Como escolher um serralheiro
No que toca à nossa casa queremos sempre os melhores profissionais a tratarem dela. Os serralheiros não são excepção. A pensar em si e nas suas exigências, a Zaask deixa-lhe uma lista completa sobre o que precisa de saber para escolher um serralheiro perfeito.
1. Como o localizar
Pegue na lista telefónica, no computador, sem esquecer o melhor site para encontrar o profissional de serralharia que precisa, a Zaask, e comece a fazer os primeiros contactos e a pedir o orçamento para o serviço.
2. Contacte vários profissionais
Independentemente do stress, não contrate o primeiro serralheiro que lhe aparecer à frente. Receba todas as propostas e analise bem cada uma. Faça as devidas comparações. O objectivo é escolher um serralheiro o mais qualificado possível e a um preço razoável.
Importante:
– Lembre-se que nem sempre o melhor profissional é o que trabalha a um preço mais baixo. Os bons serralheiros exigem um preço compatível à excelência do trabalho realizado.
3. O mais indicado
Quando escolher um serralheiro lembre-se de confirmar se é o mais indicado para fazer o trabalho que tem em mente. Opte por um com bastante experiência para com a sua situação em particular. É muito raro encontrar um profissional bom em todo o tipo de trabalhos. Existem, por exemplo, serralheiros óptimos para trabalhar com sistemas de alarme e péssimos nos restantes trabalhos.
4. Saiba qual é o preço exacto
Caso esteja diante de uma emergência, mantenha a cabeça fria. Antes que o serralheiro arranque em direcção à sua morada, pergunte – “qual é o seu preço?”. Na maioria dos casos os serralheiros não lhe conseguem dar um preço exacto e sim uma estimativa. Lembre-se também de o questionar sobre as taxas adicionais, como são as deslocações e as chamadas telefónicas.
Evite despesas desproporcionais ao seu orçamento com trabalhos simples. Previna-se no momento de escolher um serralheiro.
Importante:
– Se a estimativa que o serralheiro lhe indicou ao telefone, não coincidir com a do local, não permita que o trabalho seja feito. É sinal que não se trata de um profissional de confiança;
– No final peça uma factura detalhada com todas as despesas: peças, mão-de-obra, quilometragem, chamadas em serviço, entre outras;
– Se não for uma urgência evite chamar por um serralheiro durante o horário nocturno e dias de folga, uma vez que o serviço será mais dispendioso.
5. Desconfie
Suspeite sempre quando um serralheiro lhe diz que precisa de substituir, ou perfurar uma fechadura que se encontra bloqueada. Um serralheiro competente entra em sua casa sem danificar uma fechadura ou porta, sendo ainda capaz de fazer uma nova chave para a mesma.
6. Certifique-se que tem seguro
Ao escolher um serralheiro não se esqueça de certificar se tem seguro. É extremamente importante assegurar-se que não terá qualquer prejuízo, caso os seus bens fiquem danificados durante um arranjo, ou pior – devido a um trabalho defeituoso.
7. Cadastro limpo
Certamente que as suas intenções quando escolher um serralheiro serão as de manter um vínculo de confiança duradouro. Afinal irá colocar as fechaduras da sua casa nas mãos deste profissional e convém que seja de máxima confiança. Não arrisque. Investigue nas redondezas, sobre qual é a sua imagem junto dos clientes. Se for necessário entre em contacto com a DECO (Defesa do Consumidor) para ter a certeza de que não existem queixas contra o serralheiro que tem em mente contratar.
8. Previna-se para uma próxima vez
Quando encontrar um serralheiro digno da sua confiança, anote no seu caderno de endereços o seu contacto, inclusivamente, grave o número no seu telefone fixo e telemóvel. Nunca se sabe quando vai precisar novamente dos serviços de um serralheiro.
Como pode constatar escolher um serralheiro requer alguma pesquisa. Previna-se e comece hoje mesmo por efectuar o seu pedido através da Zaask e conhecerá os melhores serralheiros disponíveis na sua área de residência.