Catering para dietas especiais

Seja qual for o evento que está a organizar, se estiver a pensar servir comida deverá ter em conta as particularidades dos seus convidados, estando atento ao facto de alguns poderem ter necessidades específicas de alimentação.

Por isso, procure serviços de empresas de catering para eventos profissionalizados que o possam ajudar na criação de menus para dietas especiais. Aliás, hoje em dia as empresas estão cada vez mais especializadas em diferentes tipos de comida e, em particular, em dietas especiais indicadas para pessoas que sofrem algum tipo de intolerância alimentar.


A Zaask ajuda-o a conhecer os diferentes tipos de problemas que implicam dietas especiais para poder contratar o serviço de Catering adequado às necessidades de cada um dos seus convidados.

Não se esqueça de que, pelo facto de serem menus muito específicos, é necessário avisar a empresa contratada com bastante antecedência, indicando sempre o número de pessoas que necessitam de um menu adaptado, bem como a as especificidades de cada uma delas. Quanto mais rigorosa for a informação fornecida, melhor.

Dietas especiais para diabéticos

A diabetes é uma doença crónica devido a uma alteração no metabolismo dos açúcares, proteínas e gorduras causada por alterações na produção de insulina.

Por isso, os diabéticos têm de ter cuidado com a sua alimentação, sendo recomendável optar por dietas especiais que evitem gorduras de origem animal e alimentos com açúcares de absorção rápida, como bolos, bolachas, biscoitos, produtos de pastelaria, mel, compotas, marmelada, gelatina com açúcar, arroz doce com açúcar, chocolate, sumo de fruta natural, concentrados de frutos, refrigerantes, frutos secos ou cristalizados, entre outros.

Deve-se optar por ementas de dietas especiais que incluam cozidos, grelhados, estufados e assados sem molho.

Veja mais sobre a diabetes no Portal da Diabetes.

Dietas especiais para intolerantes à lactose

A intolerância alimentar à lactose ocorre pela incapacidade do intestino delgado em produzir a lactase, enzima que tem a propriedade de digerir a lactose, causando má absorção do leite e derivados.

Se tem convidados com este problema, deverá retirar dos menus não só o leite como os produtos com alto teor de leite na composição, tais como as natas, os gelados, os queijos, etc.

Para além disso, há que ter cuidado com as manteigas, os bolos, os chocolates e produtos de pastelaria, entre outros.

Actualmente existem bons substitutos do leite de vaca, tais como os leites especiais com baixos teores de lactose (leite de cabra) e o leite de soja.

Poderá retirar mais informação sobre a intolerância à lactose no site da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia.

Dietas especiais para celíacos

A doença celíaca é uma patologia auto-imune precipitada pela ingestão de alimentos que contêm glúten. Por isso, sendo uma intolerância permanente, as pessoas celíacas têm de seguir uma dieta rigorosa que proíbe o consumo de qualquer produto que contenha trigo, aveia, cevada e centeio.

Nos menus para celíacos terá, então, de excluir massas, pão, bolos e sobremesas com farinha de trigo, a não ser que as adquira em lojas especializadas que têm produtos para celíacos. Pode incluir o arroz (desde que seja lavado antes de cozinhado) e todo o tipo de carne, peixe, ovos, etc.

Para além disso é muito importante ter cuidado com as contaminações. Veja mais sobre a doença celíaca no site da Associação Portuguesa de Celíacos.

Dietas especiais para alérgicos à proteína dos ovos

Evite receitas onde o ingrediente principal é precisamente o ovo, como suflés e doces feitos à base do alimento, como quindins e fios de ovos.

Dietas especiais para vegetarianos

Procure saber se tem convidados vegetarianos, para oferecer menus com este tipo de dietas especiais. Veja na Zaask mais informação sobre catering vegetariano.

Dietas especiais por factores culturais e religiosos

Tenha atenção também à necessidade de ter menus de dietas especiais adequadas à religião ou cultura de alguns dos seus convidados. Por exemplo, os muçulmanos e judeus não comem carne e produtos derivados do porco; alguns judeus ortodoxos seguem a dieta kosher; para os hindus é inaceitável comer carne de vaca; etc.

A verdade é que as empresas estão cada vez mais ajustadas às novas necessidades gastronómicas, propondo directamente menus de dietas especiais para atrair novos clientes e agregar valor, sabendo que esta oferta e preocupação pode transformar-se no factor decisivo para que uma empresa seja escolhida em detrimento de outra.