O que pode dar ao seu cão de comer (ou não)
A saúde e a esperança de vida do seu cão está directamente ligada a uma correcta, rica e variada alimentação, já que este não é apenas carnívoro. Tão importantes quando os alimentos que pode dar ao seu cão, são os alimentos que não pode dar ao seu cão. Hoje, deixamos-lhe uma lista dos principais alimentos que pode dar ao seu cão, bem como os que não deve, de forma alguma, dar ao seu fiel amigo de quatro patas:
Alimentos que pode dar ao seu cão:
Alimentação própria para cães
Existem sob a forma de rações secas e semi-secas, bem como alimentação enlatada. As rações secas são geralmente mais saudáveis mas mais calóricas para o seu animal e devem ser sempre acompanhadas com água. Já as rações enlatadas são bastante apetitosas para o animal mas possuem grande quantidade de água, não satisfazendo muitas vezes as necessidades do mesmo, são também menos saudáveis devido aos corantes e conservantes associados. Não deixe de consultar o seu veterinário para melhor aconselhamento sobre as marcas e especificidades das varias rações disponíveis.
Carne
A carne possui muitos nutrientes que o seu cão necessita diariamente, contudo, lembre-se que os cães não são apenas carnívoros, não deixe de misturar a carne com arroz, vegetais e massas. Entre os alimentos que pode dar, prefira as carnes brancas, como por exemplo o frango, já que estas são bastante mais saudáveis e menos gordas do que as vermelhas.
Vegetais
Os vegetais são fundamentais pois juntamente com a carne ajudam a equilibrar a dieta do seu cão. Dê preferência a vegetais cozidos na hora, como por exemplo, batatas ou cenoura.
Alimentos que NÃO deve dar ao seu cão:
Doces
O excesso de açúcar tem os mesmos efeitos nocivos nos cães que tem nos humanos, causando obesidade, problemas na dentição do animal ou diabetes. Tenha em atenção que a tolerância do organismo dos cães é menor comparativamente aos homens. O chocolate é absolutamente proibitivo também, já que este contém teobromina, que constitui um agente altamente tóxico para os cães.
Por sua vez, produtos como gomas, rebuçados ou doces com xilitol, são altamente tóxicos para o seu cão, já que, o xilitol pode causar um aumento de insulina drástico com a consequente queda do açúcar no sangue, levando a uma possível insuficiência hepática.
Leite e produtos lácteos
O leite e derivados podem causar problemas digestivos no seu cão, bem como alergias na pele do mesmo.
Comidas com Gordura
Evite a todo o custo comidas com gordura, esta pode causar problemas gastrointestinais sérios no seu cão. Gorduras presentes na alimentação humana, bem como carnes gordurosas podem levar a pancreatite. Evite-as ao máximo.
Ossos
Embora pareça natural dar ossos ao seu cão, estes podem fazer com que se engasgue ou mesmo que sufoque. Podem também causar lesões no sistema digestivo do animal. Evite-os a todo o custo.
Cebola e Alho
Nunca dê ou tempere os alimentos que dá ao seu cão com alho ou cebola, estes, sobretudo o alho, contribuem drasticamente para a quebra dos glóbulos vermelhos do sangue dos cães, podendo causar anemia. A cebola, tanto em grandes quantidades como em pequenas quantidades regularmente, pode também causar intoxicações de várias ordens.
Abacate, Uvas, Passas e Noz Macadâmia
O Abacate contêm uma substância chamada Persin que é altamente tóxica para quase todos os animais, inclusive os cães, uma das raras excepções são os humanos. Já as uvas e passas podem causar graves problemas renais ao seu animal. Por último, a noz macadâmia possui toxinas altamente debilitantes para o seu cão, afectando o sistema digestivo e nervoso dos mesmos, podendo levar a paralisia.
Pêssegos, Ameixas e afins
Os caroços deste tipo de frutas constituem um problema grave para os cães bem como para os humanos, a diferença é que os humanos sabem que não os devem comer e os cães não. No caso dos pêssegos, os caroços destes possuem cianeto, altamente venenoso.
Ovos, Carne ou Peixe crus
As complicações com este tipo de alimentos crus prendem-se fundamentalmente com possíveis intoxicações alimentares graves devido à presença de bactérias nocivas. Algumas delas podem ser fatais.
Especiarias, Fermentos e Bicarbonato de sódio
Os fermentos ou massas cruas de bolos e pão incham, causando dor intestinal severa. Especiarias e outros produtos como bicarbonato de sódio habitualmente presentes nas cozinhas também são altamente prejudiciais para o seu cão, devem ser por isso mantidos bem longe deste.
Por fim, importa ressalvar que as informações que aqui deixamos são de caracter geral e não contemplam situações especificas, como cães em idade muito avançada e/ou com problemas de saúde específicos que podem carecer cuidados especiais. Não deixe nunca de se aconselhar junto do seu veterinário. Se precisar de ajuda de alguém que tome conta do seu cão, não hesite em consultar a Zaask, onde encontrará os melhores Pet Sitters.