Como criar um fórum

 

Os fóruns são plataformas de discussão on-line especializadas em diferentes assuntos, a que uma panóplia de leitores acede por ter interesse em contribuir com os seus conhecimentos ou informar-se sobre o tópico (ou tópicos) central. Um fórum pode, por isso, ser uma boa fonte de informação ou esclarecimento, mas também uma forma de comunicar com pessoas de várias partes do mundo com interesses comuns ou mesmo de reforçar a ligação de uma entidade ou marca com os seus clientes. Neste artigo explicamos-lhe como criar um fórum.

Inicialmente a criação de fóruns estava restrita a pessoas com conhecimentos de linguagens de programação, contudo atualmente já é acessível a todos graças a sites web que alojam este tipo de comunidades on-line e facilitam a sua criação em poucos passos. Encontrá-los está à distância de uma breve pesquisa. Essa consulta pode ser útil não só para conhecer as diferentes possibilidades, mas também para perceber que «extras» podem ser adicionados à plataforma (jogos, estatísticas, newsletters…).

Tipos de fórum

Os fóruns dividem-se essencialmente em três tipos: abertos, semi-fechados e fechados. Um fórum aberto permite que qualquer pessoa, inclusive utilizadores não registados, leia e escreva posts («mensagens», numa tradução muito livre) ou responda aos existentes. Num fórum fechado, tais possibilidades estão reservadas aos membros da rede. Já nos fóruns semi-fechados, a informação pode ser consultada por todos, mas só aos utilizadores registados é permitido comentar e escrever posts. Limitar a audiência de um fórum é muitas vezes útil para facilitar o trabalho de quem o gere (o administrador), pois ajuda a evitar (ou pelo menos reduzir) problemas de spam, mensagens desajustadas ao conteúdo da plataforma ou de conteúdo ofensivo. Porém, fechá-lo totalmente pode não ser a melhor escolha para aqueles que querem cativar mais utilizadores. Isto porque um fórum fechado não é localizável para utilizadores não registados, ao passo que um fórum semi-fechado pode motivar a chegada de novos membros que se sintam aliciados a fazer registo na plataforma para participar na discussão.

Outro aspecto a ter em conta na tipologia do fórum escolhido é a licença. Isto porque, consoante a filosofia de acesso e custo, o modelo de licença dos fóruns tanto pode ser «open source», como de proprietário ou protegido contra cópia. Os fóruns open source têm como principal característica o facto de poderem ser modificados pelos utilizadores a nível do código e são também, geralmente, gratuitos. Nos casos de código protegido ou com licença de proprietário, tal possibilidade não existe; este é o tipo de licença praticada em produtos comercializados. Existem, porém, variações entre os dois extremos. No caso dos fóruns, o phpBB tem uma licença GPL (General Public License), ou seja, open source, e é criticado de forma muito positiva pelos utilizadores, que o consideram eficiente e muito completo. Já o Lefora pertence à categoria dos fóruns com licença de proprietário e é caracterizado como intuitivo e rápido. Ambos são gratuitos e permitem a criação de fóruns em poucos passos.

Para quem tem vontade de começar já a aventura, deixamos algumas sugestões de sites (mas atenção, há muitos mais para explorar):

Forumotion
Lefora
PhpBB
PhpBB Host
Simple Machines

Criando o seu fórum

Vamos utilizar Lefora para ilustrar de forma mais precisa como criar um fórum, por ser uma forma simples e rápida de obter o pretendido. O phpBB é outro recurso muito completo, embora menos intuitivo e simples de usar. Tudo começa com o preenchimento de dois campos: a escolha do nome do site e respectivo endereço.

forum1

No quadro seguinte são pedidos mais elementos: nome e nome de utilizador (username), data de nascimento, e-mail e password. É também necessário preencher um quadro de despiste de spam. Pouco depois, o Lefora envia ao novo utilizador um e-mail (que deve ficar bem arquivado por conter dados importantes) com um link de activação. Clicando no link de activação somos direccionados para a nossa página de perfil no Lefora. Para prosseguir para o site cujo nome escolhemos logo no início é necessário clicar em activity e depois sobre o nome da comunidade (ou clicar create para fazer uma nova comunidade).

forum2

Acede-se então a um painel de controlo. A página disponibiliza informações sobre o tipo de permissões associadas por defeito à comunidade criada. Aqui é possível editar o perfil do criador/administrador, adicionar fotografias, amigos e aplicações – basta clicar em profile. Na parte inferior desta página é ainda possível ver as estatísticas e actividade da comunidade.

forum3

Prosseguimos, clicando em Admin e acedendo ao painel de controlo de administrador.
Uma vez no novo painel de controlo, clicando Dashboard>Templates, é possível escolher entre uma grande variedade de opções o design do fórum, o alinhamento do texto e uma imagem. Para além destes existem ainda mais modelos à escolha numa comunidade que conta com as contribuições de vários utilizadores do site.

forum4

Clicando novamente em Dashboard > Forums, encontramos o futuro fórum com definições ainda temporárias; é por isso necessário editá-lo. Aí deve ser escolhido o nome do fórum (forum name e forum display name), escolher uma breve descrição (forum description) e clicar em update.

forum5

Depois, no menu lateral, clicando em My Board, acedemos a uma página com o design escolhido anteriormente. É fácil entrar no fórum a partir desta página, basta clicar no nome do mesmo. Uma vez no fórum, lemos uma mensagem Topic title (mensagem de exemplo, gerada automaticamente).

forum6

Clicando sobre o topic title acedemos a alguma informação sobre ele. Deixamo-lo por agora e prosseguimos clicando em + New Topic. Preparamo-nos para fazer o primeiro tópico do fórum. No novo tópico preenchemos campos título, descrição, assinatura e tags. Para prosseguir, há que clicar em post. Agora que está criado um novo tópico, este pode ser consultado (bem como a discussão desenvolvida a partir dele) clicando sobre o seu título. Para responder a tópicos basta abri-los (clicando sobre o título) e, no fim da página, no botão Add reply.

forum7

Um clique no botão forum jump leva-nos rapidamente de volta à vista geral do fórum e dos vários tópicos publicados. A partir da vista geral do fórum é fácil gerir a organização dos tópicos publicados (e também apaga-los) e divulgar a plataforma nas redes sociais (clicando nos respectivos ícones).

Depois desta breve visita ao recém-criado fórum, é aconselhável gastar mais algum tempo ajustando as restantes definições. Para o fazer basta clicar em Admin e regressar ao painel de controlo de administrador.

Agora há que divulgar o fórum, captar membros e fazer amigos!

Procura um profissional na área tecnológica? Encontre-o aqui