Fados portugueses para animar o seu evento
Se procura uma alternativa às tradicionais opções de animação para eventos, já pensou em ter fados portugueses ao vivo para animar o seu evento?
Tem motivos de sobra para o fazer:
- Primeiro, existem mais de uma centena e meia de tipos de fados portugueses, embora todos baseados nos três originais Fados Menor, Corrido e da Mouraria, o que lhe dá muitas opções para a escolha do repertório musical para o seu evento;
- Para além disso, sendo também considerado Património Oral e Imaterial da Humanidade pela Unesco, o Fado é representante máximo da cultura portuguesa um pouco por todo o mundo e são poucos os portugueses que não o apreciam;
- Por seu turno, nada é comparável à energia transmitida pela música ao vivo, sobretudo quando ouvimos fados portugueses a ecoar numa sala.
Por isso, se gostar desta ideia de ter fados portugueses a animar o seu evento, comece por contratar um(a) fadista.
Se o seu evento for um casamento, poderá mesmo fazer uma cerimónia mais emocionante ao som dos fados portugueses, seja na cerimónia civil ou religiosa.
Se preferir restringir o fado à festa do casamento, pode optar por realizar um espectáculo para a generalidade dos convidados à hora da refeição ou ainda criar uma sala à parte para proporcionar um momento diferente e alternativo aos convidados que não apreciam a pista de dança.
O gosto pelo Fado é transversal às várias gerações, por isso fará decerto grande sucesso no dia do seu casamento!
O mesmo se pode dizer de outras celebrações de carácter particular, como as Bodas de Prata ou Ouro e até mesmo aniversários.
Caso esteja a pensar em organizar um evento de empresarial, também pode inserir os fados portugueses no programa de animação.
Se for um jantar de empresa, tal como no caso do casamento, poderá contratar um(a) fadista para a animação em momentos intercalares durante a refeição. Ou então, esperar pelo fim da mesma para um pequeno espectáculo de fados portugueses.
Fados que fizeram história: Povo que lavas no Rio – Amália Rodrigues | Canoas do Tejo – Carlos do Carmo | Oh Gente da Minha Terra – Mariza | Sei de um Rio – Camané
Pode até fazer uma Noite de Fados. Neste caso, adapte o menu ao tema e sirva chouriça assada e petiscos típicos da cozinha portuguesa. Em relação à decoração, pendure xailes negros nas paredes e quadros com imagens alusivas ao tema, que podem ser de instrumentos ou mesmo fotografias de fadistas conhecidos.
Para uma reunião importante entre colaboradores, um seminário, palestra ou congresso, pode também introduzir pequenas actuações com fados portugueses durante o coffe break.
Normalmente, os fados portugueses são cantados por uma só pessoa, que é acompanhada por guitarra clássica (viola) e guitarra portuguesa, por isso só tem de disponibilizar um espaço privilegiado para o trio, não esquecendo dois lugares para o guitarrista e violista se sentarem, já que o fadista fica de pé.
E depois… Silêncio…Que se vai cantar o Fado!
Sabia que:
O Fado de Lisboa é um fado cantado, quer por homens e mulheres, que reflecte a sua cidade, as misérias da vida, critica a sociedade e os políticos, fala da tourada, cavalos, dos tempos passados, do amor e da morte e, sempre, da saudade. O fadista veste fato escuro e a mulher canta sempre de negro, geralmente de xaile aos ombros, com uma voz lamentosa.
O Fado de Coimbra ou canção de Coimbra tem o mesmo estilo triste, mas é mais erudito e tem outra motivação: porque foi levado de Lisboa por estudantes, o fado servia para impressionar as suas amadas, cantado em forma de serenatas. É intepretado exclusivamente por homens, trajados com o fato académico.