Como escolher as bebidas do casamento

Escolher as bebidas do casamento é algo que terá de fazer durante a organização da sua festa.

O que escolher depende de vários factores, entre os quais obviamente o orçamento disponível para a organização do casamento, que irá determinar a escolha das marcas e da quantidade.

De qualquer forma, e apesar das diferentes opções, terá de ter como base uma premissa muito importante: em nenhum momento da festa os convidados podem sentir que faltam bebidas do casamento. Procure ter a quantidade e a diversidade suficientes para que os convidados não passem pela desagradável situação de quererem algo para beber e não terem.

Hoje em dia, muitas quintas, restaurantes ou outros espaços incluem algumas bebidas do casamento no preço dos menus e deixam a cargo dos noivos ou vendem em consignação outras bebidas para o bar, tais como diversas bebidas brancas, champanhes, etc. Antes de contratar uma quinta para casar não se esqueça de perguntar que serviços estão incluídos no preço.

Para facilitar os preparativos e distribuição das bebidas na festa, os noivos podem também contar com a ajuda de um serviço de barmans. Peça um orçamento a profissionais de confiança através a Zaask e escolha com base nas avaliações efectuadas por anteriores contratantes.

Entretanto, para simplificar o processo pode também ler as nossas dicas que explicam como escolher as bebidas do casamento.

As bebidas do casamento

Antes de pensar em escolher as bebidas do casamento é importante considerar o perfil da sua festa, nomeadamente se é formal ou descontraída, se ocorre de dia ou de noite, de Verão ou de Inverno, qual o tipo de refeição e cardápio, etc. Por seu turno, é necessário conhecer bem o perfil dos seus convidados: bebem mais vinho, cerveja ou whisky? Quantos idosos ou crianças foram convidados?

bebidas do casamento
Foto Style Me Pretty de Christy Cassano-Meyer

 

Todas estas questões interferem na escolha e na determinação da quantidade das bebidas do casamento.

  1. Ao escolher as bebidas do casamento terá de ter em conta todos os seus convidados, o que inclui ter bebidas para quem não bebe álcool.
  2. Durante o aperitivo em geral serve-se espumante e vinho branco ou verde, pois são bebidas refrescantes. De qualquer forma, cada vez mais os noivos optam por outras bebidas do casamento, nomeadamente cocktails (martinis, daiquris, chá gelados).
  3. É importante não esquecer as crianças, oferecendo sumos e refrescos de vários tipos.
  4. Nos casamentos diurnos os convidados não costumam beber tanto como nos casamentos à noite ou que se estendem até madrugada. Podem mesmo chegar a consumir menos 40% de bebidas do casamento.
  5. Com o calor, a tendência é para se beber bebidas frescas, tais como cerveja, vinhos brancos e espumantes. Com o frio, as bebidas do casamento preferidas são o whisky e outras bebidas brancas.
  6. Os pratos de peixe pedem vinho branco; os de carne um vinho tinto.
  7. Os noivos estão proibidos de escolher vinhos baratos! É preferível poupar noutros detalhes e gastar um pouco mais na escolha das bebidas do casamento para não arruinar uma refeição.
  8. Aquando do corte do bolo é usual servir champanhe ou espumante para brindar aos noivos.
  9. Depois da refeição, durante a festa, a melhor opção será um bar aberto, onde são servidas as bebidas do casamento mais fortes, nomeadamente licores, whisky, vodka, tequila, cocktails, etc.
  10. Não se esqueça que as marcas disponíveis e a hora até quando se servem as bebidas vão determinar o custo do serviço.

Calcular a quantidade de bebidas do casamento

Acertar no cálculo da quantidade de bebidas do casamento pode também ser uma grande preocupação. Confie no serviço de barmans contratado para ajudar a tomar esta decisão.

bebidas do casamento
Fotos Style Me Pretty de Vicki Grafton Photography

 

De qualquer forma, leia as nossas dicas para ter uma ideia do que sugerir e não se esqueça de fazer uma lista.

  • Garrafas de espumante ou champanhe: depende do horário ou da duração da festa, bem como da variedade de bebidas do casamento oferecida. Mas geralmente, calcule 1 garrafa por 2 a 4 pessoas.
  • Vinho tinto e branco: neste caso o que influencia a quantidade é o tipo de serviço de mesa escolhido. Quando se serve o vinho apenas à hora da refeição calcule 1 garrafa de vinho tinto por cada 6 a 8 pessoas e 1 garrafa de vinho branco por cada 7 a 9 pessoas.
  • Cerveja: se for servida à vontade, conte com 1 garrafa/lata e meia por pessoa. Se for servida só para quem pede, 1 para 6 pessoas.
  • Whisky: 1 litro para 15 a 20 pessoas.
  • Vodka: 1 litro para 12 a 15 pessoas
  • Cocktais: Para calcular cocktails ou outras bebidas, como caipirinhas ou caipiroskas, mojitos, etc., tenha em consideração o que está mais na moda.

Durante a festa de casamento, garanta com o serviço de catering contratado que as bebidas estão sempre na temperatura ideal, para que não haja desperdício, nem queixas dos convidados.