Como treinar um cão a cumprimentar pessoas

Quando lhe tocam à porta ou se cruza com alguém na rua, enquanto passeia o seu cão ele é daqueles que desata a ladrar e salta para cima das pessoas de forma tão entusiástica que quase o arrasta? Já se sentiu envergonhado ou ouviu algum comentário desagradável por causa desse comportamento do “seu amigo”? Não desespere. Arrastá-lo pela coleira não é a única solução. Treinar um cão a cumprimentar educadamente amigos e estranhos não é assim tão difícil nem tarefa apenas para especialistas ou “encantadores de cães”.

A Zaask vai dar-lhe algumas dicas que o ajudarão a treinar um cão a cumprimentar pessoas e controlar a ansiedade. A disciplina é a palavra-chave para treinar um cão a cumprimentar pessoas. A sua prioridade será ensiná-lo a obedecer, quando o chama e quando o manda sentar-se. Estes ensinamentos são cruciais para uma boa educação.

Doces recompensas

Treinar um cão a sentar é dos primeiros ensinamentos. Segure-o pela coleira e mantenha a pressão até que ele lhe obedeça. Não se esqueça que qualquer aprendizagem do seu animal de estimação depende da sua repetição até se tornar rotineira. Por isso, tenha paciência, persistência e seja criativo. Se o seu cão obedecer à sua ordem (sentar ou vir até si) deve recompensá-lo, por exemplo, com alguns doces. Mas, não exagere. Bastam umas carícias suaves. Se quiser saber mais sobre o que pode, ou não, dar de comer ao seu cão, leia este anterior artigo.

Aprender a viver entre quatro paredes

Se tem quintal ou terraço e um dos castigos que dá ao seu cão pelo seu mau comportamento é deixá-lo no espaço exterior, não faça isso. Se quer treinar um cão a ser educado, sociável e capaz de cumprimentar outras pessoas deve ensiná-lo a viver no interior da sua casa. Quanto mais tempo o cão é mantido no exterior, maior a sua exuberância e pior o seu comportamento no interior da residência. Dentro de casa deve treinar um cão a sentar-se e estar calado. Quando ele conseguir obedecer calmamente, leve-o novamente para o exterior. Entrar e sair repetidamente melhora o seu comportamento – ele fica ansioso com as saídas mas sem medo de ir ter de ficar ao frio por muito tempo.

Pular com contenção

Para conseguir treinar um cão a cumprimentar os outros tranquilamente, o seu tem de perceber que só deve saltar moderadamente. Ou seja, você terá de ser o primeiro a não permitir que ele o receba aos pulos, por exemplo. Só quando você acha adequado e ao som da ordem: “dá um abraço”. Deve elogiá-lo e premiá-lo por o saudar controladamente em vez de forma efusiva. Se ele se comportar de forma tranquila e moderada consigo mais facilmente aprenderá a comportar-se assim com as outras pessoas.

Convide 20 amigos

É um procedimento de treino. Treinar um cão deve basear-se na rotina. Seja criativo, convide amigos ou vizinhos para o ajudarem a repetir comportamentos. Quando ouvir a campainha, ele não pode ir a correr receber aos pulos quem entra. Terá de aprender a ficar sentado, na sua alcofa ou cobertor – no seu espaço – até que o chame. Faça-lhe elogios todo o tempo que ele consiga permanecer no tapete. Os seus amigos devem colaborar. Por exemplo, é comum as pessoas reagirem com festas quando o cão lhes pula para cima, mesmo sem indicação do dono. Diga aos seus amigos que essa atitude para o cão é sinónimo de recompensa, logo de bom comportamento. Os cães querem sentir o cheiro das pessoas, porque essa é a forma de as distinguirem. Mas os seus amigos devem afastá-lo, mostrando-lhes que pular é inaceitável. Pode, inclusivamente, pedir-lhes para o ignorarem até que ele acalme. Só assim, sem recompensa, consegue treinar um cão para que perceba que deve manter-se sentado no seu espaço até que você o chama e que depois deve esperar pela festa antes de ter autorização para pular.

Estranhos na rua

Cada pessoa com que se cruze na rua, deve ensiná-lo a sentar-se. Se ele o fizer, elogie-o, acaricie-o e recompense-o com doces. Se agir assim, ele perceberá que tem duas opções ou se senta e recebe elogios, mimos e doces ou é repreendido e não leva nada. Só à terceira ou quarta volta ao quarteirão é que ele vai começar a corresponder às suas ordens. Pode sempre voltar a pedir ajuda aos seus amigos para ter uma série de encontros na rua, num curto espaço de tempo. Não esqueça, a repetição é sempre a estratégia de aprendizagem adequada para os cães.

Se considera que treinar um cão é um trabalho para profissionais, pode sempre contratar os serviços de Pet Sitting a profissionais e empresas que estão registadas na Zaask, para ter a certeza de um trabalho bem feito.