Estilo Shabby Chic: uma nova tendência em casamentos
Há um novo estilo de casamentos que está a conquistar cada vez mais noivos um pouco por todo o mundo: o estilo shabby chic.
Trata-se de uma tendência que resgata o passado e aposta no charme e no romantismo da simplicidade mas com um toque de elegância e sofisticação proporcionado pelo cuidado com que cada detalhe do casamento é tratado.
Basicamente, o estilo shabby chic consiste em dar uma nova utilidade e elegância a objectos antigos, usados e desgastados pelo tempo.
O shabby chic – que na tradução “à letra” significa “chique esfarrapado ou gasto” – está directamente relacionado com o vintage, mas enquanto este estilo define qualquer coisa que tenha sido fabricado ou exista há mais de 20 anos, independentemente do seu estado de conservação, o estilo shabby chic aposta em objectos visualmente gastos, envelhecidos e rústicos, misturados com peças modernas. Assim, o estilo shabby chic é vintage mas nem tudo o que é vintage é shabby chic.
O estilo shabby chic foi importado da decoração de interiores para os casamentos e aposta em cores suaves e associadas ao romantismo, nomeadamente o branco, o nude, o azul claro, o bege, o pêssego, o rosa velho, verde água e a lavanda.
Ao nível dos acessórios decorativos, as gaiolas e outros objectos de metal preferencialmente desgastados combinam muito bem com esta tendência, assim como arranjos e bouquets de flores naturais, vasos originais – que podem ser garrafas de refrigerantes ou de vinho antigas, etc. – velas, tecidos florais e rendas, letreiros em madeira, candelabros, lustres, aparadores, cadeiras e mesas de madeira com aspecto rústico com patina, etc.
Outros detalhes característicos dos cenários vintage ajudam também a compor um casamento estilo shabby chic, tais como máquinas de escrever antigas, livros, malas de viagem desgastadas, ou louças pintadas e porcelanas envelhecidas, pratos com estampas florais, talheres de prata ou com toques dourados, etc.
Ter um canto especial da festa com fotografias antigas de familiares, nomeadamente fotografias do casamento dos pais e/ou dos avós, é uma homenagem aos seus entes queridos que se enquadra lindamente nesta temática.
Se preferir, em alternativa às molduras antigas, pode colocar varais com fotografias a preto e branco ou estilo polaroid.
Para os casamentos ao estilo shabby chic recomenda-se também a escolha de um cenário ao ar livre ou com muita luz natural, pois são especialmente indicados para casamentos de dia e para noivos românticos que querem apostar em inspirações rústicas.
Contrate um decorador profissional para ter o casamento com que sempre sonhou. O estilo shabby chic pode parecer descontraído, mas tem como principal característica a existência de inúmeros detalhes cuidadosamente pensados para dar todo a elegância que a ocasião exige.
Relativamente ao vestido de noiva, o estilo shabby chic é perfeitamente compatível com vestidos de noiva de estilo campestre, nomeadamente o estilo boho-chic, folk ou vintage. Pode mesmo optar por um modelo vestido de noiva dos anos 40, com mangas compridas, ausência de decote e muita renda.
Para completar este visual, a noiva pode usar os cabelos presos, nomeadamente em coque, embora para o estilo shabby chic os penteados para noivas com o cabelo solto sejam perfeitamente adequados.
Em relação aos acessórios, a noiva pode abusar de detalhes vintage, como o voilette, o bouquet de broches e flores em tecido e sapatos retro com rendas.
Finalmente, no que diz respeito aos materiais gráficos, nomeadamente convites, marcadores de mesa, menus e seating plans, entre outros, a aposta é numa tipografia própria e em materiais artesanais, estilo que também se pode estender às lembranças de casamento. Através da Zaask encontra profissionais de confiança quer para realizar os seus convites de casamento, quer para as suas lembranças de casamento estilo shabby chic.