iPhone antigo

8 coisas inteligentes que pode fazer com um iPhone antigo

Se o seu velho iPhone é muito antigo ou está danificado para trocar por qualquer coisa que ache que vale a pena, aqui está uma boa notícia: enquanto ele ainda conseguir conectar-se a uma rede sem fio – e cada iPhone do modelo original de 2007 até ao iPhone 7 e iPhone 7 Plus ainda pode – há muitas maneiras de poder usar o seu iPhone antigo que não exigem um plano de dados móveis.

iPhone antigo

Uma substituição do iPod

Pode usar o seu iPhone como um leitor de música, ao mesmo tempo que transmite músicas de um serviço como o Spotify quando conectado ao Wi-Fi ou baixando músicas diretamente para o dispositivo. Isso pode ser útil em qualquer tipo de cenários, especialmente se quiser ouvir música sem gastar a bateria do telemóvel principal, digamos durante uma longa viagem.

Um ecrã tátil na cozinha

Não precisa de comprar um Amazon Echo ou Google Home para recuperar informações sem acessar ao telefone. Pode manter o seu antigo iPhone montado na cozinha, na parede ou apoiado numa prateleira, e usar o recurso “Hey Siri” do iPhone para convocar o helper habilitado para voz da Apple com as mãos livres. Isso pode ser útil para procurar receitas, definir temporizadores e lembretes ou simplesmente atender chamadas telefónicas quando as suas mãos estão cobertas de massa de biscoito.

Para garantir que “Hey Siri” esteja ativado, abra o menu Configurações do iPhone, toque em Siri e selecione “Permitir”. Se tiver um iPhone 6S ou superior, a Siri responderá aos seus pedidos a qualquer momento. Mas os modelos mais antigos devem ser ligados à corrente para que esse recurso funcione.

Um controlo remoto para a sua TV e casa inteligente

A próxima vez que o seu controlo remoto ficar sem bateria ou enterrado entre as almofadas do sofá, pegue no seu iPhone antigo. Os fornecedores de cabo, como a NOS, a MEO e a Vodafone, oferecem aplicativos para o iPhone que permitem usar o dispositivo como controlo remoto. Se tiver uma Apple TV, também pode usar o iPhone como um controlo remoto secundário, instalando o aplicativo Apple TV.

E com os aparelhos todos os dias a ficarem mais inteligentes, considere as maneiras em que um iPhone mais antigo pode conectar-se com dispositivos que não são a sua TV. Tente montar um antigo iPhone na parede da sala de estar, por exemplo, para transformá-lo num interruptor de casa inteligente capaz de controlar aparelhos como o Nest’s Learning Thermostat ou as lâmpadas sem fio Philips Hue.

iPhone antigo

Uma maneira de entreter as crianças

Só porque não tem nenhum uso para o iPhone antigo não significa que os seus filhos, sobrinha ou sobrinho não o farão. Transforme o seu antigo iPhone num dispositivo de jogos portátil para crianças, baixando aplicativos e jogos adequados à idade.

Pode impedir as crianças de pesquisar tópicos inadequados ou gastar dinheiro em aplicativos, estabelecendo restrições em aplicativos e serviços específicos. Para fazer isso, abra o menu Configurações do iPhone, seleccione o botão “Geral”, “Restricções” e ajuste ao seu gosto.

Ou entretenha o seu animal de estimação com o seu iPhone antigo

Não é uma piada: o iPhone oferece suporte a aplicativos projectados para entreter o seu gato ou cachorro. Entre os mais populares está o Cat Fishing 2, da Nestlé Purina, um jogo que atrai gatos para perseguir peixes virtuais coloridos enquanto nadam na tela.

Se o seu gato prefere ratinhos de perseguição, experimente o aplicativo Mouse Hunt, que, de maneira semelhante, provoca gatos com roedores digitais que os atraem para uma perseguição. O aplicativo apropriado para Jogos para Cães, entretanto, provoca cachorros com brinquedos de mastigação virtuais.

Um dispositivo de armazenamento portátil

Se está constantemente sem armazenamento no seu iPhone atual ou apenas precisa de um dispositivo para levar arquivos consigo, feche o seu iPhone antigo numa unidade USB portátil. Use um aplicativo como Gerenciador de arquivos para navegar e organizar documentos e compartilhá-los entre o iPhone e laptop ou desktop.

Um monitor de bebé ou uma câmara de segurança

A câmera dentro do seu antigo iPhone pode não ser tão nítida como a dos modelos mais recentes, mas ainda pode ser útil para manter abas em sua casa e família. Aplicativos como Manything e Presence permitem que visualize um feed ao vivo de conteúdo gravado pelo seu iPhone antigo no seu novo dispositivo.

Ambos os aplicativos também podem enviar um alerta quando o movimento é detectado, mas exigem que os usuários paguem para desbloquear mais recursos premium. Esses aplicativos podem ser muito úteis para aqueles que só querem uma vigilância básica, embora queira usar câmaras de segurança dedicadas se precisar de funcionalidades mais avançadas baseadas em hardware, como a visão noturna.

iPhone antigo

Um telefone de backup

O iPhone é um telefone acima de tudo, e é perfeitamente capaz de funcionar como um dispositivo de comunicação sem um cartão SIM. Aplicativos como o Skype, o Facebook Messenger e o WhatsApp também permitem aos usuários fazer chamadas sem um plano de dados móveis.

Se deseja documentar a sua próxima caminhada ou viagem à praia mas tem medo de danificar o novo iPhone, use o antigo como máquina de fotografia de reserva. O iPhone 6S que já foi lançado há duas gerações, com uma câmara de 12 megapixels e recurso de fotos ao vivo, ainda é tão bom quanto a maioria das câmaras actuais. E se está realmente preocupado com a qualidade da imagem, tente usar um aplicativo de edição como PicsArt ou Snapseed para limpar as fotos após o disparo.