Saiba tudo sobre a evolução da procura no marketing digital
A gestão de redes sociais é o serviço mais requisitado pelos portugueses, representando praticamente 30% dos pedidos totais relacionados com marketing digital em 2016 e 2017. Imediatamente a seguir a estes serviços, cuja evolução em relação a 2016 foi de 42% e 46%, respectivamente, surgem a gestão de Google Adwords e Facebook Ads e consultoria de marketing, que apresentam aumentos de 51% e 27% relativamente ao ano anterior. Desenvolvimento de páginas de Facebook e trabalhos em WordPress registam o maior crescimento de solicitações (200% e 189%, respectivamente). Todos estes dados foram recolhidos através da plataforma.
Marketing Digital: Gestão de redes sociais é o serviço mais solicitado do ano
Os serviços de marketing, principalmente os associados ao digital, são cada vez mais comuns e importantes nas empresas, sendo inclusive uma das áreas mais bem remuneradas actualmente, de acordo com o Guia do Mercado Laboral 2017 lançado pela consultora de recursos humanos Hays. Mas quais os projectos mais comuns?
Segundo a plataforma Zaask, gestão de redes sociais e marketing digital foram os serviços mais requisitados pelos portugueses em 2017, representando em conjunto mais de metade dos pedidos totais relacionados com marketing em 2016 e 2017.
Imediatamente a seguir a estes serviços, cuja evolução em relação a 2016 foi de 42% e 46%, respectivamente, surgem a gestão de Google Adwords e Facebook Ads e a consultoria de marketing, que apresentam respectivamente aumentos de 51% e 27% relativamente ao ano anterior.
Desenvolvimento de páginas de Facebook e trabalhos em WordPress tiveram o maior aumento de solicitações
De acordo com a plataforma, apesar de o desenvolvimento de páginas da rede social liderada por Mark Zuckerberg e efectuar trabalhos em WordPress terem sido os dois serviços menos requisitados pelos portugueses ao longo dos dois últimos anos, ambos apresentam a maior evolução de solicitações de um ano para o outro (200% e 189%, respectivamente).
O terceiro serviço cujo aumento de pedidos mais se notou entre 2016 e 2017 foi o e-mail marketing, ao apresentar uma evolução de 85% de um ano para o outro.