Como analisar uma fotografia
Todos gostamos de fotografias, mas por vezes – e sobretudo por serem algo muito imediato – analisar uma fotografia com um pouco mais de profundidade pode tornar-se uma tarefa complicada.
Por isso, a Zaask deixa-lhe aqui algumas pistas para começar a “ler” melhor as imagens
- Comece sempre por tentar perceber qual o objectivo da foto, bem como o seu significado e qual terá sido a intenção do fotógrafo quando a criou. Começar neste ponto é essencial para analisar uma fotografia, já que não poderá examinar sob o mesmo ponto de vista diferentes tipos de fotografia, com diferentes fins e propósitos. A interpretação e análise duma fotografia com um objectivo artístico e introspectivo terá que ser dramaticamente diferente da interpretação de uma fotografia com um fim jornalístico ou publicitário, tanto a nível estético como a nível técnico. Embora esta seja uma questão muitas vezes subjectiva, o primeiro ponto de análise será sempre perceber se a fotografia cumpre o objectivo a que se propõe, sendo esse objectivo variável tanto com o tipo de fotografia em causa, como com a fotografia propriamente dita.
- Estude a luz da fotografia, nomeadamente se foi fotografada em estúdio ou exterior, se está correctamente exposta e como a mesma foi aplicada tanto estética como criativamente. A luz é mais poética e dramática ou mais neutra e realista? Onde caem as sombras e as cores relativamente às formas e objectos da fotografia? Mais uma vez para analisar uma fotografia procure perceber o objectivo do fotógrafo, pois objectivos diferentes pressupõem tipos de uso da luz também bastante distintos.
- Analise a técnica usada para analisar a fotografia, nomeadamente a profundidade de campo, o arrastamento ou congelamento, assim como a opção de enquadramento adoptada. Procure perceber as opções técnicas e estéticas do fotógrafo no momento da captura da imagem.
- Analise o contexto da foto e onde foi fotografada, pois entender o contexto histórico, geográfico e demográfico de uma imagem é fundamental para perceber a mesma, sobretudo quando se tratam de imagens de cariz autoral, documental ou fotojornalístico. Nalgumas situações essa análise é bastante óbvia, embora noutras situações analisar uma fotografia nesse contexto só possa ser realizada através de pequenos detalhes presentes nas imagens. Esteja atento a estes pormenores através de uma análise rigorosa de todos os elementos presentes na imagem.
- Tente fazer uma dupla análise da imagem. Numa primeira análise geral e imediata, tente tirar as suas conclusões sobre o impacto geral que a mesma tem em si. Este aspecto é muito importante para aferir a competência da imagem, pois uma fotografia é sempre um registo dum instante. Quando analisar uma fotografia numa segunda vez, atente aos pormenores e contextos da imagem de forma mais racional e aprofundada, procurando perceber a intenção do fotógrafo, analisando o seu título e eventual descrição e o que a fotografia pretende representar e de que forma, bem como a qualidade técnica bem e os detalhes que a compõem.
Não se esqueça que estes pontos constituem apenas algumas directrizes para começar a analisar uma fotografia de forma geral. Como em tudo, as regras por vezes podem e devem ser quebradas, sendo que uma mais profunda capacidade analítica de uma imagem fotografia é uma competência que vem com a experiência. Veja e analise muitas imagens!
Precisa de fotógrafos profissionais? Encontre os melhores através da Zaask.