em se ajoelhar no chão. Pense noutra alternativa, se está a pensar servir-se da garagem como oficina.
– Piso com cor
Caso queira adicionar alguma cor à sua garagem, escolha um piso colorido. Todavia, saiba que isso vai implicar gastar mais dinheiro. Por norma, este género de coberturas não racha tão facilmente (é o caso do betão), devido ao acabamento a que são sujeitas, sendo ainda muito fáceis de limpar. Até pode não ser um piso confortável para as tarefas domésticas, mas uma coisa é certa: o resultado é bem mais agradável à vista do que o concreto.
– Tapete
Se planeia converter a sua garagem num quarto, ou até numa divisão para os seus filhos brincarem à vontade, o piso de tapete é o revestimento mais adequado. Todavia, não se esqueça que vai precisar de adicionar um forro antes de colocar o tapete. Posteriormente, poderá instalar uma camada extra de isolamento. No que se refere à instalação, se não estiver habituado a trabalhar com este tipo de material o melhor é contratar um profissional de pavimentos através da Zaask, só assim terá a garantia de que o tapete não se vai mover quando a sua família estiver a usar a garagem.
– Madeira
Há quem tenha preferência pela madeira. Neste caso específico, o pavimento consiste em azulejos compostos de madeira e de uma barreira na parte inferior que protege o piso da humidade, mantendo o assim seco no topo. Este pavimento destaca-se ainda pela sua fácil instalação. As ranhuras localizadas nas bordas dos painéis permitem um encaixe perfeito, com apenas o auxílio de um martelo, ou de um bloco de madeira. Não é necessário fazer qualquer tipo de colagem, aliás nem sequer é recomendado. Durante a instalação lembre-se de deixar uma folga em torno das bordas, para que a madeira se possa expandir e contrair livremente com as variações de temperatura.
– PVC
Se está neste momento a escolher o pavimento da garagem saiba que os mais rígidos são os pisos compostos 100% de PVC. Geralmente têm cerca de ¼ de polegada de espessura e são resistentes à maioria dos produtos químicos como: graxas, óleos, bem como outras substâncias corrosivas existentes numa garagem. É ainda considerado, entre todos, o piso mais fácil de limpar. Está disponível no mercado em inúmeras cores e desenhos. A adicionar a isto tudo é um piso forte, com capacidade para suportar o peso de qualquer tipo de carro.
Conhecidas as melhores opções, já pode escolher o pavimento da garagem. Lembre-se de fazer uma escolha assente nas suas necessidades e claro sem esquecer a estética. Se precisar da ajuda de um profissional, não hesite em contactar a Zaask para o encontrar.