Como decorar a casa – Saiba tudo aqui!

Decorar a casa pode ser um projecto complicado, pois com tantas opções disponíveis e tantas decisões a tomar, é difícil não se sentir sobrecarregado e indeciso. É normal que isto aconteça aos jovens que entram na sua primeira casa, às pessoas que estão a refazer a sua vida depois do fim de uma relação, devido a uma mudança forçada, ou simplesmente porque a decoração no geral já não é satisfatória.

A Zaask dá-lhe uma ajuda. Se está a começar ou a recomeçar, estes passos sobre como decorar a casa podem auxiliá-lo:

1. Não compre tudo de uma vez

Se é a sua primeira casa, ou se mudou recentemente, viva na nova casa por, pelo menos, dois meses antes de fazer qualquer compra significativa. O modo como pensa que vai usar a casa e o modo como realmente vai viver nela são duas coisas diferentes. Talvez de início esteja a pensar gastar um grande montante a renovar a sua casa de banho e afinal, pode chegar à conclusão de que isso não é tão importante como reforçar a área da cozinha ou a sala de jantar. E pode, por exemplo, descobrir que o sofá da sala de estar vai funcionar muito melhor no seu quarto principal e que a chaise-longue do quarto principal fica melhor na sua sala. Não se precipite, portanto, pense bem como decorar a casa.

2. Decida sobre aquilo de que gosta

Muitas pessoas não sabem que estilos de decoração preferem. Não é que não tenham opiniões, mas simplesmente não sabem como articular as suas preferências. A maneira mais fácil de descobrir o que lhe agrada é ver fotos de outras casas. Guarde os seus favoritos numa “pasta de ideias” no seu computador. Depois de ter recolhido, pelo menos, uma dúzia de imagens, sente-se e compare-as. Quais são os denominadores comuns, em termos de cor, estilo de móveis, padrão e densidade de objetos?

3. Escolha as cores

Há várias opções: pode inspirar-se nas cores do revestimento das suas divisões ou numa peça de arte. Comece com o que preferir. Se gostar mais de um tapete, guie-se por aí. Se for uma obra de arte ou uma roupa de que goste, deixe que eles ditem as cores da sua decoração.
Use cores neutras para peças como o sofá e mesa de jantar e deixe a cor forte para a pintura ou em peças como almofadas, lâmpadas ou arte. Desta forma, pode alterar a paleta de cores sem gastar muito dinheiro.

4. Esboce um plano

Prepare um plano para decorar a casa, faça um desenho no papel antes de começar o seu projecto. Mas, se preferir, a internet tem várias opções de páginas onde pode desenhar a sua própria casa, divisão a divisão, gratuitamente.

5. Crie um orçamento

Pense e defina o valor que pode gastar com a decoração. Se não se pode dar ao luxo de decorar a casa toda ao mesmo tempo, escolha a sala, que é onde gasta a maior parte do tempo. Assim, mesmo que o resto da casa esteja despido ou desarrumado, pelo menos terá um lugar acabado no qual pode relaxar e receber visitas inesperadas.

6. Para poupar…

Se precisa cortar nos custos, utilize acessórios: procure espelhos, almofadas e candeeiros em lojas acessíveis, com uma boa relação qualidade-preço.

7. O quarto

No quarto, se tiver um orçamento apertado, opte por roupa de cama nova em primeiro lugar, pois faz uma enorme diferença. Se tiver um pouco mais de dinheiro, pinte as paredes do quarto com cores que complementem a sua nova roupa de cama. Os madrugadores devem optar por uma paleta de cores mais leves. Os amantes da noite, que gostam de dormir, vão ficar mais satisfeitos com tons mais profundos e revestimentos que bloqueiem a luz.

8. Misture o novo e o velho

Um pequeno segredo para decorar a casa é também misturar alguns objetos baratos com outros mais caros, que ninguém vai reparar.Não compre tudo novo. Vá a uma loja de antiguidades, ou se não puder pagar esses montantes, visite vendas de garagem, feiras ou leilões e compre alguns acessórios, peças com história, para dar personalidade às suas divisões, e assim distinguir a sua casa de uma exposição de loja.

9. Pinte

É a forma mais barata para personalizar um espaço. Mesmo se preferir o branco, encontre um branco bonito, que dê alma à casa. Se não quer pintar toda a divisão de uma cor, pinte apenas uma parede. Se tiver medo de usar um tom ousado, escolha uma cor intermédia.

10. Meça tudo

Meça o seu espaço antes de decidir como decorar a casa. Tire as medidas às portas, escadas e aberturas dos elevadores que conduzem à sua casa, para o caso de ter de contratar uma empresa para transportar os móveis. Leve essas medidas quando for comprar os móveis maiores.

Se tem a visão, mas considera que o projecto é grande demais, contrate decoradores de interiores como os que encontra na Zaask, que darão vida ao seu sonho.