Como ajudar os filhos a estudar no Verão
Nos dois meses de férias de verão os seus filhos podem perder ou retroceder em competências que já tinham adquirido como a leitura e cálculo. As férias são, no entanto, merecidas e os programas escolares não são a única forma de ajudar os filhos a estudar.
Ler é das atividades que mais benefícios tem – melhora a compreensão e o vocabulário, por exemplo. Os ganhos serão maiores se a leitura for acompanhada por um dos progenitores, especialmente se ele ler as passagens mais difíceis e lhe fizer perguntas de interpretação. Para ajudar os filhos a estudar no Verão, aproveite o tempo para fazer muitos jogos – Sudoku e palavras cruzadas são um bom treino para a resolução de problemas. Se fizer uma viagem peça aos mais velhos para estimarem o tempo até ao destino. Se fizer caminhadas faça, previamente, pesquisa sobre a fauna e flora que poderá encontrar nesses trilhos. Se for a um estádio, incentive-os a procurar estatísticas relacionadas com o jogo.
Porque não deixá-los ajudar na cozinha, desde a escolha e leitura das receitas à pesagem dos ingredientes. Com um pouco de criatividade e planeamento, a interrupção letiva pode tornar-se no tempo ideal de aprendizagem, com a descoberta de novas habilidades e responsabilidades. Se permitir que os seus filhos passem a maior parte do tempo em frente à televisão ou a jogar playstation está comprovado que eles retrocederão na leitura e matemática e o efeito é cumulativo – cada verão perdido terá um impacto a longo prazo no desempenho geral da escola.
A sua prioridade será ajudar os filhos a estudar no Verão e a ensinar-lhes que aprender pode ser divertido. Vamos dar-lhe algumas dicas:
1. Ler o mais que puder
Verão não deve implicar uma pausa na aprendizagem, especialmente quando se trata de leitura. Diversos estudos concluem que as crianças que continuam a ler nas férias ganham novas capacidades. A leitura de verão tem de ser divertida: leia em voz alta com os seus filhos todos os dias. Se eles forem pequenos faça a correspondência letra-som e dê preferência às rimas mas também deve deixá-los escolher livros. Para ajudar os filhos a estudar no Verão, leve-os com regularidade à biblioteca. Incentive os mais velhos a ler jornais e revistas. Faça-lhes perguntas sobre o que leram.
2. Tudo é matemática
O verão é o tempo ideal para desenvolver a aprendizagem não estruturada mas a maioria não vai espontaneamente praticar as capacidades que irão prevenir um retrocesso na matemática. Sessões de revisões fazem sentido mas não é obrigatório serem diárias. Faça muitos jogos, de computador, tabuleiro, cartas, sudoku, cozinhe, leve-os às compras, faça-os pesar a fruta. A matemática rodeia-nos.
3. Ciência no jardim
Qual a melhor maneira de aprender conceitos básicos de ciência do que projetar e plantar o seu próprio jardim? Os vegetais serão uma missão ainda mais desafiante por poder ajudar os filhos a estudar o que ele vai e deve comer.
4. Para ajudar o seu filho terá de ter noção clara das suas necessidades de aprendizagem.
Que conceitos ele já domina e quais precisa desenvolver? Oiça-o ler em voz alta. Desse modo, por exemplo, identificará se ele precisa corrigir a fonética, adquirir vocabulário mais complexo ou até aprender as raízes grega ou latina das palavras. Identificar as necessidades específicas do seu filho irá ajudá-lo a encontrar as actividades de aprendizagem mais estimulantes e eficientes. Peça orientação sobre a melhor forma de ajudar os filhos a estudar no Verão a um professor titular, ao director de turma ou contrate explicações a um professor como os que encontra na Zaask.
5. Faça um diário sobre as aventuras de família
Para ajudar os filhos a estudar no Verão, faça um diário das vossas férias. Além de fotografias, cole postais, folhetos turísticos, bilhetes de concertos e menus de restaurantes, por exemplo. Incentive-os a descrever visitas e lugares, a relatar as férias. Além de lhes desenvolver a escrita, ficará com óptimas recordações.
6. Teatro, mousse e uma gaiola
Um teatro de fantoches é uma excelente actividade. Corte os dedos de luvas velhas e faça-lhes rostos. A melhor parte é que eles terão de inventar histórias. Compre-lhes kits para eles montarem uma gaiola, um alimentador para pássaros, aviões… O importante é que eles leiam e sigam instruções. Aproveite o verão para ensinar-lhes a cozinhar. Livros de receitas étnicas, por exemplo, são bons para eles descobrirem outras culturas.
7. Aumente a responsabilidade
O verão é óptimo para eles ganharem mais responsabilidade e autonomia. Deixe-os por e levantar a mesa, peça-lhes que cuidem do animal de estimação, que limpem os armários. Coloque-lhes o seguinte desafio: peça-lhes para encontrarem formas de economizar energia lá em casa. Transforme uma ida a um museu numa caça ao tesouro. Comece pela loja, deixe-os escolher alguns postais e depois eles que os descubram no museu. Procure exposições interativas, especialmente sobre matérias já estudadas na escola.
Para ajudar os filhos a estudar no Verão deve tornar todas as actividades de aprendizagem divertidas e interessantes para as diferentes idades. Divirta-se também com eles enquanto todos aprendem.